Para os 12

"E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto." (I Samuel 18:1-4)

Introdução: A amizade de Jônatas com Davi era sincera. Observe que ele não pediu nada a Davi. Jônatas possuía mais que Davi, pois era, em potencial, o herdeiro do trono. Humanamente falando, era para Davi viver atrás de Jônatas, mas Davi tinha a consciência de que onde tem a unção, tem o respaldo. Se isso não estiver resolvido na sua vida, você negociará qualquer coisa.

Jônatas era filho de Saul, o homem mais poderoso de Israel. Davi era filho de Jessé, o pai que o deixou cuidando de ovelhas e limpando o curral. Era para existir uma inversão, Davi correndo atrás de Jônatas para se valer da sua influência.

Davi levou aproximadamente 17 anos para ver sua chamada consolidada. No entanto, nas atitudes, vivia como rei. Suas atitudes devem sinalizar o homem de Deus, a mulher de Deus, que você é. As suas atitudes constroem caminhos de êxito ou o levam para caminhos de derrota. Você está sendo observado e julgado pelo que você fala e pelo que você faz.

A lealdade é uma consolidação tão pessoal que, mesmo diante da crise, você não aborta a sua promessa. Seja qual for a crise, não aborte a promessa de Deus na sua vida. Lembre-se de que a lealdade não depende do outro para que você se mantenha firme, depende de você mesmo com Deus.

Quando você conhece a si mesmo, nunca mais você trai a lealdade, porque você se percebe aprovado ou rejeitado. À medida que você se conhece, sabe se é leal ou desleal. Aquilo que você faz às escondidas é o que diz se você é leal ou não. Isso não tem nada a ver com fidelidade. A fidelidade cobra postura. A lealdade exige a postura.

Entendendo o Ato Profético

Precisamos entender o ato profético realizado entre Jônatas e Davi. Ficar despido de armas, manto, capa, arco, espada e cinto era o ato de maior confiança que existia para mostrar que não havia restrição na fidelidade nem comprometimento na lealdade.

A entrega da túnica, do cinto e da espada de Jônatas a Davi representava a sua lealdade e uma vida completamente sem máscaras. Um líder 'armado' não transmite segurança nem é aprovado na sua lealdade. Não há como ser leal usando capas que nos impedem de denunciar quem somos, porque existem surpresas guardadas.

Entregar e se despir, nesse sentido, expressava que Jônatas não tinha problema de se submeter nem reconhecer a autoridade de Davi. E mais, era a prova da amizade, fidelidade e lealdade dele em relação àquele que seria o herdeiro do trono, Davi.

Fidelidade e lealdade nos ajudam a remover as máscaras e a nos submetermos àquele que tem mais unção do que nós, porque sempre haverá alguém maior que nós.

Já chega de caminharmos cheios de tanta tolice, mentira e engano. Até quando você suportará os mentirosos ao seu lado? Deus perguntou a Davi até quando ele teria piedade de Saul. Ou Davi vencia Saul, ou ele o destruía. Com relação aos espíritos de Saul, que ficam nos rondando, ou tomamos posição, ou eles nos destroem.

Não podemos caminhar com quem diz que tem fidelidade, mas não é fiel, diz que tem honra, mas não demonstra honra. Quando somos leais, todo princípio se cumpre, porque na lealdade não dependemos de terceiros para mostrar quem somos, dependemos de nós mesmos, pela experiência que tivemos com o Deus Todo-Poderoso. Isso faz de cada um de nós a pessoa mais diferente em nosso ambiente geográfico.

Lealdade promove restituição

Um dia, Davi perguntou se ainda existia alguém da família de Saul e de Jônatas, para quem ele pudesse ser fiel e expressar a sua lealdade. E porque Jônatas foi leal a Davi, um dia os descendentes de Jônatas, após a sua morte, como aconteceu com Mefibosete, sentaram à mesa do rei.

A lealdade não é declarativa com os lábios, é consolidada na essência. Há muitas pessoas declarando com os lábios, mas a essência não é nada. Davi não declarou com palavras sua lealdade a Jônatas, mas quando ele recebeu o manto, o cinto, a espada e o arco, ele disse amém, e depois da morte do amigo, ele procurou exercer sua lealdade.

Ao fazer a pesquisa sobre a descendência de Jônatas, alguém disse que havia um que morava em Lo-Debar, mas tinha as pernas tortas. Davi não estava interessado na condição física da pessoa, ele apenas precisava cumprir a aliança.

Quando a lealdade está firmada na direção de alguém, a sua expressão física não tem validade. E ainda que Ziba quisesse mostrar os defeitos de Mefibosete, Davi não se importava com esse aspecto. Tudo que Davi queria era cumprir a fidelidade e a lealdade com seu amigo Jônatas.

Davi preparou um grande banquete para receber Mefibosete, porque onde há lealdade, não importam os seus aleijões, você entra na presença do Rei. Não importa o quanto a vida marcou você negativamente, porque a lealdade é a matriz da restituição.

Eu não sei quais defeitos você tem, quais são seus aleijões, mas quando temos ligação de alma com um líder que é sério, até nossos descendentes serão abençoados. Seus filhos e netos terão o que você não teve.

Deus restituirá a nossa geração. Mefibosete sentou todos os dias na presença do rei, porque foi restituído. É tempo de você entender o poder da restituição. É chegado o dia das pernas quebradas serem consertadas. E mesmo que você esteja em Lo-Debar, na terra do esquecimento, dos que são defeituosos, largados e rejeitados, você será lembrado pelo Rei, e a lealdade o colocará sentado na mesa do palácio, no lugar de honra.

A geração de Mefibosete será colocada diante do Rei pela lealdade. O Rei nos colocará à Sua mesa e sentaremos no lugar mais nobre. A lealdade nos tira do esquecimento e nos conduz ao lugar da honra. Não é a honra que atrai a honra, é a lealdade que o leva à honra.

Eu sei que você conhece a terra de Lo-Debar, mas eu também sei que o Senhor vai curar os seus aleijões. Você passará a ter marcas e não manchas, e essas marcas lhe darão direito a acessar a mesa do Rei. Se você estiver conectado com o Trono, pautado na Lealdade, ainda que você tenha seus aleijões, o Rei vem buscá-lo.

Apegue a sua alma ao Senhor. Ainda que no meio da dificuldade você não escute nada do Senhor, a lealdade o levará ao lugar de honra. A lealdade do Senhor será levantada como estandarte em sua vida.

Entenda que a Lealdade possui Nome, mãos furadas e autoridade para levá-lo até Sua mesa. Agradeça ao Senhor pela lealdade que o arranca da terra do esquecimento, dos fugitivos, dos traumatizados, dos medrosos, daqueles que se escondem de si mesmos.

Quem o desconectou de Deus? Quando? Onde? Onde você foi desconectado da chamada, da unção? Saia dos seus medos e das suas limitações. Coloque tudo diante do Senhor, pois Ele quer alcançá-lo para exercer a lealdade na sua vida.