O caráter consolidador para uma multiplicação eficaz

on . Posted in Estudos para Pastores

Deus, ao longo da história, tem levantado homens e mulheres para marcarem a sua geração. Temos visto esses milhares de atalaias e avivalistas que têm trazido alegria e grande relevância espiritual para marcar a história da sua vida. 

Você e eu fazemos parte deste exército de conquistadores, de guerreiros valentes e destemidos que têm atraído a glória do Senhor no seu sobrenatural, trazendo libertação, cura, prosperidade, alegria e restauração em todos os níveis. 

“E conheceis o seu caráter provado, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai.” (Fp 2:22). O que o homem tem edificado com dons e talentos logo será destruído se for edificado com a falta de caráter. 

Caráter vem de caracteres. É a soma de todas as influências positivas ou negativas aprendidas durante a vida. Por exemplo, a influência do meio onde existe uma linguagem pesada vai interferir negativamente no caráter. 

O caráter se manifesta através de valores, motivações, atitudes, sentimentos e ações. Caráter é como uma marca impressa que distingue e diferencia uma pessoa de outra. Muitos falam assim: ‘Ela é uma pessoa de caráter bom ou ela é uma pessoa de mau caráter’. O caráter é importante, porque determina a imagem apresentada aos demais.

O caráter de Jesus precisa ser impresso na Igreja. 

Em Gálatas 4:19, Paulo diz que sofreu dores de parto, até que o caráter de Cristo fosse formado aos crentes da Galácia. 

Em Gênesis 1:26, Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Essa palavra ‘imagem’ não se refere a uma atitude física, refere-se a parecermos com a natureza de Deus. 

Deus derramou do Seu caráter em Jesus, Seu filho. Jesus derramou do Seu caráter em nós. O mesmo Espírito testifica que somos filhos de Deus. “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.” (Hebreus 1:3) 

Deus é um Deus que continua acreditando em nós, mesmo que não acreditemos em nós mesmos no mesmo nível que Ele acredita. Deus é capaz de fazer um alto investimento em nós, só por causa do potencial de liderança que temos. 

Deus quer moldar-nos à imagem de Seu filho. Jesus é o Primogênito entre muitos irmãos (Rm 8:29). O caráter é formado através da aprendizagem. A Igreja deve aprender a ter a mesma atitude de Jesus, descrita em Filipenses 2:19-30. 

Jesus é a Primícia e Ele foi exemplo em tudo. Assim como é a primícia, será toda a sua totalidade. O propósito de Deus é fazer de nós um vaso de honra (Jr 17:1-10). Vejamos três formas de expressar o caráter. 

1. Sua forma de pensar (Fp. 4:8 / Pv. 23:7)

Se quisermos ser pais e mães de multidões, precisamos primeiro estar resolvidos dentro de nós mesmos. Devemos trabalhar crendo no êxito. 

No pensamento hebraico, a mente era a sede de entender a sabedoria. Precisamos renovar a nossa mente pela Palavra de Deus (Rm 12:1,2). 

2. Seu estilo de vida

Seu estilo de vida, alvos, hábitos se formam no dia a dia. Porém, como filhos de Deus, devemos ligar o desenvolvimento do nosso caráter ao caráter de Deus, à disciplina, aos hábitos, aos princípios da Palavra, para que nosso estilo de vida agrade o Pai. 

Um estilo de vida que reflita a natureza de Deus é tão importante em nosso mundo, já que existem tantas características satânicas e más em pessoas. Porém, Deus disse que sobre o povo dEle repousaria a glória. É necessário sermos luz nas trevas e para que isso aconteça, é preciso ser uma pessoa de integridade, de bom caráter. 

3. Sua conduta

A conduta é tudo aquilo que fazemos, falamos, sentimos, esperamos e desejamos.

A conduta se manifesta na relação com outras pessoas. Nos nossos relacionamentos, devemos ter disposição para ouvir (Tg 1:19) e disposição para controlar a língua (Tg 3:2). 

Os traços do caráter de Cristo

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Fp 2:5-8) 

Uma atitude de servo

“O filho do homem veio para servir e não para ser servido” (Mc 10:45). Jesus pegou homens de caráter difícil para discipulá-los e os transformou em homens de influência que impactaram o mundo. 

Um espírito humilde

“... humilhou-se a si mesmo...” (Fp 2:8). Jesus tornou-Se um de nós para que pudéssemos nos tornar um nEle. Ser humilde de espírito aponta para a completa ausência de orgulho pessoal, de segurança própria e autodependência. 

A formação do caráter no deserto 

Todos os grandes homens de Deus foram provados no deserto. O deserto é um tempo de pressão, solidão, quebrantamento. O deserto é um lugar de forjar o caráter. O deserto é uma fase em nossas vidas que Deus permite para que o nosso homem interior amadureça e tenha um profundo relacionamento com Ele em quebrantamento. 

Conclusão 

Nós que almejamos ser líderes de êxito, necessitamos ter um bom caráter, uma boa conduta, um alto nível de vida espiritual. 

Termos o caráter do Reino é a única forma de sermos do Reino. A santidade descreve o caráter de Deus e o código da conduta do cristão. Um líder de caráter é alguém que recebeu o caráter de Jesus Cristo. 

O bom caráter é uma joia de valor, é uma pedra preciosa (Pv 1:8-10; 2:21). O Reino há de se instalar nas nossas vidas através de uma revolução. Que Deus encontre sempre em nós um caráter aprovado. 

Apóstola Marita Terra Nova