Ministrações
Congresso de Mulheres 2015
Home Fotos Vídeos Dicas Manaus Ao Vivo

 

Abigail, uma mulher sábia

“E havia um homem em Maom, que tinha as suas pos¬sessões no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe.” (I Samuel 25:2,3)

A Bíblia retrata Abigail como uma mulher de bom entendimento e formosa, ou seja, dotada de sabedoria e beleza. Ela casou com um homem que apesar de ser da geração de Calebe, era duro e maligno nas coisas que fazia. Com certeza, por causa da sabedoria, conseguia conviver com Nabal, um marido tolo, que não levava em consideração preservar o legado de Calebe, homem honrado em Israel.


Nabal, um homem louco

Em I Samuel 25, os versículos 4 a 11 relatam um pouco da loucura de Nabal e o quanto era um homem insensível e egoísta. Davi enviou 10 moços ao deserto para irem ao encontro de Nabal, pois era próspero e poderia suprir as necessidades momentâneas de Davi e os homens que o acompanhavam.

A Bíblia diz que apesar de Davi ter um dia acolhido os moços de Nabal, ele não considerou esse fato e decidiu não fazer uma troca de favores. Nabal disse aos criados de Davi que não daria a eles nem pão nem água, muito menos a carne do seu gado.

Sem nada mais a fazer, diante do pedido negado por Nabal, os homens voltaram a Davi. “Então os moços de Davi puseram-se a caminho e voltaram, e chegando, lhe anunciaram tudo conforme a todas estas palavras. Por isso disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e cingiu também Davi a sua; e subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.” (I Samuel 25:12,13)


Tomando conhecimento dos fatos

Chegou ao ouvido de Abigail os maus tratos de Nabal e a forma infeliz como se dirigiu aos servos de Davi. “Porém um dentre os moços o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele os destratou. Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles, e nada nos faltou em todos os dias que convivemos com eles quando estavam no campo. De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas. Considera, pois, agora, e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa, e ele é um homem vil, que não há quem lhe possa falar.” (I Samuel 25:14-17)

Abigail, quando tomou conhecimento dos fatos, ficou preocupada com a sua casa e com os seus. Ela sabia que dessa vez Nabal havia ido longe demais e colocado em risco a vida dele, a vida dela, da família e de todos os criados que os serviam.

Avisada por um servo que sabia o quanto o momento que viviam era delicado e que sabia também o quanto sua senhora era equilibrada e dotada de sabedoria, Abigail precisava tomar uma providência que resultasse em livramento para todos e que beneficiasse ambas as partes.

Conhecendo muito bem o marido que tinha, Abigail sabia de toda a sua impetuosidade e intolerância. Então, decidiu ter uma atitude contrária à insensatez de Nabal e imediatamente agiu com sabedoria, tolerância e sensatez.


Agindo em favor da sua casa

Algumas guerras vencemos pela força do braço, outras não precisamos de força, apenas de sabedoria e de uma direção em Deus. Abigail sabia que estava enfrentando uma crise, e toda crise precisa da intervenção divina e da ação do homem.

Há pessoas que recriminam a atitude de Abigail e julgam que o fato dela ter agido sem o conhecimento de Nabal revela uma mulher que não era submissa ao marido. Eu discordo! Afinal, que mulher sensata não tomaria providências diante de um grande erro cometido pelo marido?

Abigail saiu em busca de livramento para evitar uma catástrofe, como podemos ler no texto de I Samuel 25:20-22. “E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte, e eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e ela encontrou-se com eles. E disse Davi: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem. Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino.”

Davi estava decidido a destruir totalmente Nabal e tudo o que ele tinha. Podemos ver nas entrelinhas toda a ira de Davi. Mas uma mulher sensata e sábia, quando tem oportunidade para agir em favor da sua casa, não medirá esforços para evitar que o mal alcance a sua casa, sua família e todos os que ama.


Uma atitude de humildade

“Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.” (I Samuel 25:23,24)

É interessante ver a forma como Abigail agiu com humildade diante de Davi e de todo o exército que o acompanhava. A Bíblia diz que ela desceu depressa, e antes mesmo de pronunciar qualquer palavra, prostrou seu rosto no chão e se inclinou reconhecendo o homem de honra e de guerra que ele era.

Só então, após ter encontrado graça e favor diante dele, ousou dirigir sua voz. E ela não o fez com ousadia, mas colocando sobre ela uma culpa que não possuía. Sua condição naquele momento era de humilhação total e ela reconhecia tanto a seriedade do momento que se apresentou ao rei como uma transgressora, mesmo sem ter culpa da insanidade do marido.

