Ministrações
Congresso de Mulheres 2015
Home Fotos Vídeos Dicas Manaus Ao Vivo

 

Priscila, uma mulher relevante

Priscila foi uma mulher relevante no século em que viveu. Ao lado do marido, Áquila, seguiu de perto os passos do Apóstolo Paulo. Leia o que está escrito em Atos 18:2,3. “E, achando um certo judeu por nome Áquila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.”


Priscila fazia Igreja por onde passava

Priscila realizava discipula¬do intenso por onde passava. Ela era muito ativa com o esposo em acompanhar a trajetória do Apóstolo Paulo na propagação do Evangelho e em abrir Igrejas nas casas. Ela abriu a sua casa para que ali uma pe¬quena Igreja se reunisse e se alimentasse da Palavra de Deus.


Priscila era cooperadora do discipulado ao lado do seu marido

O texto de Romanos 16:3-5 faz uma linda narração sobre o relacionamento de Paulo, Priscila e Áquila. “Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as Igrejas dos gentios. Saudai também a Igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo.”

O relacionamento deles era tão forte em prol do Evangelho que arriscar a vida havia se tornado algo comum. Na verdade, era necessário para que o Evangelho se espalhasse entre judeus e gentios. E Paulo reconhece o lindo trabalho do casal que estava disposto a seguir com ele ou a ficar em determinadas cidades, contanto que Jesus fosse ensinado.

A verdade é que Priscila, como mulher que veio de Roma, um lugar nada fácil para viver o Evangelho, com certeza trazia consigo as marcas da decisão de servir a Deus, reconhecendo Jesus como seu Salvador. As agruras que passou por amor ao Reino fizeram com que fosse uma facilitadora de caminhos para outros que, como ela, queriam abraçar a mesma fé.


Discípulos e amigos

Paulo sabia que ele havia formado mais que discípulos. Priscila e Áquila eram amigos, irmãos dispostos a entregar suas vidas, como podemos comprovar no texto de Romanos 16:3-5.

O fato de caminharem em discipulado, que resultou em uma parceria extraordinária que somou muitas vitórias, fez com que vencessem todos os conflitos e controvérsias da época, todas as crises do século.

Tudo que a Bíblia cita sobre Priscila, a forma como foi a única mulher a acompanhar, com o marido, o ministério do Apóstolo Paulo tão de perto mostra-nos que era madura, auxiliadora e preparada para toda a boa obra. Que ela era uma líder nata, não há dúvidas, assim também como não podemos negar quão notável ela foi.

A vida de Priscila não abre precedentes para colocarmos dificuldades em pregar o Evangelho e fazer a parte que nos cabe. Devemos honrar o nosso marido, trabalhando lado a lado com ele no ministério, claro que cada um respeitando a unção do outro, como podemos observar no relacionamento saudável desse casal.

Há passagens bíblicas que falam primeiro de Priscila e depois de Áquila, mostrando quão importante e forte era o papel dessa mulher na sociedade em que vivia. Entretanto, não contabilizamos uma atitude de desrespeito dela em direção ao marido ou a Paulo.

A mulher de caráter forte, contada como uma das primeiras missionárias da Bíblia, seguiu firme, cumprindo sua missão de Apóstola – abrindo Igrejas por onde passava, estabelecendo o discipulado genuíno que pregava Cristo e sendo a esposa e auxiliadora idônea. Deixou o ensinamento para que eu e você sejamos tudo que Deus tem para nós.

Pastora Larissa Terra Nova Maia