A Lei da Base Sólida - Sinais de líderes em perigo - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Parte 1

Texto: “Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte o seu caminho será conhecido.” (Provérbios 10:9)

Verdade Central: Sempre existem sinais de que um líder não está numa base sólida.

Introdução: A história de sucesso ou fracasso de um líder faz uma grande diferença para sua credibilidade. Tudo está na decisão tomada, na postura que o líder decide ter em relação ao êxito. Caminhamos debaixo do poder de decisão e normalmente temos a tendência de esquecermos o certo e irrompermos no que é errado.

Desde o ventre, Sansão foi escolhido por Deus como nazireu, ou seja, era um homem separado para o ministério. Porém, decidiu se desviar da rota que havia sido traçada para ele e teve, como estilo de vida, um padrão de comportamento negativo que só causou problemas, tanto em termos de relacionamento com Deus quanto na liderança do povo.

Durante a sua trajetória, envolveu-se em prostituição e foi dominado por este mal ao encontrar-se com Dalila. Como todo líder, Sansão teve tempo para voltar atrás, mas não o fez. Os capítulos 14 e 15 de Juízes detalham seu comportamento impetuoso e o fruto de seu caráter.

Nenhum líder se vê atado sem que primeiro tenha passado por sinais que indicassem que ele estava entrando em território perigoso. A questão é que, na maioria das vezes, os líderes não buscam ajuda no momento em que mais precisam dela. Satanás tem trabalhado no discipulado através da rebeldia, do orgulho, da vergonha, do medo, para impossibilitar e atar a liderança, impedindo-a de frutificar.

Quando os líderes dão início ao processo de erosão da base sólida da liderança em que se pode confiar, normalmente exibem pelo menos um dos sinais a seguir, indicando que estão em dificuldade. Tal como Sansão, os líderes com problemas tomam algumas atitudes que, no final, tornam-se desastrosas.

 

1. Deixam de enfrentar fraquezas de caráter muito claras

Sansão lutou com o problema de impureza sexual desde os primeiros anos de sua vida. Pelo fato de não tentar controlar seu desejo, isso sempre o levou a passar dos limites. Em vez de honrar a ordem de Deus de não casar com uma mulher estrangeira, ele pediu a seus pais uma mulher filisteia, justificando seu pedido com a frase “só desta me agrado.” (Jz 14:3). Mais tarde, ele dormiu com prostitutas. E sua destruição cabal veio como resultado de seu relacionamento com Dalila.

Todas as vezes que um líder deixa de reparar as falhas de seu caráter, elas se tornam piores. E as falhas, inevitavelmente, levam a uma espiral descendente que culmina com a destruição da base moral do líder.

Esse é um dos primeiros problemas que pode ser detectado: a prostituição. Ela pode ser demonstrada de diversas formas como: maneira de falar, estilo de se vestir, comportamento, ideias.

 

2. Fazem uso da mentira para preservarem a si mesmos

Quando as pessoas flertam com a desobediência, é comum vê-las usando a mentira para se proteger. Isto foi evidente na vida de Sansão. Ele gostava de usar enigmas para enganar as pessoas. Ao dar o passo final além da linha da obediência, tendo um caso com Dalila, Sansão passou à mentira declarada. Mentiu a Dalila três vezes sobre a origem da força que o protegia. Todas as vezes que um líder distorce a verdade, de qualquer forma, vemos um sinal de que ele está em perigo.

É assim que acontece com aqueles que relutam a autoridade de seu líder ao ouvirem: “Você está bem? Você tem certeza?”. Mentem para o discipulador descaradamente, afirmando que tudo vai bem, quando na realidade estão levando uma vida de fingimento, de máscaras, apenas enganando-se a si mesmos.

 

3. Agem impulsivamente

Vez por outra, Sansão mostrava sua impetuosidade. Escolheu sua esposa num impulso. Não considerou as possíveis consequências de lançar em enigma para os convidados de seu casamento ou de revelar a resposta à sua esposa filisteia. E mais de uma vez se viu no meio de uma batalha sangrenta como resultado de seu espírito impulsivo. Um líder incapaz de controlar seu temperamento é um perigo para si mesmo e para os outros.

Quando algo vai mal e o líder perde o controle, agindo por impulsividade, ele responde mal, trata com desrespeito as pessoas, seu líder e seus liderados, e quase nunca reconhece seus erros. E mesmo ao reconhecê-los, tem dificuldades em admiti-los. Dois versículos são bem apropriados para quem está nesse estágio de vida: “Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” (Provérbios 25: 28) e “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.” (Provérbios 16:32)