Aprendendo sobre HONRA Parte 3

on . Posted in Estudos para Crianças

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12)

“Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer.” (Provérbios 23:22)

Já vimos que honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo que a pessoa faz, mas antes de todo pelo que ela é. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país.

Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais mereçam ou não.

Deus nos exorta a honrar nosso pai e mãe. Ele dá tanta importância ao honrar os pais que incluiu esse princípio nos Dez Mandamentos (Êxodo 20:12) e novamente no Novo Testamento: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” e “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Efésios 6:1-3)

Você sabia que, durante a época do Velho Testamento, falar mal contra os pais ou revoltar-se contra as suas instruções podia levar à morte? Isso está escrito em Êxodo 21:15 e 17: “O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto...E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.”

Veja que interessante: Salomão, o homem mais sábio que já existiu, encorajou os filhos a respeitarem seus pais, como podemos ler em Provérbios 1:8: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.”

E como vamos honrar nossos pais?

Essa honra não está em palavras, mas na forma como nos comportamos, nas nossas atitudes para com os nossos pais. Não adiante dizer: "Eu te amo!", "Vocês são muito importantes para mim!", se as nossas atitudes não mostram isso.

1. Obedecer quando papai e mamãe mandam fazer ou não fazer alguma coisa;

2. Não responder de forma grosseira aos nossos pais;

3. Pedir a bênção ao sair, ao chegar, antes de dormir, etc;

4. Ajudar nas tarefas de casa (limpar, guardar os brinquedos, levar o lixo para fora, etc);

5. Ouvir as instruções dadas por eles;

6. Lembre-se de que quando eles disserem NÃO é NÃO, e SIM é SIM;

7. Não envergonhá-los na escola, na rua, na Igreja (Quando você se comporta mal em qualquer lugar, tira notas baixas, você envergonha seus pais).

E aí você pode pensar em muitas outras formas de honrar seus pais e alegrar o coração deles.

Tem mais uma coisinha superespecial: Esse mandamento traz consigo uma promessa de vida longa. O filho que honra seus pais tem vida longa na Terra e tudo lhe irá bem. Que tal?

Honra gera honra. Deus não vai trazer honra sobre quem não sabe obedecer.

Nem sempre é fácil e divertido honrar nossos pais, e, com certeza, não conseguiremos fazer isso sozinhos. Às vezes, ficamos chateados, não gostamos de algumas atitudes e determinações deles. Mas a nossa obediência agrada o coração de Deus. E nós precisamos pedir ao Espírito Santo, nosso Amigo, que nos ajude a viver o princípio da honra, amém?