Para vencermos uma crise que envolve as pessoas que amamos, precisamos ter humildade como Abigail teve diante daqueles que são mais poderosos que nós e que podem mudar a nossa sorte. Isso é agir com sabedoria.


Uma intercessora

Uma mulher sábia não é sábia por acaso, ela tem intimidade com Deus e sempre abre caminhos de facilidade com a intercessão e não com ações ou tagarelices sem controle. E foi assim que Abigail procedeu.
“Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. Agora, pois, meu senhor, vive o Senhor, e vive a tua alma, que o Senhor te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor.” (I Samuel 25:25,26)

Abigail intercedeu por Nabal e pediu clemência a Davi. Ela tentou aplacar a fúria dele, explicando que o marido era louco e que ela não tinha agido em favor dele e dos moços porque não viu o momento em que eles chegaram ao Carmelo. E se adiantou entregando um presente a Davi e pedindo perdão novamente.

“E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o Senhor casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do Senhor, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.” (I Samuel 25:27,28)


Encontrando favor diante de Davi

“Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão. Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino. Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.”
(I Samuel 25:32-35)

Davi reconheceu que a atitude de sabedoria de Abigail aplacou a ira dele e disse que o Senhor Deus de Israel era quem havia enviado aquela mulher ao seu encontro. É lindo vê-lo dizer que por Abigail ser uma mulher abençoada, seu conselho também era abençoado.

A atitude de intercessão de Abigail evitou o derramamento de sangue. E a Bíblia diz que Davi recebeu das mãos dela tudo que tinha trazido, como confirmação de que ela poderia voltar em paz à sua casa, porque o seu pedido fora aceito.

O encontro com Nabal

“E, vindo Abigail a Nabal, eis que tinha em sua casa um banquete, como banquete de rei; e o coração de Nabal estava alegre nele, e ele já muito embriagado, pelo que ela não lhe deu a entender coisa alguma, pequena nem grande, até à luz da manhã. Sucedeu, pois, que pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu o seu coração, e ficou ele como pedra.” (I Samuel 25:36,37)

Depois de uma missão tão árdua, Abigail encontra Nabal, como se nada tivesse acontecido. Ele estava comendo e bebendo. Na verdade, a Bíblia diz que ele estava embriagado. Como a mulher sábia que era, não falou nada ao marido. Sempre esperava a hora certa para tratar assuntos importantes.

No outro dia, quando Nabal acordou sóbrio, Abigail contou tudo que acontecera e como teve que agir em relação a Davi, por causa dos devaneios dele. E a Bíblia diz que o coração de Nabal ficou amortecido, ou seja, ele não deu importância alguma nem relevou sua atitude errada.

A morte de Nabal e a restituição de Abigail

“E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu. E, ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que julgou a causa de minha afronta recebida da mão de Nabal, e deteve a seu servo do mal, fazendo o Senhor tornar o mal de Nabal sobre a sua cabeça. E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher. Vindo, pois, os criados de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos tem mandado a ti, para te tomar por sua mulher. Então ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor.
E Abigail se apressou, e se levantou, e montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas; e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher.”
(I Samuel 25:38-42)

Deus, como não deixa atos de desonra e de descaso despercebidos, encerrou o casamento do homem louco com a mulher sábia. Não porque Deus seja mau, mas porque Nabal não se rendeu nem se arrependeu. Passados 10 dias do ocorrido, Nabal foi ferido com morte.

A notícia da morte de Nabal chegou até Davi, que glorificou a Deus, por ter julgado sua causa em relação à afronta que sofrera. Ele mandou seus servos até Abigail para dizer-lhe que queria tomá-la por mulher. E ela, novamente em atitude de honra e humildade, levantou-se, inclinou seu rosto em terra e respondeu que, como serva, estava disposta a servir seu senhor.

Como uma mulher que sabia tomar a atitude correta em qualquer situação, Abigail não hesitou em atender o chamado de Davi. Ela se apressou, montou no seu jumento e seguiu com as suas cinco moças que a acompanhavam.
Assim, Abigail deu início a uma nova vida e recebeu a restituição do Senhor. De uma mulher casada com um homem tolo, ela se tornou a esposa do rei Davi. E eu fico a pensar em como tudo mudou para ela, e sobre a forma inteligente e sábia com a qual ela venceu sua crise.

Sei que como mulher, não há crise pior do que na família, principalmente quando envolve esposo e filhos, mas diante das crises, se soubermos nos posicionar como Abigail, Deus nos ouvirá. Precisamos ter um espírito intercessor, humildade, bem como mansidão e sabedoria para agirmos e falarmos corretamente e vermos o livramento do Senhor.

Apóstola Marita Terra Nova