Estudos para Células

"Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma." (III João 2)

Precisamos saber onde estão os princípios que nos levarão ao discurso bíblico da prosperidade. Se existe uma área que não podemos andar por rotas de aventura, mas devemos ser respaldados biblicamente, é o da prosperidade.

Por muito tempo, ficamos com medo de falar de dinheiro, de dízimo, de oferta alçada, de oferta missionária, da oferta específica, da oferta com propósito, e, principalmente, das primícias. Se falássemos sobre isso, vinham vários estigmas sobre a Igreja, sobre o líder, sobre o Pastor e, por causa disso, a Igreja ficou com a sua prosperidade atada no reino do espírito.

A primeira geração de hebreus escravos saiu próspera do cativeiro egípcio (Êxodo 11:2; 12:35; 20:23). A segunda geração escrava, na Babilônia, saiu próspera para reconstruir o templo e a cidade. Somos uma geração que precisa entender a prosperidade e sair do pensamento de cativeiro, como se nunca fôssemos sair das dificuldades. Não precisamos ficar pobres o resto da vida. Devemos aprender a sair honrados, na unção da prosperidade.

Se Deus não fosse próspero

Em Levítico 23:15, descobrimos os princípios liberados pelo Senhor para que o povo vivesse em plena prosperidade, há seis mil anos. Então, o discurso de prosperidade não é invenção de homem, e nem é recente. Além de ser bíblica, a prosperidade agrada a Deus. Se Ele não fosse conhecido como Deus de prosperidade, não faria o Éden frutífero que fez, nem faria as promessas que fez a Abraão em Gênesis 12-18, nem manteria essa promessa para Isaque e para Jacó, que depois de virar Israel ficou mais rico e temente.

Se Deus não fosse um Deus de prosperidade, não alimentaria, ao longo da Bíblia, as promessas que fez lá no início, a Abraão, Isaque e Jacó, de que eles seriam uma nação poderosa, rica e abençoada. Os hebreus saíram do Egito prósperos. Deus lhes disse que, quando saíssem do cativeiro egípcio, não sairiam como escravos, nem sairiam vazios:

“E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios, porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspede joias de prata, e joias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.” (Êxodo 3:21-22)

“Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, joias de prata e joias de ouro. E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.” (Êxodo 11:2-3)

Se Deus não fosse um Deus de prosperidade, também não teria movido o coração de Ciro, rei da Pérsia, para este dar a ordem de devolver todas as riquezas do Templo, da Casa do Senhor que foram levadas para a Babilônia: “E até os utensílios de ouro e prata, da casa de Deus, que Nabucodonosor tomou do templo que estava em Jerusalém e os levou para o templo de Babilônia, o rei Ciro os tirou do templo de Babilônia, e foram dados a um homem cujo nome era Sesbazar, a quem nomeou governador. E disse-lhe: Toma estes utensílios, vai e leva-os ao templo que está em Jerusalém, e faze reedificar a casa de Deus, no seu lugar” (Esdras 5:14-15).

A redenção legitima a prosperidade

Não existe prosperidade legitimada se não estiver embasada na redenção que Jesus nos deu e que nos proporciona andarmos em linha com Deus, para não deixarmos que o inimigo tenha argumentos contra nós. Isso porque, quando se fala em prosperidade, sempre há uma suspeita, entende-se que há acúmulo de riqueza, e se especula de onde essa riqueza veio. Vejamos dois significantes da redenção que falam de prosperidade: a prata e o trigo.

A prata

Um dos livros que faz parte dos classificados como Profetas Menores, Ageu, capítulo 2, é um discurso sobre a prosperidade. Lá está escrito: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos”. Prata, no contexto bíblico significa redenção. Então, quando Deus disse antes “Minha é a prata”, é porque Israel jamais teria a riqueza sem antes ter a redenção. Igualmente, a Igreja não pode andar fora da redenção. A pessoa pode andar na riqueza, mas ser um indivíduo empobrecido no essencial, que é a redenção em Cristo.

Quando o Senhor fala primeiro na prata, na redenção, isso é um sinal para lembrarmos que Jesus foi vendido por 30 moedas de prata; José também foi vendido por 20 moedas prata. Aquilo significava que a redenção estava sendo negociada. Isso era uma afronta judaica. A Bíblia poderia dizer apenas que eram 30 ou 20 moedas, mas ela enfatiza que eram de prata.

O trigo

Há uma festa bíblica que é festa de prosperidade, tanto material quanto espiritual: Pentecostes, a Festa da Colheita, do cereal. Era celebrada durante sete semanas e durava exatamente o tempo da colheita da cevada. Ao final da colheita do cereal, eram feitas as entregas das primícias, dos primeiros frutos. Até hoje Israel entrega as primícias, e é a única Nação que faz isso. Porém, foi implantada uma doutrina antissemita na Igreja e, com esse sentimento, a Igreja não aprendeu a fazer essa entrega das primícias.

No fim das sete semanas, a colheita culminava com o início da colheita do trigo. Jesus disse que o grão de trigo só daria fruto se caísse na terra e morresse. Isso fala da morte e ressurreição dEle, que trouxe a nossa redenção, ou seja, o Trigo nasceu dentro de nós. Nesse dia, em que os judeus comemoravam a colheita dos cereais, completando as semanas de Pentecostes, houve a primeira grande COLHEITA da Igreja: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar... De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” (Atos 2:1 e 41)

Então, Pentecostes fala de uma colheita legitimada. Observe que as Igrejas que mais cresceram foram as pentecostais, embora nem conhecessem esse princípio espiritual.

Nosso direito à prosperidade

Jesus foi cravado na Cruz para tirar de nós toda maldição, inclusive a da miséria, pobreza e ruína, e nós resgataremos a nossa prosperidade de acordo com os princípios da Palavra, porque a Igreja tem direito à promessa da prosperidade que lhe foi legada na Cruz do Calvário. Gálatas 3:13-14 diz que temos direito à mesma prosperidade de Abraão: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.”

Teremos nossa prosperidade abençoada se entregarmos as ofertas das primícias, as ofertas de louvor, de dons, talentos, de propósito, as ofertas alçadas, etc, mas não devemos esquecer de que devemos estar andando de acordo com a Palavra, pela redenção em Cristo Jesus. Assim, Deus nos fará prósperos, porque dentro de nós, através do Espírito Santo, mora o Dono da prata e do ouro. Se você entender esses princípios, haverá uma grande revolução de prosperidade na sua vida e na sua família.