A honra virá pela transformação da mente

on . Posted in Estudos para Pastores

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”  (Romanos 12:1-2) 

Quando buscamos a presença de Deus, agradamos o Seu coração e a partir daí Deus passa a satisfazer o desejo do nosso coração e nos realizamos nEle. Todos nós queremos, desejamos e precisamos ter de Deus uma resposta, e esse é o nosso desejo como filhos dEle. Ele, o Senhor, sempre tem para nós além do que pensamos, porque jamais esquece de abençoar Seus filhos. Porém, para isso acontecer, precisamos sempre estar onde Deus está. E, para isso, é preciso voltar aos princípios, ao chamado do Pai, como sacerdotes que somos. 

Deus estabelece princípios para que os Seus manifestos, as Suas bênçãos nos alcancem. Ele tem promessas para cada um de nós. Mas, para experimentarmos delas, precisamos permitir que Deus atravesse o nosso destino e controle a nossa história, nosso destino, já que queremos ser abençoados por Ele. Deus é um Deus de aliança. E sempre está pronto para nos abençoar. 

Aqueles que O honram, também, por Ele, são honrados. Os que honram ao Senhor são exaltados na Terra dos viventes. À medida que eu honrar a Deus com toda minha força, com todo meu coração, permitindo ser mergulhado na mente, passarei a ter a mente de Cristo, ou seja, terei uma mente ungida! 

E um dos princípios para que as coisas aconteçam em nossas vidas é ter a mente de Cristo. Quando temos a mente de Cristo, então, tudo o que desejamos torna-se possível, as impossibilidades desmoronam e se tornam em nada diante da Palavra de Deus. “Tudo é possível ao que crê” (Filipenses 4:13). Em Romanos 12, lemos que é preciso prestar a Deus um culto racional, onde a mente, o raciocínio entra em atividade. Isso fala que na vida cristã não se pode deixar de lado a condição humana de pensar, raciocinar. Porém, temos que fazê-lo com a mente ungida, que é a mente de Cristo. Logo, tudo, tudo será possível, nos favorecerá, quando houver uma aliança (fusão) entre mente de Cristo e mente do homem. 

Deus quer que as nossas mentes sejam transformadas, é o que diz em Romanos 12:1,2. O propósito de Deus em termos a mente transformada é experimentarmos a Sua boa, perfeita e agradável vontade. Muitos querem as honrarias do Reino, mas não cumprem as condições para que isso aconteça. Não aprendeu, por isso não conhece, ou simplesmente não quer reconhecer que o caminho da honra é caminho de realizações e rota do êxito. 

A nossa postura é para que, como Igreja, apresentemo-nos como Deus exige que seja. Temos a consciência de que conhecemos a Deus, por isso devemos entender que ter de Deus é uma circunstância de ser de Deus. 

Deus vela pela Sua aliança para conosco. Honrar é um princípio, não é escolha ou preferência, é uma condição: “A quem honra, honra!”.  Seremos honrados quando O honrarmos com a nossa mente transformada. Ter uma mente transformada é fator determinante para que as bênçãos de Deus venham sobre nós. 

Permitir-se ser transformado na mente é você dar permissão a Deus atuar na sua direção, interferindo em sua vida para mudança de destino. E ter o destino mudado em áreas específicas é o que mais desejamos. Porém, a nossa mente decide diariamente direções a serem tomadas e essas decisões estabelecem conquistas ou fracassos! 

Honrar ao Senhor em culto racional. Todo aquele que honra ao Senhor também é honrado na Terra. O que exalta o Senhor também será exaltado com o nome engrandecido. “Abraão, engrandecerei o teu nome!” 

É preciso ter o desejo de ser transformado a partir do desejo que nasce no coração de Deus. Não podemos viver neste século como se fôssemos cidadãos comuns. Deus quer abençoar-nos, mas precisamos romper com os padrões que o mundo nos oferece. Romper com esses padrões fala de ir contra a cultura do que nos é proposto. 

