Vencendo o deserto Parte Final

on . Posted in Estudos para Pastores

Vimos, na primeira parte deste estudo, que o deserto é um lugar especial no coração de Deus e, não há um filho Seu que ainda não tenha passado por essa situação. Deserto não é sinônimo de derrota para ninguém que tem o chamado de Deus. Deserto é lugar de formação de caráter, formação de propósitos e objetivos. Quando Deus leva um filho para o deserto, Ele não tem uma visão circunstancial; Ele sempre tem em mente o resultado que quer produzir.

E, para enfrentar o deserto, Deus quer lhe dar algumas percepções. Vimos algumas delas na primeira parte: 1. Quando somos filhos de Deus, quem nos coloca no deserto é o próprio Deus. 2. O deserto é um lugar que Deus escolheu para sermos provados e aprovados. 3. Existe um elemento que o ajuda a vencer o deserto: jejum. 4. O inimigo sempre atacará com grandes ardis quando você estiver próximo da vitória. 5. O inimigo o atacará quando perceber que você está profundamente desejoso ou extremamente necessitado.

Veja agora outras percepções que o Senhor quer lhe dar para você vencer o deserto:

6. O deserto é um lugar de forjar a identidade

Só vence no deserto quem sabe quem é. Se você vive na eterna dúvida se é crente ou não, se é líder ou não, se é amado ou não, se é próspero ou não, o seu deserto será aumentado. Deserto é lugar de forjar identidade. Se você sabe que é filho de Deus no deserto, você o é em qualquer lugar; você não negocia a sua identidade.

7. O deserto é o lugar de provar as intenções, os objetivos e os valores

No deserto, o diabo diz: transforme pedra em pão; precipite-se daqui abaixo; prostre-se me adorando e eu lhe darei as riquezas desta terra. Há muito crente, infelizmente, negociando a sua autoridade, deixando que sua vida seja desvalorizada. Você é valoroso!

Há pessoas que trocam sua vida espiritual pela primeira oportunidade de fama, por outras prioridades. Se você troca o Reino de Deus por este mundo, o próximo passo é perecer no deserto. No deserto, os seus valores são provados. Se o Reino de Deus é prioridade em sua vida, no momento do deserto, há de ser em qualquer situação.

O diabo quer reivindicar muita coisa de você, quer rendição total. Mas você precisa entender que quando você se rende ao pecado ou ao diabo em alguma situação, você rende a você, rende tudo o que você tem e rende tudo que você poderá conquistar. É um comprometimento tão profundo que não vale a pena. Então, a sua atitude deve estar voltada para o diabo? Não! Para a tentação? Não! Para Deus? Sim, ainda que lhe custe a vida.

8. Você determina o tempo do seu deserto

O comportamento determina o tempo no deserto. Diante de Deus, tudo na vida tem um tempo cronometrado, porque o Senhor é o Dono do tempo em nossa vida. Deus falou para Moisés que percorreria o caminho do deserto por três dias com os hebreus, o que não aconteceu por causa da murmuração do povo. Todo deserto é cronometrado, tem um tempo certo, uma duração. Confie em Deus, porque os tempos se cumprirão. Você pisará em Canaã.

Determine que nem um dia a mais você passará no deserto por sua conta, ou por causa da atitude do seu coração. O deserto de Jesus era de 40 dias e Ele o cumpriu exatamente. Então, sua atitude determinará o tempo que você passará no deserto.

10. Todo deserto tem um fim

Não existe deserto infinito. A única coisa infinita nesta vida é a eternidade, que está nas mãos de Deus. Tudo tem limites. Deserto tem limite e o fim de deserto na vida de filho de Deus é terra que mana leite e mel. Ora, quando você entrar no deserto, não deverá ter os olhos fixos nos problemas do deserto, mas em Canaã. Na vida de filho de Deus, deserto é lugar de passagem. A Bíblia diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23)

11. A sua boca determina o tamanho do seu deserto

A confissão determinará o tamanho do deserto. Então, o que você precisa fazer é confessar a Palavra de Deus. Se você não tem forças, vá ao seu discipulador, conte a situação e peça que ele lhe indique os textos bíblicos para que sua fé seja fortalecida. Jesus confessou a Palavra e venceu. Siga também o exemplo do Mestre.

12. O deserto é um lugar solitário

Moisés tinha um povo imenso no deserto, mas se sentia sozinho. No deserto, Deus trata com você. Se você tentar cortar caminho, Deus fechará a porta, porque você precisa sair do deserto como vencedor, como aquele que buscou em Deus os seus recursos. Às vezes, você procurará pessoas para solucionar os seus problemas e não as encontrará. É Deus fechando as portas para você aprender a procurar por Ele. É Deus quem você deve achar.

Você é filho de Deus e é o Pai quem envia os recursos para você. “Deus é o seu refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia.” (Salmos 46:1). Não queira levar outras pessoas para o seu deserto. Vá só, o tratamento é seu. É com você que Deus quer tratar; é seu caráter que Ele quer forjar; é sua carnalidade que Ele quer remover.

Todo deserto que nos leva a um encontro com Deus vale a pena. Não sei o que o está afligindo, não sei qual o seu deserto, mas tenho certeza de que o final disso é você conhecer um Deus maravilhoso. Deus lhe mostrará onde quer tratá-lo, porque Ele o criou para o louvor da Sua glória. O deserto que você está é um lugar solitário, não coloque a culpa em ninguém, olhe para Deus.

Você está passando por um deserto? O lugar da direção é em Deus. Jó entrou num grande deserto e no final, ele pôde dizer: Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem. No final do deserto de Jesus, os anjos vieram e o serviram. Se você é filho de Deus, o final desse deserto é você ver a Deus em Sua glória e ser servido por anjos.

Veja o seu deserto e saiba que, a partir de agora, você pode caminhar pelos Princípios de Deus e da Sua Palavra e ter a certeza de que nada na vida de um filho de Deus vem por acaso, há um propósito. No deserto, você terá um encontro com o Senhor da vida e o final do seu deserto é a terra de Canaã. Deserto na vida de crente é encontrar-se com o Senhor da vida, Jesus Cristo. Deserto não é um lugar agradável. Não estamos fazendo apologia a deserto, mas temos a convicção de que filho de Deus vence onde quer que ele esteja, porque é filho de Deus.

Há formas de vencer o deserto. O deserto financeiro se vence com fé e fidelidade, com dízimos e ofertas. O deserto emocional se vence com amor. O deserto familiar se vence com amor, compreensão e renúncia. O deserto que Deus não colocou na sua vida se vence com arrependimento, esse é o deserto que Deus não estabeleceu para nós, é o deserto que o diabo e que nós procuramos, que o nosso erro causou... Esse deserto se vence com confissão e arrependimento.

O deserto do vazio do coração se vence com a presença de Deus. O deserto dos traumas se vence com a cura que vem da Cruz de Cristo. O deserto da rejeição se vence com aceitação. O deserto da mágoa se vence com perdão; não é simplesmente uma decisão de perdoar ou não, é de vencer o deserto ou não vencer, de prolongar o deserto ou não; perdoe! Perdoe primeiro com a força do mandamento, porque depois virá o perdão com a força do sentimento. Persista! Siga firme! Não desista, porque a vitória é para aqueles que persistem. E, uma vitória real se constrói com Jesus.

Apóstolo Marcel Alexandre