Holocausto nunca mais!

on .

Um dia oficial para recordar fatos tristes pode não soar como uma boa ideia para muitas pessoas. Porém, para o povo judeu, manter a recordação dos heróis e mártires do Holocausto é necessário não apenas para manter viva a memória das vítimas do nazismo, como também para fazer o Holocausto chegar ao conhecimento do mundo e combater todas as atrocidades cometidas em nome do antissemitismo.

Para isso, foi instituído o Yom HaShoá, dia em que os judeus relembram que uma atrocidade como foi o Holocausto não deve se repetir na História. Todos os anos, no dia 27 de Nissan (15 e 16 de abril de 2015), às 10 horas do Yom HaShoá, as sirenes aéreas soam por dois minutos. Os veículos de transporte público param por este período e as pessoas permanecem em silêncio. Estabelecimentos públicos são fechados, a televisão e rádio transmitem canções e documentários sobre o Holocausto durante todo o dia e todas as bandeiras são hasteadas a meio-mastro.

Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto e prêmio Nobel da Paz em 1986, certa vez disse: “Esquecer, jamais... não relembrar o Holocausto significa assassinar as vítimas pela segunda vez; tornar-se cúmplice do inimigo. Por outro lado, relembrar significa sentir compaixão pelas vítimas de todas as perseguições”.

Como Igreja de Cristo, declaramos o nosso amor pelo povo judeu e oramos ao Senhor, assim como fez o Apóstolo Paulo: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.” (Romanos 10:1).