Estudos para Células

“Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:15-19)

Você e a sua família são a escolha de Deus para ser resposta nesta geração. E para isso acontecer, a sua casa deve ser ajustada. Tudo que eu e você vamos ensinar, deve ser o resultado do que já vivemos dentro das nossas casas, em nossa família.

Claro que devemos ter consciência de que há uma batalha, uma luta muito grande para estabelecer a família como matriz, mas contamos com o Senhor dos senhores. Ele toma a nossa causa e nos auxilia em cada uma de nossas guerras. Afinal, foi o próprio Deus Quem nos escolheu para sermos modelos de avivamento, e não é qualquer tipo de avivamento, mas um avivamento que começa no seio familiar.

Deus tem, para nós, Seus filhos, todas as ferramentas necessárias para cumprirmos a Sua vontade aqui na Terra. Podemos ser exatamente o que Ele nos promete através da Palavra. Desde o início da Criação, no Éden, vemos o cuidado de Deus com o primeiro casal e tudo o que o Senhor proporcionou a eles.

Da nossa parte, tudo o que precisamos fazer é ter uma vida condizente ao que temos aprendido, e agir como homens e mulheres de Deus que entendem o chamado. Nossas atitudes, muito mais que nossas palavras, devem demonstrar que estamos decididos a cumprir o que nos foi confiado. Assim teremos a garantia de que nossas famílias viverão as promessas do Pai e alcançaremos pleno êxito.

Podemos, como família, exaltar ao Senhor de várias formas:

1. Glorificando o Seu Nome

Se olharmos para trás, podemos ver quem éramos e quem somos hoje. A maioria tem o histórico de uma família destruída e reconstruída pelo Senhor, Autor da nossa fé. Somente Ele sabe trabalhar com causas difíceis e casais que aparentavam uma vida impossível de ser ajustada, para glorificar o nome dele.

Hoje, seu estilo de vida deve ser para glorificar o Nome do Senhor, exaltá-lO por cada um de Seus benefícios. Deus o escolheu como família bendita do Senhor. Você é matriz porque a sua vida agora honra o Todo-Poderoso.

A partir de você, a geração que você faz parte tem sido abençoada. Porque se você é matriz, a Bíblia diz que assim como é a matriz, a primícia, assim será a sua totalidade. Você, como escolha do coração de Deus, foi trabalhado, lapidado pelas mãos do Pai, e de uma pessoa difícil, que talvez estivesse até desacreditada, outras vidas estão sendo formadas, moldadas no caráter de Cristo, porque você se deixou ser tratado, liberto, curado, restaurado.

Hoje as pessoas olham para você e sabem, e contemplam, e testificam que a mão do Senhor fez isso (Isaías 41:20). Deus escolheu você, mesmo sabendo que você era uma pessoa difícil, para mostrar que para Ele não há impossíveis. O Deus que servimos é o Deus do impossível.

É Deus quem transforma todas as coisas e todas as causas difíceis, seja na vida pessoal, família, secular, ministerial. Deus muda e transforma todas as coisas. O Deus Todo-Poderoso sempre cumpre as Suas promessas na vida daqueles que vivem para glorificar o Seu Nome.

2. Trabalhando para Ele

Muitos filhos de Deus se acomodam depois que recebem as bênçãos pelas quais oravam e jejuavam. Porém, nós precisamos escolher fazer parte de uma classe de cristãos diferentes. Não podemos ser acomodados, ingratos, esquecidos... Virar as costas para o Senhor que nos abençoou e nos abençoa nunca é a melhor opção.

Devemos trabalhar para Ele em reconhecimento pelos Seus feitos. Assim como fomos alcançados, precisamos buscar alcançar outros. Na sociedade, por onde passamos, sempre haverá alguém necessitado de Deus, nas mesmas condições ou até mesmo em condições piores do que nós, quando fomos alcançados.

Não podemos ser cristãos que só olham para o próprio umbigo; isso não é Reino de Deus. Enquanto filhos de Deus, devemos trabalhar para Ele assim como Ele, até hoje, trabalha para nós, pelas nossas famílias e nos abençoa constantemente.

Devemos levar às pessoas proteção e cuidado, demonstrar a elas amor e o desejo de se tornarem pessoas de bem, homens e mulheres de Deus, assim como nós. E se pensarem ser impossível, podemos apresentar a elas a nossa própria vida como testemunho. Se a situação parecer muito difícil, diga ser possível gerar nessa pessoa, através do amor Deus, um novo homem e uma nova mulher. Você é o instrumento que Deus quer usar para formar outras famílias sacerdotais. Se foi possível para você, é possível para todos que se dispuserem a querer.

3. Assumindo o discipulado na Família

Há os que pensam que porque aceitaram a Jesus, tudo está pronto e resolvido. Sabemos que podemos todas as coisas em Deus que nos fortalece, mas o discipulado familiar não é responsabilidade de Deus. O discipulado familiar é responsabilidade dos sacerdotes: marido e esposa.

Não transfira o discipulado da sua família para a Igreja, para o Céu, para o líder, para o Pastor, para o Apóstolo... Tenha uma postura de trazer a Igreja para dentro da sua casa; assim, seu discipulado familiar será eficaz. Viva na sua casa a vida de Deus que você aprende na Igreja, nas Células, na reunião de liderança.

A família precisa ser discipulada não apenas nos Cultos ou quando estiver na Igreja. Portanto, aprenda a se relacionar na família de uma forma mais mansa, mais tranquila, mais tratada, mais tudo o que for preciso para ter êxito no seu discipulado familiar.

Sacerdote e sacerdotisa, o discipulado familiar é de sua responsabilidade. E creia, ninguém na terra possui mais autoridade do que você para discipular a sua família, porque Deus confiou a você esta nobre missão. O discipulado que mais funciona e que alcança uma resposta eficaz é o discipulado na família. Todo o discipulado que você receber a mais, por parte da Igreja, deve ser apenas a continuidade do que já é ensinado e aprendido dentro da sua casa, no seio da família.

Glorificando o Nome do Senhor, trabalhando para Ele e assumindo o discipulado na família, você, com certeza, viverá uma vida familiar de êxito. E mais, esse êxito se estenderá para as outras áreas de sua vida, porque nenhuma conquista é genuína, é verdadeira, se não for, primeiramente, alcançada e vivida na família.

Deus tem mais para fazer e, certamente, Ele fará na vida daqueles que buscam cumprir os Seus princípios, vivendo de forma a agradar o Seu coração e não satisfazer os desejos da carne.