Para os 12

"Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos." (Provérbios 27:5,6)

Verdade Central:A lealdade vai além do discurso. Lealdade é o caráter ornado na verdade absoluta. E é esse manto de verdade absoluta que o Senhor quer colocar sobre a nossa vida.

Introdução:Muitas pessoas nos amam por motivações estranhas. Elas amam enquanto estão recebendo algo de nós, estão se beneficiando. Porém, quando deixamos de dar a elas o que querem ou quando já estão supridas, afastam-se de nós e, pasmem, há até as que passam a nos odiar.

Na hora da exortação, muitos que se dizem leais fogem do arraial. O leal, porém, não abre mão do outro por circunstância nenhuma.Lealdade é um princípio espiritual, um princípio para ser vivido.

Lealdade e Fidelidade

Fidelidade é um pacto social, institucional, espiritual, emocional, físico, entre aqueles que são da mesma natureza, que têm o mesmo pensamento e o mesmo valor. É a mesma natureza que se une. O leão se une à leoa; o homem se une à mulher.

Lealdade é ter natureza diferente, mas conseguir coexistir. É aliança entre seres de naturezas diferentes, que se respeitam e se suportam apesar das diferenças. É fácil ser fiel com a mesma natureza, com o mesmo pensamento, com os mesmos discursos. Porém, quando entra a questão de pensamento diferente, muitos não são mais fiéis, não caminham mais juntos.

Na lealdade, a pessoa é leal ainda que o outro seja desleal, é fiel, ainda que o outro seja infiel. O leal age com lealdade, porque tem uma natureza transformada, regenerada. Tudo está no campo do novo nascimento.

Lealdade é conviver com os diferentes e respeitar os pensamentos. A convivência denuncia que não somos apenas fiéis, somos leais. É um upgrade da honra. Além de sermos fiéis, pois tínhamos a mesma natureza mesmo sendo diferentes, continuamos leais um ao outro.

Deus deseja derramar essa graça sobre a sua vida para fazer com que você seja forte. Assim, se o fraco vier na sua direção, você terá tanto da vida de Deus, que abençoará essa pessoa e derramará do caráter de Deus sobre ela.

Eu sou fiel naquilo que já entrou a essência de Deus na minha vida e com as pessoas para as quais eu declarei fidelidade. Mas a lealdade é um amadurecimento, pois só os leais suportam o desgosto, a decepção e se mantêm firmes.

"E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto." (I Samuel 18:1-4)

Na história de Davi e Jônatas,aprendemos que homens leais caminham na fidelidade, na honra, e se não houver o entendimento de honra e fidelidade, a lealdade cobre todos esses defeitos. A lealdade é um exercício espiritual.

Em relação a Davi, muitos só descobriram sua lealdade depois, porque não existe nenhum esforço da parte de Davi jurando lealdade a Jônatas. Existe, sim, uma ação escancarada de Jônatas jurando lealdade a Davi.

Jônatas entendia que seu pai, Saul, era rei, mas que Deus havia ungido e separado Davi para reinar. Jônatas não estava sendo infiel ao seu pai, mas estava sendo leal ao manto.As pessoas que vão viver o princípio da honra têm que passar pelo teste da lealdade ao manto. Mais vale ficar debaixo do manto leal do que apregoar uma fidelidade que não existe.

A Bíblia diz que Jônatas fez uma entrega a Davi, a quem era fiel e leal, a quem elegeu como amigo, mesmo sabendo que herdaria o trono no seu lugar. O que Jônatas fez para provar sua lealdade? Entregou os armamentos de ameaça. Vejamos que armamentos eram esses e quais seus significados.

1. Manto ou capa

Jônatas tira o manto e o entrega a Davi. Você consegue analisar essa atitude, o que significa um príncipe entregar seu manto, o símbolo da sua autoridade a outra pessoa? O manto é um sinal de proteção. Naquele momento, Jônatas estava provando sua lealdade de proteção a Davi sem palavras, mas com atitude.

Quando falamos em tirar a capa, estamos dizendo que a unção pessoal está submetida. Jônatas teve essa sabedoria e foi fiel e leal. A quem você submete a sua unção pessoal? Eu sei que você tem unção, mas há alguém que tem mais unção que você. Nunca você será o mais ungido. Sempre haverá alguém a quem você terá que se submeter. Isso significa que você coloca a sua capa, a sua unção pessoal debaixo da autoridade.

A capa é também um sinal da proteção da mente, dos conceitos pessoais que não possuem tanta validade enquanto eu não me submeto. Submeter-se é um sinal de proteção, porque eu não posso me autoproteger, eu preciso de alguém para me proteger. A sua autoridade, debaixo de alguém com responsabilidade no Reino, faz de você um líder mais leal do que é, aumenta seu nível de unção e causa impacto e mudança em todas as geografias pelas quais você passar.

A sua túnica e a sua proteção de mente não são suficientes para ficarem apenas em você. Então, submeta-a a um líder que tenha mais dons, mais inteligência, mais sabedoria, mais talentos para que possa desatá-lo e levá-lo a um nível maior ainda. Isso é possível a todo líder que esteja com sua capa e sua túnica pessoal submetida.

2. Espada e arco

A espada e o arco significavam proteção e defesa. E Jônatas também entregou a espada e o arco a Davi. Jônatas ficou completamente desprovido de tudo aquilo que poderia aparentar cilada na direção do líder. Você precisa de alguém que o proteja e que o ensine a se defender.

A espada, que é arma de defesa, fala que os atos de defesa pessoal estão submetidos. Para que um líder quer uma espada? Nenhum líder anda sem sua espada. Isso fala de poder da palavra. Se você sabe de alguém que tenha o poder da palavra melhor que o seu, submeta-se para que a glória venha e você possa herdar esse poder também. Muitos ficarão admirados e perguntarão de onde jorra tanta sabedoria e autoridade. Quando você falar, todos ficarão impressionados e você será diferencial na sua geografia.

3. Cinto

Jônatas também pegou o cinto, que representava a provisão, e deu a Davi. Essa entrega representava submissão a quem poderia gerar provisão. A sua própria submissão não é suficiente para mantê-lo no lugar que Deus tem para você.

O cinto é o sinal de que os seus suprimentos pessoais não são tão suprimentos assim e você deve submetê-los a quem tem outros suprimentos e pode desatá-lo.

Jesus falou também sobre isso. Ele disse que se alguém quisesse a sua capa, você deveria dar também a túnica; se quisessem andar uma milha, você deveria andar duas; se lhe pedissem emprestado, você não deveria negar (Mateus 5:40-42). Com esses conselhos, Jesus estava nos ensinando a provar a lealdade.

A Bíblia diz que a alma de Jônatas se apegou a Davi. Nesse contexto, descobrimos que existe ligação de alma para explorar ou para manifestar honra. Há pessoas que deixam que a alma se apegue à outra para tirar proveito, mas há aqueles que caminham com as outras apenas para honrar.