Sendo construído por Deus Parte 2

on . Posted in Estudos para Crianças

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8) 

Desde que nascemos, estamos em processo de construção. Tudo o que aprendemos, durante toda a nossa vida, é matéria-prima dessa construção tão fantástica. Vimos que a base de uma construção é o seu alicerce. Se o alicerce for bem feito, com bom material, a construção está firme e suportará a tempestade, os ventos fortes. Mas se o alicerce for mal feito, se o material utilizado for ruim, a construção poderá vir abaixo no primeiro temporal. 

Vamos começar a ver como o nosso alicerce está sendo preparado? Temos um corpo físico, que, para estar forte e saudável, precisa de boa alimentação: frutas, verduras, legumes, proteínas (carnes, ovos, peixe), carboidratos (pão, macarrão), tudo na medida certa. Se exagerarmos no pão e não comermos frutas e legumes, prejudicaremos nossa saúde, ficaremos fracos e doentes. Precisamos também de higiene: tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas, pentear os cabelos, usar roupas limpas, etc.

Temos uma alma, que é a nossa mente, o lugar das nossas emoções, sentimentos, lembranças, e que precisa ser muito bem cuidada, para não vivermos tristes, mal-humorados, irritados, estressados. 

E temos um espírito, que deve estar, diretamente, ligado no Trono de Deus, cheio da vida de Deus. 

Fomos criados por Deus para sermos Sua morada, Sua casa, Seu templo vivo na terra, como está escrito em Efésios 2:22: “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” 

Agora imagine Deus morando em uma casa doente, fraca, suja, feia. Você gostaria de viver em uma casa assim? 

Então, vamos arrumar a nossa construção, ok? E vamos começar com a nossa alma, nossa mente, nossos pensamentos. O Apóstolo Paulo ensinou aos Efésios que precisamos cuidar das coisas que entram na nossa mente. Não podemos impedir um pensamento de surgir na nossa mente, mas podemos trabalhar para que nada de ruim entre nela. Ele diz que só deve ocupar a nossa mente o que é VERDADEIRO, HONESTO, JUSTO, PURO, AMÁVEL, DE BOA FAMA. 

Assim como o nosso corpo físico, para ser saudável, precisa de boa alimentação, higiene, exercícios, a nossa alma também precisa ser muito bem alimentada, para que os nossos pensamentos sejam bons e saudáveis. 

Para eu ter pensamentos VERDADEIROS, não posso deixar a MENTIRA fazer parte da minha vida; para ter pensamentos HONESTOS JUSTOS, PUROS, AMÁVEIS, não posso deixar DESONESTIDADE, IMORALIDDE, INJUSTIÇA e GROSSERIA fazerem parte da minha vida. 

Como? Vamos ver na próxima semana!