Para os 12

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11,12)

Verdade Central: A ressurreição dos ministérios traz para a Igreja uma nova dimensão administrativa dos dons e ministérios e a esperança para que o Corpo de Cristo gerencie esses dons e ministérios com maturidade. Isso faz nascer uma Geração Apostólica.

Introdução: Alguns advogam que atualmente não existem os cinco ministérios descritos em Efésios 4:11."E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres."

Porém, a Bíblia é clara quando diz que Deus estabeleceu os ministérios, "querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo..." (Efésios 4:12).Devemos compreender que Deus quer: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres para comporem o Corpo de Cristo e edificarem a Igreja de forma mais eficaz.

Através de algumas perguntas que estão testando seu conhecimento, você tem aprendido a base bíblica do ministério apostólico. Assim, como líder em uma Geração Apostólica, estará preparado para responder a outros sobre este assunto tão relevante.

6. Quais Apóstolos foram a chave do testemunho?

- Barnabé: testemunho da comunidade, da piedade, da consolação e da fé. "Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos." (At 4:36,37)

- João Marcos: testemunho do discípulo fiel. "...Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério." (II Tm 4:11)

- Matias: o testemunho da santidade, homem fiel. Foi levantado no lugar de Judas que se fez traidor. "E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido. Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos." (At 1:23-26)

- Paulo – testemunhou de Cristo. Ele viu Cristo. "E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo." (I Co 15:8). "Não sou eu livre? Não sou Apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor? Se eu não sou Apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor." (I Co9:12)

Existem mais de 80 textos que ratificam o apostolado na Bíblia. O enviar é a chamada do Apóstolo "E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia." (At 11:22). Ele tem a maior patente delegada por Deus, por ser o representante da doutrina, sendo fiel dentro daquilo que ministra. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (At 2:42)

Introdutoriamente, para ser Apóstolo nos dias de Jesus, era necessário ter seguido João Batista e crer na doutrina do arrependimento, ter seguido Jesus e crer na doutrina da salvação integral. "É necessário, pois, que dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, começando desde o batismo de João até o dia em que dentre nós foi levado para cima, um deles se torne testemunha conosco da sua ressurreição. E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar. Então deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias, e por voto comum foi ele contado com os onze Apóstolos." (Atos 1:21-26)

Porém, o Apóstolo Paulo recebeu a chamada apostólica depois da morte e ressurreição de Jesus e se tornou um dos Apóstolos mais contundentes da história da Igreja Primitiva (At 9:1-9).

7. Quais discípulos deram continuidade aos atos apostólicos?

Eles não andaram lado a lado com Jesus e não participaram com Ele no diaadia, mas queremos deixar claro que esses homens deram prosseguimento ao ministério apostólico e preservaram os ensinos que marcaram gerações.

- Áquila e Priscila (At. 18:26 / I Co 16:19 / Rm 16:3).

"Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus." (Rm 16:3)

- Tíquico (At 20:4 /Ef6:21 / Cl 4:7 / II Tm 4:12)

"Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios, e o que eu faço,Tíquico, irmão amado, e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo." (Ef 6:21)

- Aristarco (At 19:29; 20:4 / Cl 4:10 / Fm 1:24)

"Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores." (Fm 1:24)

- Silas (At 15:22; 15:32; 15:40; 16:19; 17:4-14; 18:5)

"Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a Igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos." (At 15:22)

- Tito (II Co8:23 / Tt 1:4)
"Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das Igrejas e glória de Cristo." (II Co8:23)

Há algo impressionante sobre suas vidas: eles foram gerados pelos Apóstolos de Jesus e eram discípulos de testemunho aprovado. Eles abriram a legalidade para uma Geração Apostólica que seria levantada e que também não andou com Jesus fisicamente.

A legalidade para a Geração Apostólica é a de que, apesar de não termos andado fisicamente com Jesus, cremos nEle e em Seu poder, e temos os sinais apostólicos em nosso ministério. A Geração Apostólica precisa consolidar o seu chamado apostólico.

Paulo, no início de cada carta, consolidava o seu chamado com alegria e gratidão. "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa..." (I Tm 1:1)