Aprendendo sobre HONRA Parte 2

on . Posted in Estudos para Crianças

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7) 

“Ame ao senhor teu  Deus, de todo o teu coração, de toda atua alma e de todas as tuas forças.” (Deuteronômio 6:5) 

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.” (Mateus 22:37,38) 

Estamos aprendendo sobre honra. Já vimos que honra é respeito, é reconhecer a importância do outro, é reverência, consideração. E que o contrário de HONRA é DESONRA. Vimos, também, que em Romanos 13:7 o Senhor nos ensina a dar honra a alguém, a pessoas, não a coisas. Também aprendemos que devemos honrar, primeiro a Deus, como está escrito em Deuteronômio 6:5 e Mateus 22:37,38. 

E como vamos honrar a Deus? Se Deus não é uma pessoa, eu não O vejo, não ouço a Sua voz, como posso honrá-lO dessa forma? 

A Bíblia nos ensina isso. Vamos ver? 

1. Honramos a Deus quando respeitamos e valorizamos a Ele e aos seus ensinos   

Honra tem a ver com respeito, valorização, apreciação. Muitos deixam de honrar a Deus ou mesmo O desonram, quando tratam a Sua Palavra e a Sua presença em suas vidas como algo comum. Ou seja, dão aos ensinos da Palavra de Deus a mesma atenção que dão a um livro ou a uma aula normal, dão aos desejos da sua carne mais importância do que a presença do Espírito de Deus em suas vidas. Escolhem pecar satisfazendo a carne e entristecendo o Espírito. Ou mesmo não fazendo o que é errado, mas deixando de fazer o que Deus nos pede na Bíblia porque não são cobrados. 

Agindo assim, mostramos com nossas atitudes que não valorizamos a Deus e a Sua Palavra. Assim desonramos ou deixamos de honrar ao Senhor. Lembre-se que são os nossos frutos que mostram quem somos de verdade. Quer honrar a Deus? Valorize e respeite a Ele e aos Seus ensinos.  

2. Honramos a Deus quando não duvidamos DEle 

Nossa incredulidade e insegurança desonram a Deus, pois estamos, na prática, duvidando de Seus ensinos e Seu cuidado para com as nossas vidas. Quando duvidamos, estamos desagradando a Deus (Hebreus 11:1) e desonrando a Ele, pois estamos declarando que não temos a plena certeza de que Ele cumprirá o que falou. Quer honrar a Deus? Creia nEle e confie no Seu cuidado.  

3. Honramos a Deus quando damos graças em tudo 

O povo de Israel, durante seu período de peregrinação pelo deserto, desonrou e irritou Deus a ponto de Ele decidir que nenhum deles entraria na terra da promessa. A maneira como eles fizeram isso foi com as suas murmurações e reclamações. Quando entregamos nossa vida a Deus, sabemos que Ele passa a dirigir os nossos caminhos. Quando reclamamos ou murmuramos de coisas que acontecem na nossa vida, demonstramos nossa arrogância, egoísmo e ingratidão. 

A Bíblia não nos pede para dar graças por tudo, porque nem tudo é motivo de graças, mas diz “EM TUDO”. O dar graças em tudo mostra que conseguimos reconhecer a Deus em todos os nossos caminhos e que somos agradecidos por isso, pelo fato de Ele continuar sempre conosco como prometeu. 

Dar graças em tudo é o reconhecimento de que recebemos de Deus mais do que merecemos, merecíamos o inferno e Ele nos deu a Redenção. Quando damos graças em situações desagradáveis estamos declarando que as lutas e as aflições da vida aqui nunca tirarão a alegria da Salvação ou nos farão esquecer o favor de Deus revelado na pessoa de Jesus. Quer honrar a Deus? Dê graças em tudo (I Tessalonicenses 5:18).  

4. Honramos a Deus quando damos a Ele algo que nos custa (II Samuel 24:24)  

Muitos têm dedicado a Deus sobras de sua vida e quando não dão justificam falando que não sobrou (não sobra tempo para orar mais ou para fazer discípulos, não sobra dinheiro para primiciar e ofertar). 

Já vimos que honramos a Deus quando damos a Ele o primeiro lugar. Primiciar e fazer discípulos vão nos custar, talvez tenhamos que sacrificar algo que gostamos ou desejamos para isso, mas quando fazemos isso honramos a Deus. Quer honrar a Deus? Dê a Ele o seu melhor, mesmo que custe muito pra você.  

5. Honramos a Deus quando honramos as autoridades que Ele tem posto sobre a nossa vida (Mateus 10:41, Efésios 6:2,3) 

Quando honramos as autoridades religiosas (Líderes de Célula e Pastores), as autoridades civis (Presidente, Governador, Prefeito, Juiz, Delegado, etc.), os familiares (Pais e responsáveis legais) e sociais (Professores, etc.) estamos honrando a Deus. Quando desrespeitamos as autoridades desrespeitamos a Deus de maneira indireta, pois toda autoridade provem dEle (Romanos 13:1,2). 

Agindo assim deixamos de honrar a Deus e atraímos sobre nós condenação. Quer honrar a Deus? Dê honra as autoridades que Ele tem posto sobre a suavida.