Para os 12

Texto:“Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? Disse o Senhor; todavia amei a Jacó, e odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. Ainda que Edom diga: Empobrecidos estamos, porém tornaremos a edificar os lugares desolados; assim diz o Senhor dos Exércitos: Eles edificarão, e eu destruirei; e lhes chamarão: Termo de impiedade, e povo contra quem o Senhor está irado para sempre. E os vossos olhos o verão, e direis: O Senhor seja engrandecido além dos termos de Israel. O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? Diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? ... Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.” (Malaquias 1:2-6,14)
Verdade Central:A honra nos tira de cativeiros. Quando começamos a honrar, o cativeiro é rompido na nossa vida. O princípio da honra nos ministra libertação. Quando entendemos e colocamos a Gênese da Honra dentro de nós, percebemos que Deus, o Senhor dos Exércitos colocou todos os Seus princípios para serem obedecidos.
Introdução:Quando saímos do cativeiro, recebemos outra alegria, um novo cântico. O que significa que cativeiro é escravidão e sair dele representa libertação.A Bíblia diz: “Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.” (Salmo 126:1-3). Todas as pessoas que cumprem o princípio da honra mergulham em libertação. Porém, há pessoas que não sabem entender a veracidade do princípio da honra. Vemos isso claramente na vida de Esaú.
Esaú – líder de desonra
Todas as pessoas que honram têm direito a legados. Quem honra pai e mãe, viverá dias longos sobre a Terra. Esaú foi o primogênito de Isaque e Rebeca, mas porque entrou desonra na vida dele, perdeu o legado. Esaú cometeu tantos erros, não apenas com os pais, que a Bíblia diz que Deus Se aborreceu dele. Algumas traduções chegam a dizer que Deus amou Jacó e odiou Esaú.
Esaú teve uma educação perfeita. Seus pais geraram os filhos em oração. Jamais imaginariam que a gravidez seria complicada. Mas Rebeca deu sinais de complicações. Deus lhes disse que os filhos que estavam no ventre dela eram gêmeos, que o mais novo estava agarrado ao calcanhar do mais velho e que os dois seriam nações poderosas. O primeiro nasceu com a pele coberta de pelos vermelhos, e foi chamado Edom, Esaú. O segundo nasceu segurando o calcanhar do irmão e recebeu o nome de Jacó (Gênesis 25:19-26).
Esaú quebrou o princípio da honra e se tornou em amargura para seus pais, seus líderes, Isaque e Rebeca. Quando perdemos a visão da honra, negociamos a unção por um prato de lentilhas (Gênesis 25;27-34). Não negocie a unção que você recebeu com nada neste mundo. Você não está à venda. Fazemos parte de um povo inegociável. Não somos edomeus.
Só há uma maneira de fechar a porta da bênção: entrar na rota da desonra. O ato de desonra na vida de Esaú anulou todos os atos bons que um dia ele fizera. As duas mulheres que ele arrumou, no meio do caminho, fizeram com que fosse lembrado pelas calamidades que vieram na sua direção.
Somos criaturas de registros. Os pais, Isaque e Rebeca, não mereciam esta afronta do filho Esaú. Você, como filho, não tem o direito de se transformar em edomeu para os seus pais e seus líderes, trazendo amargura, tristeza e perplexidade por causa de confusão.
Desonra, um problema para o futuro
O problema da desonra não é o presente, mas o futuro. Todas as vezes que a Bíblia cita Esaú, é com desprezo, porque Deus não permite que a desonra prossiga no arraial. Podemos lembrar o que está escrito em Malaquias 1:1-4. “Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? Disse o Senhor; todavia amei a Jacó. E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. Ainda que Edom diga: Empobrecidos estamos, porém tornaremos a edificar os lugares desolados; assim diz o Senhor dos Exércitos: Eles edificarão, e eu destruirei; e lhes chamarão: Termo de impiedade, e povo contra quem o Senhor está irado para sempre.”
Deus havia prometido que Esaú e Jacó seriam pais de nações fortes e poderosas. Israel se tornou uma nação forte e poderosa. Até hoje Israel está aí, por cabeça e não por cauda. Jacó cruzou um deserto para obedecer aos seus pais e não escolher mulher dentre o povo em que moravam. Esaú, porém, decidiu tomar como esposas mulheres pagãs.E a Bíblia diz que isso foi contra a vontade dos seus pais. “Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito.” (Gênesis 26:34,35)
Você sabia que Herodes, o rei que cometeu muitas atrocidades, era descendente de Esaú? E uma de suas maiores atrocidades foi mandar matar crianças de 0 a 2 anos de idade por pensar que uma delas poderia ser o ‘rei dos judeus’, alguém que colocaria seu trono em risco. Que ato horrendo! Quem diria que o maior perseguidor do Messias seria um descendente de Esaú, na figura de Herodes?
Por causa daquelas mulheres pagãs, que não tinham aliança com o Deus de Israel, Esaú se contaminou. Esaú afrontou toda a sua descendência por causa de duas mulheres. Às vezes, desonramos autoridades que estão sobre nós por coisas tão pequenas... Mas é porque a desonra não tem limites.
Quando Esaú poderia imaginar que aquelas mulheres dariam filhos que, gerações mais tarde, iriam para o trono e perseguiriam o Messias? Então, lembre-se de que a desonra do presente leva a descendência ao trono da desonra no futuro. O final da desonra de Herodes foi morrer comido por bichos. A desonra da humanidade levou Jesus para a Cruz. Mas, Deus matou a desonra e ressuscitou a Honra, Jesus.