Para os 12

Texto:Malaquias 1:2-6,14
Verdade Central:A honra nos tira de cativeiros. Quando começamos a honrar, o cativeiro é rompido na nossa vida. O princípio da honra nos ministra libertação. Quando entendemos e colocamos a Gênese da Honra dentro de nós, percebemos que Deus, o Senhor dos Exércitos colocou todos os Seus princípios para serem obedecidos.


Introdução: Quando saímos do cativeiro, recebemos outra alegria, um novo cântico. O que significa que cativeiro é escravidão e sair dele representa libertação. A Bíblia diz: “Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.” (Salmo 126:1-3). Todas as pessoas que cumprem o princípio da honra mergulham em libertação. Porém, há pessoas que não sabem entender a veracidade do princípio da honra. Vemos isso claramente na vida de Esaú.

 

Um líder de honra remove a síndrome de Esaú
Somos líderes de honra e estamos formando uma geração de honra. Então, até quando as síndromes de desonra povoarão a alma do povo de Deus? Somos responsáveis pela resposta do futuro. Muitos pensam que podem agir incorretamente no presente, como fez Esaú, como se o fruto não fosse aparecer um dia.


Não nos tornaremos amargura para os líderes que nos cobrem, porque abandonaremos todo e qualquer tipo de desonra que ainda insista em permanecer. O Senhor está desenhando algo novo para homens e mulheres que agem segundo o Seu coração. Esses serão honrados porque vivem para honrar a Deus e as pessoas.


Sabemos que a síndrome de Esaú é repetitiva para quem não teme a Deus e brinca com as promessas do Senhor para fazer a sua própria rota e caminhar pela própria vontade. Mas nada diante de Deus fica esquecido. Esaú tinha um comportamento neurótico, caminhava pelas verdades estabelecidas por ele mesmo.


Esaú fez escolhas terríveis na vida, desde as mulheres que tomou como esposas quanto a perseguição ao irmão Jacó. Mas houve um rei, com o qual Esaú fez aliança, mesmo sabendo que era um rei que havia feito guerra contra seu avô, Abraão (Gênesis 14:6). Isso aconteceu porque quando estamos presos aos nossos próprios interesses, fazemos alianças que nos beneficiam. E mesmo que elas prejudiquem os descendentes não nos preocupamos, por causa dos interesses particulares. Mas os que conhecem a liberdade, a honra, não podem ficar presos a alianças espúrias.


Esaú tomou decisões equivocadas, esquecendo-se de que as decisões do presente definem o futuro. Ele não estava blindado. O que nos blinda é a unção. A unção nos blinda e nos faz cúmplices dos propósitos de Deus e não dos particulares. Esaú gestou, no futuro, inimigos da verdade e dos princípios. Quando nos precipitamos, fazemos alianças que não apenas nos prejudicam, mas também prejudicam nossos descendentes.


Esaú perdeu o princípio que lhe fora inculcado e teve uma descendência competitiva, seus filhos foram flecheiros, amargos e perversos. Eles se tornaram inimigos dos pais e das comunidades entre eles. Os filhos de Esaú mentiam, roubavam e matavam. Tudo o que faziam tinha um peso de desonestidade.


Você não pode andar como Esaú, você deve andar nos passos de Deus para ter conquistas verdadeiras. Muitos na Igreja têm se comportado como edomeus, maquinando o mal, sem temor a Deus e aos líderes, querendo saber qual é a sua parte, possuídos por perversidade e imoralidade. Mas nós não somos descendentes de Esaú! Não podemos matar e destruir só para prevalecer nossos interesses particulares. Não podemos traumatizar as pessoas para conquistar territórios. Quando isso acontece, a conquista não é verdadeira, porque a desonra foi plantada.


Onde há infidelidade, há desonra. Onde há desonra, a história para. A história da desonra não tem segmentos, mas ensaios. Os que cometem desonras trancam-se em cadeias, grades particulares. Mas, onde há fidelidade, há honra. Onde há honra, a história tem começo, mas não tem fim. Os que entram pela senda da honra nunca param de conquistar porque o caráter da honra está impregnado no caráter deles.

 

O arrependimento arranca a semente da desonra
A Bíblia mostra que as pessoas entram em cativeiros quando promovem desonra. Na escola da vida, encontramos pessoas de fala dupla: na frente do líder, possuem uma fala, mas com outros mudam o discurso. Dizem ter aliança e prometem ser fiéis nas adversidades, porém possuem um coração longe das palavras que são lançadas. Por isso, muitos estão nos seus cativeiros particulares.


A desonra não pode encontrar lugar em nossa vida, no nosso caráter. Não somos edomeus, somos da descendência de Yeshua. Quando a desonra entra, entra também a perda do território. Toda desonra tira os privilégios que você conquistou. Temos visto essa realidade ao longo da Bíblia. Foi assim com Adão e Eva, foi assim com Caim, foi assim com Esaú e tantos outros.


O arrependimento é o antídoto para arrancar a semente da desonra. Israel entrou em cativeiro, mas quando voltou a honrar a Deus, pelos princípios da Palavra, foi honrado novamente, mas antes, teve que enfrentar o seu deserto para reconquistar o que havia perdido.


Muitos nasceram e morreram em cativeiros, esperando a libertação. Filhos esperaram que seus pais fossem para a terra prometida, e não puderam realizar o sonho, pois a desonra de uma geração pode ser a catástrofe de outra. Os cativeiros são resultado de uma desonra, e, por fim, sabemos que muitos não puderam ser o que desejavam, porque alguém atrás plantou uma semente que anulou a conquista de sonhadores.


A palavra e a ação colaboram para uma honra perfeita. Israel, quando desonrou, ficou errante sobre a terra até se arrepender e voltar. Então, o remédio para a honra ser devolvida é confissão e arrependimento profundo.


Você pode pensar em quantas vezes já foi desonrado, mas Deus quer muito mais: quer que você pense em quantas vezes você desonrou pessoas. Quebrante-se por isso e se arrependa.


Algo poderoso estava vindo em sua direção e a desonra bloqueou. Entre em quebrantamento, renúncia e seja restituído. Quando você entra no princípio da honra, um novo território se amplia na sua direção. Quando você honra, atrai chuvas sem medidas para a sua vida, sua família e sua Nação.