Dicas
Congresso de Mulheres 2015
Home Fotos Vídeos Dicas Manaus Ao Vivo

 

Manaus, Terra de Avivamento - As belezas do que temos aqui

manaus1Ela está encravada no meio da floresta, mas também é muito moderna. Tem mais de 2 milhões de habitantes, mas é muito acolhedora. Como toda metrópole, tem também seus problemas, mas nada a impede de ser conhecida como Terra de Avivamento. Manaus é seu nome

Cléo Pinheiro

Manaus é Terra de Avivamento, é cidade encravada no meio da maior floresta tropical do mundo, é uma excelente pedida para os apaixonados por ecoturismo. Mas Manaus tem muito mais para oferecer. É acolhedora e tem suas belezas misturadas ao calor. Até costumamos brincar por aqui e dizer que Manaus tem um sol para cada habitante, porque nosso clima tropical é de calor o ano todo.

O encontro das águas dos rios Negro e Solimões é um dos passeios mais exóticos. E o que dizer de, de repente, poder contemplar um animal selvagem como uma onça pintada, um jacaré-açu com mais de dois metros, e tantas outras belezas... Tudo isso faz parte do roteiro de atrações turísticas de Manaus.

É possível ainda conhecer uma tribo indígena e viver a aventura de passar uma noite inteira em um uma cabana, na copa das árvores, em plena selva, ou em um quarto flutuante na beira do rio.

Não é por acaso que milhares de turistas se deslocam, seja do Brasil como do mundo, e são atraídos para vir a Manaus e experimentar do que a cidade oferece. Inclusive, segundo estudo do Ministério do Turismo, 28% deles são norte americanos.

O Teatro Amazonas tem peças trazidas da Europa e é considerado uma das mais belas obras de arquitetura do mundo. Cada detalhe da construção tem beleza e preciosidade. São quatro fachadas diferentes em estilo greco-romano e uma cúpula com 36 mil escamas em cerâmica esmaltada, vindas de Paris, com as cores da bandeira brasileira. Um teatro repleto de ambientes luxuosos, com um salão nobre com características barrocas e uma pintura no teto feita, em 1899, pelo artista italiano Domenico de Angelis, além de muitas peças e ornamentos como máscaras em homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos como Mozart, Verdi, Rossini e Moliére.

O Teatro já foi palco para a apresentação de grandes companhias líricas na época e em que a cidade viveu o apogeu da borracha, entre os anos 1879 e 1912, e hoje recebe importantes eventos artísticos como o Festival de Jazz, o Festival Amazonas de Ópera e o Amazon Film Festival, que ocorrem anualmente.

Uma cidade populosa

Manaus é uma metrópole efervescente. A cidade mais populosa da Amazônia tem mais de 2 milhões de habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, e é a sétima cidade mais populosa do Brasil. O seu principal motor econômico é a Zona Franca de Manaus, um dos maiores centros industriais do Brasil e que abriga mais de 500 fábricas de produtos eletroeletrônicos, motocicletas  e aparelhos celulares.

E como toda grande cidade, Manaus também vive a agitação de avenidas movimentadas, shopping centers, e possui uma rede hoteleira com 23 mil leitos distribuídos entre os 109 hotéis localizados na Região Metropolitana, além de restaurantes que servem desde a culinária regional, à base de peixes e influenciada pelos hábitos dos indígenas e dos imigrantes europeus, até as redes  nacionais e internacionais de restaurantes.

Esse contraste entre modernidade e os encantos da natureza fizeram com que a capital ganhasse o padrão de grande destino turístico, tanto que foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, ano em que recebeu 1.168.612 turistas, sendo 627.414 visitantes brasileiros e 419.796 estrangeiros. A Cidade recebeu, para os jogos do Mundial, as seleções da Inglaterra, Itália, Portugal, Estados Unidos, Croácia, Suíça, Camarões e Honduras.

Em 2016, Manaus será sede para partidas de futebol dos Jogos Olímpicos do Brasil na Arena da Amazônia. Serão quatro jogos do torneio masculino, que devem acontecer nos dias 4 e 7 de Agosto, e dois do feminino, no dia 9 de Agosto. A expectativa é de que o sucesso da Copa do Mundo, que destacou Manaus como uma das cidades mais alegres, seguras e hospitaleiras do Mundial de Futebol, se repita nas Olimpíadas e chame a atenção de mais brasileiros e estrangeiros para esta parte do Brasil que cresce e se desenvolve no coração da Amazônia.

História

Foi fundada pelos portugueses, em 1669, e elevada à categoria de Vila, em 1832, com o nome de Manaós, em homenagem a uma  tribo indígena de mesma denominação. Foi legalmente transformada em cidade no dia 24 de Outubro de 1848, com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de Setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual. Em 24 de Outubro, completará 346 anos.

O Teatro Amazonas é o quinto ponto turístico mais bem avaliado do Brasil, segundo o “Traveler’s Choice” do site TripAdvisor, referência em turismo. A escolha foi feita por viajantes do mundo todo.

O Festival de Ópera é realizado desde 1997 e já teve a apresentação de obras famosas como "O Anel do Nibelungo", de Richard Wagner, "Carmen", de Bizet, e "Ça Ira", do ex-líder do Pink Floyd, Roger Water.

Amazonas Film Festival

O festival de cinema é realizado anualmente e  já reuniu produções da Alemanha, Itália, Espanha, Filipinas, Inglaterra, além de EUA, Índia, França, Afeganistão e Brasil.

Gostinho da região

O café regional é um costume do manauara. Batizado de X-caboquinho o  sanduíche tem tucumã, uma fruta típica da região, queijo e banana frita.