O mundo diz que não precisamos ser dedicados às coisas divinas, podemos ser ‘livres’. Mas a Palavra diz: Não se conforme com este século, com este mundo. Mas transforme-o porque você já tem uma mente transformada. Isso, sim, é ser livre! 

A verdadeira liberdade está em Deus, em ter a mente de Cristo. Ter a mente de Cristo é remover a mente humana e receber uma mente divina, e uma mente divina é uma mente que honra a Deus. 

Claro que não é fácil honrar porque requer, muitas vezes, uma ação de autoanulação a fim de que Deus ou homens sejam honrados. Porém, quando honramos uma autoridade, temos recompensa, porque estamos honrando a Deus. Para isso, não vale avaliar se essa pessoa é ou não merecedora de honra, o princípio é honrar! “Honra teu pai e tua mãe...” Esse princípio de honra tem recompensa, tem salário. E só honra quem tem uma mente transformada! 

O Apóstolo Paulo brada e fica claro que ele está chamando a atenção dos irmãos que comungam a mesma fé. Pede que a nossa mente seja transformada para que possamos entender as promessas de Deus e, assim, experimentarmos a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável. 

Ter a mente de Cristo é o único modelo que nos possibilita honrar a Deus compreendendo que Ele é Senhor do Universo. É princípio! E a paga de Deus é experimentar! 

Temos aprendido que a unção que honramos é nela que prosperamos. Então, honre a sua liderança. Honre a Deus e aos seus irmãos. Esta uma ordem divina: que vivamos em união. Viver em união fala de honra, pois quando vivemos em unidade, honramos uns aos outros, unimo-nos na direção da honra. 

Embora não seja fácil honrar a Deus e aos homens, é possível por causa da mente de Cristo sobre a nossa mente. Isso fala de absorver, sobretudo, o que é próprio dEle, as características divinas em nós. 

O homem é o resultado daquilo que está dentro da sua mente. Daí o clamor de Deus para nós: mudar a nossa forma de pensar para que nosso comportamento seja diferente. 

A forma de saber se a mente está sendo ou não transformada é ver quais os resultados que você tem tido a partir das suas ações e comportamentos. Se você quer ter resultados diferentes, precisa ter atitudes diferentes. 

Como a mente traz resultado para tudo, então, o que ocupar a sua mente, é nisso que você se tornará e o que você gerará. Se a sua mente está cheia de Cristo, você terá atos divinos. 

Se você tiver construções humanas, seus resultados serão humanos. Se você tiver construções divinas, seus resultados serão divinos. 

Deus quer abençoar a sua vida, mas, para isso, você precisa ter atos divinos, e ter atos divinos é inerente ao homem que tem mente transformada. Deus não quer que tenhamos os mesmos resultados. 

Pergunte-se: Do que eu estou cheio? Do que você está cheio sinaliza o que você será. Se é de honra e de milagre que você precisa, então se preencha de honra a Deus e aos seus irmãos. 

Quem não se permite ser alcançado na mente também não alcança êxito. É preciso ter cuidado com tudo o que pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. 

Deus quer você de volta ao lugar da adoração, o lugar da honra ao Pai. Você precisa entender que, como cidadão dos Céus, você precisa cuidar de tudo o que ocupa o seu pensamento, a sua mente. 

Quem você é? Deus o conhece e está interessado em seus pensamentos, deseja que você transicione a sua mente pela quantidade de Cristo em você. Quanto mais de Deus em minha mente, mais de Deus a minha mente será! 

Ele quer honrá-lo, mas, antes, você precisa honrá-LO. Quem honra a Deus segue princípio. E quem segue princípio é honrado por Deus e experimenta milagres, sinais, prodígios e maravilhas. Então, tudo o que você construir dará resultados satisfatórios, porque a sua mente pertence a Cristo, está construída na direção de Deus. Aí experimentará a vontade do Pai que é boa, perfeita e agradável. 

Apóstolos Elionaldo e Geruza Costa