Jesus, a verdadeira Páscoa - Parte Final

on .

A Páscoa é o ato salvífico de Cristo morrendo na Cruz para nos resgatar, proclamar nossa vitória e profetizar nossa entrada no Céu. Ao celebrarmos a Páscoa, celebramos a garantia da vida eterna.

Jesus morreu e ressuscitou! Por causa dessa verdade, somos milhares e milhares que trazem o aumento do Reino. Sua morte trouxe-nos vida, e nossas vidas são o resultado dessa profecia, dessa chamada que nos fez cidadãos do Céu.

A Páscoa está centrada na pessoa de Jesus Cristo e representa mensagens exclusivas: Livramento de morte, Libertação da escravidão, Arrancar as pragas da vida, Herdar a terra, como vimos na parte 2 deste estudo. Encerrando esta ministração, veremos que a Páscoa também traz a mensagem de Rendição completa, Garantia de Pureza e Cumprimento Profético.

 

- Rendição completa 

Desde Gênesis, no capítulo 3, quando o homem foi coberto com pele de carneiro por causa do pecado, Deus já estava apontando para o Calvário. Ele fez a promessa de que um dia veríamos esse Cordeiro manifestado como gente, que morreria, ressurgiria, iria para glória, mas voltaria para buscar Sua Igreja.

Os profetas apontaram para o Calvário, lugar em que o Cordeiro seria imolado à tardinha, mas também no terceiro dia ressuscitaria com poder e grande glória. É um cenário que se forma, no qual homem com homem se confrontam de forma horizontal, redimidos, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, então começam a olhar de forma vertical para seu Criador.

Há uma mistura entre esse Deus que veio à Terra em forma de homem e Seu Corpo na Terra, a Igreja. O Céu tem uma representação legal do homem: Jesus Cristo, o nosso Intercessor, que está à direita de Deus (Hebreus 4), e a Terra também tem seu representante legal do Céu: a Igreja, os filhos de Deus lavados e redimidos pelo sangue do Cordeiro.

Podemos observar, então, que quando Deus quer mudar o curso das coisas na Terra, Ele convoca a Sua representação legal, a Igreja, a geração eleita. Somos canais de Deus para que Ele possa nos usar como quer e trazer Sua glória sobre as nações, anunciando que o Cordeiro Pascal está vivo.

Essa visão de mistura entre o divino e o humano é a vida plena de Jesus trabalhando em sinais na vida dos homens. Cada um sinalizando a vida de Deus na Terra. Você é o ponto de contato de Deus na Terra. Isso só é possível, porque existe a Páscoa, porque o Cordeiro Pascal veio à Terra, entregou-Se no Calvário, assumiu o nosso lugar de pecado, morreu, ressuscitou e nos deu sua própria vida.

Quem compreende a visão do Cordeiro Pascal e se confronta com Ele não pode continuar o mesmo. Ele é o nosso modelo e Se entregou totalmente. Quando olhamos para Ele, rendemo-nos de igual modo. Ele é a nossa esperança e a nossa vida.

 

- Garantia de Pureza 

No Egito, o povo hebreu marcou as portas da casa com sangue. O Senhor disse que, quando o anjo da morte passasse e visse a marca do sangue, passaria por cima e não mataria o primogênito. Hoje, a sua casa em Cristo tem não apenas a porta ungida, mas toda ela recebe a cobertura do Cordeiro de Deus.

A Bíblia diz que nós fomos purificados pelo sangue. O sangue de Jesus não é brincadeira para nos lavar num dia e deixar-nos sujos no outro. O sangue é a garantia de pureza que temos (I João 1:7). Há poder no sangue de Jesus! Quem tem Jesus como Rei em sua casa tem toda sua casa debaixo desta garantia.

 

- Cumprimento Profético 

Jesus morreu e ressuscitou, mas tudo já tinha sido anunciado por meio de profecias. Deus mesmo denunciou-Se, comprometeu-Se. Em Gênesis 3:15, Deus prometeu que nasceria Aquele que pisaria a cabeça da serpente e a esmagaria. Por isso, todos os homens ficaram esperando e confiando que essa promessa se cumpriria e, de fato, cumpriu-se (Números 23:19).

Os profetas diziam: Ele chegará! E hoje a Igreja se levanta para dizer: Ele voltará! A Páscoa aponta para Aquele que morreu, ressuscitou e voltará. A Páscoa que celebramos nos garante o cumprimento da volta do Senhor. Ele voltará por causa de nós, porque nos ama, porque nos quer perto dEle mesmo (João 14:1-3).

A verdadeira Páscoa aponta para a redenção, para a salvação, para o resgate e para a vida que devemos viver no Pai. É uma linguagem no reino espiritual de como fomos arrancados das trevas e de como Jesus nos trouxe para o Seu Reino de luz.

Páscoa é libertação. Páscoa demonstra a linguagem de amor do Pai, entregando Jesus Cristo para morrer na Cruz do Calvário para salvar a você e a mim. Por tudo isso, por tanto sacrifício de Jesus não podemos compactuar com a páscoa pagã, que nada tem a ver com a Páscoa verdadeira.

Sejamos firmes e não nos dobremos à páscoa mentirosa que o mundo oferece trocando o Cordeiro por um animal imundo, o coelho. Celebremos a verdadeira Páscoa em família, como deve ser. 

Deus o abençoe e Feliz Páscoa!
Apóstolo Renê Terra Nova