Estudos para Crianças

Texto-Base: “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” (Romanos 12:5)

O que você entende por UNIDADE?

Nesses dias, vamos aprender um pouco sobre essa palavra, que temos ouvido tanto na Igreja, ultimamente.

Os Dicionários dizem que UNIDADE é: Concordância de vontades, Uniformidade.

Vamos compreender melhor isso?

Unidade é conseguirmos trabalhar juntos em alguma coisa, mesmos que nossas vontades seja diferentes. Ou, ainda, podemos dizer que é juntarmos as nossas forças para fazermos alguma coisa, mesmo que não gostemos muito do que tem que ser feito, mas, se é preciso, vamos fazer. Deu pra entender?

Por exemplo: A casa está uma bagunça. Tem roupa suja no banheiro, louça na pia, etc. Mas a mamãe disse que a casa precisa ser limpa e ela não tem muito tempo. Então, ela chama você e seus irmãos e distribui as tarefas; cada um fará uma coisa. A casa precisa ser limpa e, todos juntos, cada um fazendo uma parte, vão trabalhar para um objetivo comum: uma casa limpa. Mesmo que você não goste de lavar louça, sua irmão não goste de lavar o banheiro, seu pai não goste de limpar o fogão, nem sua mãe de lavar as calçadas, todos juntos estão concordando para um bem maior: a casa limpa.

Isso é Unidade.

A Bíblia nos diz que nós fazemos parte de um único Corpo, o de Cristo. Que embora sejamos muitos, cada um, de um jeito diferente, estamos juntos na Igreja e, juntos, somos corpo de Cristo. Jesus é o Cabeça e nós, juntos, somos Seus braços, mãos, pernas, pés, dedos.

Agora, pense como seria um corpo onde o pé briga com a mão e diz que não vai mais carregá-la? Ou a mão, zangada, diz que não quer pentear o cabelo da cabeça?

O Princípio da Unidade diz que, embora sejamos diferentes, devemos compreender que fazemos parte do Corpo de Cristo, e precisamos aprender a conviver uns com os outros, respeitando o jeito de ser de cada um e que, na hora que precisar, devemos estar prontos a ajudar, socorrer e trabalhar juntos para o benefício de todos.

I Coríntios 12 nos diz que no Corpo, não existem membros melhores do que os outros. Todos têm o seu valor e devem ser respeitados por isso. E que, o que acontece com um membro, certamente vai afetar os outros: “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.”

Você já machucou seu dedo mindinho do pé? Parece que ele não tem importância nenhuma, não é mesmo? Mas se ele estiver quebrado, nós teremos dificuldade de andar. É dessa forma que nós devemos ver nossos irmãos em casa e na Igreja.

Todos são importante no Corpo, amém?

Nesta semana, vamos memorizar o texto de Romanos 12:5.