Restauração: Uma Igreja viva para o Deus vivo

on .

19 de Julho de 1992. Há 22 anos, nascia a Primeira Igreja Batista da Restauração em Manaus. Na época, os manauaras ouviam falar de um jovem Pastor que havia chegado da Bahia e estava revolucionando a cidade com seu jeito intrépido de ministrar a Palavra. 

O jovem era o então Pastor Renê Terra Nova. A Igreja era a Memorial. Atraídas pelas mensagens cheias de revelação, pela vida que saltava das letras, pessoas começaram a lotar o pequeno Templo. Em contrapartida, líderes começaram a não concordar com este novo mover e solicitaram que o Pastor Renê saísse da Igreja. 

Num Culto lindo e cheio da presença do Espírito Santo, 169 pessoas foram liberadas com a bênção dos representantes da Convenção Batista e dos líderes da Memorial. Nasceu a Restauração, uma Igreja Viva para o Deus Vivo. Como não tinham ainda um lugar para reunir-se, a Igreja começou a congregar-se na casa dos irmãos Anselmo e Rose, hoje, Apóstolos. Mas logo o Senhor proveu um lugar espaçoso e confortável – um antigo cinema da cidade, onde a Igreja permaneceu até mudar para o Templo na Estrada da Ponta Negra. 

Assim como aconteceu nos dias dos Apóstolos, narrados no livro de Atos, a Igreja da Restauração crescia e se multiplicava e em pouco tempo tornou-se uma multidão. Havia Cultos em vários horários aos Domingos: um pela manhã, dois à tarde e um à noite. Era imprescindível a construção do novo Templo, pois, apesar dos vários Cultos, filas enormes se formavam em frente à Igreja esperando o horário seguinte. Quer fizesse chuva ou sol, ali estavam os crentes esperando para entrar. 

O alimento oferecido às ovelhas sempre foi fresco e de boa qualidade como amar a Família, o alvo da graça divina, a menina dos olhos de Deus; olhar para Jerusalém, a cidade do grande Rei; deixar os altares de Roma e retornar à Jerusalém, celebrando as Festas Bíblicas. Aprendemos sobre Batalha Espiritual, Cura Interior, Missões, Intercessão e fomos levados a uma dimensão ampla de Louvor e Adoração. 

Mudamos para o Templo da Ponta Negra no início do ano 2000. Não tínhamos piso, nem teto, nem portas, mas a multidão crescia assustadoramente. Os Cultos estavam sempre cheios, mesmo com chuva ou sol. Os discípulos dessa época lembram quantas vezes tomamos banho de chuva em pleno Culto, que imediatamente se transformava numa grande celebração de louvor. 

Hoje o Templo é pequeno para acomodar a grande multidão e somente estádios podem comportar a celebração do Fruto Fiel em um único horário. 

Só que a Restauração não é conhecida apenas pelo seu número de discípulos, mas pelas milhares histórias que têm algo em comum: a restauração de suas vidas. Restauração familiar, restauração da alma, restauração ministerial, restauração financeira, restauração dos sonhos, restauração da autoestima, restauração do chamado, restauração do caráter... Cada restaurense tem um testemunho de restauração a contar. 

É por isso que hoje só temos a agradecer pelos grandes feitos do Senhor em nossas vidas através desta Igreja, desta casa de cura e restauração, deste ministério cheio da vida de Deus. 

Agradecemos ao Senhor, porque até aqui nos tem ajudado. Agradecemos aos nossos líderes, Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova, por serem Pastores segundo o coração de Deus, que nos apascentam com inteligência e sabedoria. 

Agradecemos à Equipe de Apóstolos e Pastores que têm cumprido o chamado de gerar discípulos. Agradecemos aos líderes de Células, Bases e Setoriais por multiplicarem o Reino de Deus em cada bairro desta cidade. Agradecemos a cada discípulo que tem vivido de forma digna e honrosa de ser um restaurense. 

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, que a graça de Deus nos envolva e proteja, que o Seu amor nos batize e que nos próximos 22 anos continuemos a cumprir e a viver a marca profética deste nome tão apropriado para uma Igreja: Restauração.