A Força da Comunicação

on . Posted in Estudos para Pastores

A comunicação está a nosso dispor, vivemos com todas as facilidades da era digital. Mas, que comunicação é essa? Falar demais é se comunicar bem? 

A comunicação é extensa, possui uma força inimaginável. Podemos alcançar quem está do outro lado do mundo pela comunicação. E dentro desse universo poderoso, as formas de se comunicar são variadas: profundas, rasas, construtivas, destrutivas, simples, complexas, prolixas, exatas, qualitativas, quantitativas, claras, confusas, técnicas, abstratas. Cada forma de comunicação tem um significado que pode ou não alcançar o seu objetivo. 

1. Palavras

“A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Provérbios 18:21) 

Comunicamo-nos mais claramente através das palavras, mas não somos limitados às palavras; a comunicação vai além. Palavras contêm vida ou morte, coragem ou medo, vitória ou derrota, alegria ou tristeza. Palavras possuem um poder muito forte, portanto podem nos afastar ou nos aproximar das pessoas. 

Deus formou o mundo pela Palavra (Gênesis 1). Em João 1, Jesus é o Verbo, a Palavra. O poder da palavra construiu tudo, inclusive o homem e a mulher, dotados da palavra, do poder de se comunicar entre si, com Deus e com todos os animais. Nossas palavras podem fazer nascer um mundo do caos, como podem fazer do mundo um caos. 

Dependemos das palavras! Palavras estão em toda a parte. Livros, revistas, sites, redes sociais, jornais, outdoor... Variando de forma e conteúdo, o objetivo é sempre o mesmo: comunicar, gerar sensações, despertar desejos, mudar hábitos, massificar estilos, conceituar o que há de novo no mercado, apresentar produtos e serviços... Ao mesmo tempo que é fragmentária é complicada. Contudo, o que as palavras podem produzir em nós geram efeitos eternos. 

A Bíblia diz que se com a boca confessarmos que Jesus é o Cristo, alcançamos a vida eterna. Uma eternidade conquistada através da palavra de confissão. Nossas palavras, quando expressadas corretamente, aproximam-nos de Deus e das pessoas. 

2. Olhar

“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.” (Mateus 6:22) 

O olhar é uma forma muito expressiva da comunicação. A Bíblia atribui aos olhos uma grande responsabilidade: a luz; eles são candeia. Com certeza, em algum momento da vida, você foi marcada por uma imagem. E, de forma rápida e intensa, um impacto foi causado em suas emoções, despertando sentimentos e lembranças que você guarda até hoje. 

Um olhar pode comunicar mais fortemente aquilo que as palavras não conseguem expressar ou que o outro não está preparado para ouvir, além de expressar atenção. Foi assim que Jesus procedeu com Pedro, quando este O negava diante dos homens. “Mas Pedro respondeu: Homem, não sei o que dizes... Virando-se o Senhor, olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito... E, havendo saído, chorou amargamente.” (Lucas 22:60-62). Aquele olhar levou Pedro ao arrependimento e a produzir frutos no Reino. 

Jesus, naquele momento de dor, mostrou a Pedro, que se importava com ele, apesar de sua atitude errada. Eu amo ler Provérbios 15:3. “Os olhos de Deus estão em todo lugar...”. Sei que o Pai nos olha para que tenhamos cuidado de olhar na Sua direção e registrar imagens que nos marquem positivamente e nos curem tão profundamente, fazendo do fracasso do passado uma história com a qual podemos aprender para não repetir os mesmos erros. 

3. Toque

“E traziam-lhe também meninos, para que lhes tocasse...” (Lucas 18:15) 

O toque expressa amor, carinho, respeito, como também pode expressar desrespeito, desafeto. Os hebreus conheciam essa força da comunicação, e levavam seus filhos para serem tocados por Jesus, através da imposição de mãos. E quando os discípulos quiseram impedir, o Senhor os repreendeu, pois sabia a necessidade que temos de receber o toque como expressão de amor. Há momentos que não temos palavras e não conseguimos sequer olhar o outro, mas um toque pode expressar exatamente a comunicação que queremos transmitir ou receber, compreendendo qual a mensagem que querem transmitir naquele momento específico. 

O toque é uma fonte inesgotável de expressar o que sentimos. Podemos ser renovados a partir de um carinho, um aperto de mão, um afago, um abraço, um beijo. Um toque penetra a alma, muda nossas atitudes, alegra o nosso dia. O toque informa o que as palavras não dizem e o olhar não conseguiu expressar. 

4. Gestos

“E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá.” (II Reis 4:9,10) 

Gestos comunicam e expressam sentimentos. Um gesto carinhoso na direção de quem amamos ou mesmo de quem não conhecemos pode alcançar uma vida no mais profundo do seu ser. Isso é tão verdade, que o gesto de Jesus ter decidido morrer na Cruz pela humanidade resultou em vida a mim e a você. 

O gesto da mulher em se preocupar com o profeta e pedir ao marido para construir um quarto, resultou em muitos benefícios para si e para toda a família. Tenha gestos de amor para com as pessoas, independente de. Você nunca saberá o que Deus pode trazer como recompensas sobre sua vida por conta de seus gestos de amor. 

5. Sons

“Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem seus sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?” (I Coríntios 14:7) 

Os sons têm muita expressão. Observe que as músicas, através da melodia e não apenas das palavras, levam-nos a sensações de paz, amor, refrigério, assim como algumas também causam inquietude, impaciência. 

Sons comunicam o que queremos expressar, mas o outro só entenderá se estiver afinado a você. Então, na importância da comunicação, o que vale é se fazer compreender e corresponder o poder de compreensão do outro, se utilizando das ferramentas que Deus já nos deu. 

6. Silêncio

“Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Isaías 53:7) 

Há momentos em que as palavras não resolvem, o olhar não vai alcançar a dimensão do que se precisa, o toque é dispensado, os gestos não são aceitos, sons se tornam desnecessários, demonstrar determinados comportamentos não mudarão a situação, enfim, só nos resta o silêncio para comunicar o que queremos que o outro entenda. 

O silêncio é uma forma muito forte de expressar comunicação. Ele substitui longas explicações, enriquece a percepção da mensagem, fala pelo que pode ser lido no ar, grita sem emitir som nenhum e potencializa um momento para sempre. Foi assim que Jesus nos ensinou em Seu momento de silêncio, registrado em Isaías 53:7. 

Muitas vezes, não é fácil saber silenciar quando tudo parece gritar ao nosso redor. Mas o silêncio é uma sábia atitude para os momentos em que nada mais resolve. Ele comunica o que queremos e causa um impacto fenomenal quando as palavras já foram esgotadas e tudo o mais falhou. 

O silêncio pode, até mesmo, aumentar nossa potencialidade de comunicação, pois calar é um exercício que só é praticado por quem aprendeu a viver todas as fases da comunicação e, creia, pode incomodar e surtir maior efeito do que qualquer outra forma, quando empregado na hora certa. 

Todos nós precisamos saber nos comunicar, de forma que nossas palavras, sejam faladas, olhadas, tocadas, gesticuladas ou silenciadas, contanto que consigamos expressar o que queremos e também o que o outro precisa ouvir, saber e aprender. A comunicação verdadeira é aquela que produz aprendizado, completando o outro através da mensagem que recebe. É sempre uma via de mão dupla, com perguntas e respostas, com companheirismo e contradições, que quando somadas nos levam a uma dimensão maior. 

 

Pra. Francieme de Melo Lobato Costa
Diretora de Comunicação
MIR – Manaus/AM