Líder de Honra - Parte final

on . Posted in Estudos para os 12

Parte Final

 

Texto: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7)

Verdade Central: Ser um líder de honra é um chamado e um privilégio que recebemos de Deus, Aquele que nos capacita a viver a Sua vontade e o Seu propósito, confiando a nós o que Ele tem de mais precioso: as vidas.

Introdução: Como um líder de honra, é necessário compreender que, para ser honrado, você tem que ser forte, corajoso, viver acima das crises e lutar diariamente contra a carne para ser homem e mulher de Deus, independente de toda e qualquer situação.

O princípio da honra é um princípio que, quando cumprido e obedecido, alegra o coração de Deus e faz muito bem a quem recebe e a quem presta a honra, porque toda honra prestada é revertida como sementes de honra.

 

A hora do confronto

A hora do confronto sempre chega. Ela é necessária para que nos transformemos em um líder de honra, pois no caráter do líder de honra não cabe desajuste, desorganização na alma. Portanto, uma característica do líder de honra é enfrentar a hora do confronto, compreendendo a relevância desse momento para haver uma mudança genuína.

O líder de honra é um 12 maduro, que não abandona o líder ou o Pastor por causa de uma palavra de confronto. Antes, entende que, por mais que doa, o confronto é necessário e se transforma em semente para a cura. Os que se permitem ser confrontados, que decidem ouvir e obedecer, são curados. Na hora do confronto, Jesus olhou para os 12 e perguntou se eles teriam o mesmo comportamento dos discípulos, se também O abandonariam. Os 12 são líderes preparados para ouvir palavras de exortação, para ouvir palavra de orientação e para ouvir palavra de ajuste. Jesus sabia disso e queria que eles também aprendessem que estavam em outro nível.

 

A seleção do caráter dos 12

Não há como ser um líder de honra com um caráter tortuoso. Os 12 de Jesus foram homens selecionados. Diante de muitos seguidores, o Mestre escolheu 12 homens para andar lado a lado com Ele e receber do Seu caráter. Em meio a tantas situações que viveram e que ainda viveriam, Jesus sabia que apenas um deles iria traí-lO, Judas, o que se fez traidor. Quanto aos outros, permaneceriam firmes e cumpririam a missão de Apóstolos, de homens que mudariam as nações, a partir do Evangelho de Cristo.

Os 12 têm um caráter indesistível e é esse caráter que faz deles líderes de honra. Eles não desistem por causa de uma palavra, mesmo que seja dura; também não desistem diante de situações difíceis. Sabemos que, mesmo após a morte de Jesus, os 12 continuaram a missão que haviam recebido, enfrentando muitas lutas e dificuldades, inclusive pagando com a própria vida... Porém, permaneceram firmes e inabaláveis.

Em vida, eles não abandonaram o Messias, apesar de terem fraquejado em alguns momentos. Eles entenderam que o Líder Jesus tinha as palavras de vida eterna. O que precisamos entender é que o líder que está sobre nós, que está sobre os 12, também tem a Palavra de Vida Eterna, a Palavra de Jesus em sua boca, pois este não fala do que é próprio, mas de assuntos concernentes ao Reino.

 

Liderar sem perder o foco

Todo 12, todo líder de honra, gosta de seguir outro 12 e outro líder de honra que tem a unção de Deus sobre a sua vida. A unção, além de quebrar o jugo na vida das pessoas, também conduz ao foco certo, permite que o líder caminhe e lidere sem perder a direção.

Quando você é um líder de honra, caminha debaixo da unção, não perde o foco e não desiste em meio às intempéries da vida. E todos que não desistem e não perdem o foco são abençoados e honrados no território onde estão plantados. Os que desistem e perdem o foco não são abençoados, pois abandonam a unção e param no meio do caminho, antes de ver cumprida a bênção do Senhor em suas vidas e liderança. E este não foi o Modelo ensinado por Jesus. Ele, em tudo, foi indesistível e não perdeu o foco da missão que havia de cumprir.

No texto de João, Jesus nos dá uma lição. Ele ensina que precisamos aprender um pouco mais. Jesus olha os discípulos indo embora, vendo que mudaram o foco e se tornaram desistentes. Então, olha para os 12 na convicção de que estavam preparados para ouvir o discurso difícil, e pergunta se farão o mesmo.

 

Os 12 são líderes forjados

O líder de honra é forjado para vencer. Chegou a hora de levantar um exército de 12, líderes forjados, maduros. Assim, andaremos para frente e entraremos numa conquista e num mover sobrenatural. Toda a Igreja entrará num crescimento sem limites, porque atrás de cada líder, de cada 12, haverá equipes selecionadas, homens e mulheres dispostos a caminhar recebendo libertação e cura, e levando este mesmo mover para outras gerações que também serão libertas e curadas. Deus usará o seu caráter, líder de honra, para tocar em muitas vidas.

O discurso duro de Jesus, que fez com que a multidão O abandonasse, foi um discurso proposital. Jesus queria mexer na alma do povo, tanto que a Bíblia diz que os discípulos ficaram escandalizados, porque as palavras de Jesus foram confrontadoras. Há momentos em que não podemos ser muito brandos, porque corremos o risco de perder os verdadeiros, os que caminham conosco por convicção de chamada e não apenas por conveniência. É verdade que precisamos discernir e saber como tratar cada situação, mas há uma hora em que não podemos passar a mão na cabeça, senão perdemos toda a descendência. Lembre-se de que Jesus os confrontou, mas não os feriu, porque era Apascentador.

O verdadeiro líder tem em uma mão o cajado e, na outra, a vara. Vara e cajado consolidam e consolam, como diz o Salmo 23. O caráter nasce com vara e cajado. É na hora do confronto e do apascentamento, vara e cajado, que descobrimos quem quer continuar conosco ou desistir. Não se preocupe: haverá alguém com a voz correta para responder que quer permanecer, porque reconhece que você é seguidor do Messias. O líder de honra sabe que, apesar do confronto, virá o apascentamento, porque quem o chamou foi Jesus.

A chamada é para uma missão indesistível e para saber que somos dEle e para Ele. Você é o transporte do Deus Todo-Poderoso. Você é mais que discípulo, você é 12, você faz parte do Modelo de Jesus, portanto é indesistível, porque entende a posição que tem e que foi confiada pelo Senhor, Aquele que veio a esta Terra, deu a Sua vida e continua operando sinais, milagres, prodígios e maravilhas através dos 12, através de cada um que se dispõe a ser um líder de honra.