Onde investir as forças - Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

Texto:“Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e tudo te irá bem.” (Sl 128:2)

Verdade Central: É preciso descobrir onde eu estou investindo a minha força, a minha unção. Quando concentramos as nossas forças, fazemos isso em busca de um resultado. Não devemos concentrar as nossas forças em algo que não nos dê um resultado, que não nos traga um retorno.

Introdução: Nosso esforço é visto por Deus, principalmente, quando a nossa força é canalizada para o Reino e para Ele. Deus é Senhor para abençoar a obra das nossas mãos. O trabalho das nossas mãos tem uma recompensa da parte de Deus, porque todo trabalho tem um galardão. “...e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.” (I Coríntios 3:8).

 

O trabalho no espírito e na alma

Existe o trabalho no espírito e o trabalho na alma. Existe o trabalho realizado na força do braço e existe o trabalho na força do Senhor. O trabalho no espírito não dói, mas o trabalho da alma dói e quer a recompensa de alma. A alma quer a recompensa da alma, o salário da alma, o retorno da alma e a alegria da alma. O espírito quer a alegria que o espírito pode gozar se regozijando no Senhor.

A Bíblia fala do homem louco, que trabalhou na alma, pois só pensava em seus prazeres, em satisfazer os desejos da sua alma. Sabemos que o dia foi feito para o trabalho e a noite para o descanso. E, no período que seria para a alma daquele homem entrar em descanso, ele teve a alma reivindicada. “...esta noite pedirão a tua alma...” Noite, nesse texto, representa trevas. Esse homem tinha uma alma que se envolveu com as trevas, envolveu-se com situações incorretas.

 

A recompensa do trabalho na alma

A recompensa para os que trabalham para Deus, para o Reino e para o Trono é diferente da recompensa do trabalho da alma, da força do braço. O trabalho realizado pela alma busca regalias, busca o seu próprio interesse. Como filhos de Deus, é necessário que estejamos atentos para o trabalho que estamos desenvolvendo.

Será que podemos, como filhos de Deus, ter um tipo de trabalho envolvido com as trevas? Sim, quando deixamos que a alma se envolva muito mais que o espírito. Podemos, muitas vezes, trabalhar debaixo de uma recompensa errada. Por exemplo: quantos líderes trabalhariam com mais agilidade se ouvissem que até o final do ano, conseguindo 200 células, ganhariam um carro zero? Esse é um trabalho que busca recompensa para a alma, com a motivação errada. Trabalham por um estímulo errado, pelo estímulo que a alma requer, são escravos da alma.

O trabalho da alma leva para as trevas, e o trabalho do espírito leva à luz. As pessoas que trabalham pela alma não descansam, não têm paz, não têm alegria. Observe como o homem pensou que usufruiria o trabalho que havia realizado durante anos, mas não foi o que aconteceu. Haveria uma reivindicação da sua alma.

Cuidado com o trabalho do homem louco. Precisamos realizar um trabalho de forma sábia, ter uma motivação que nos dê uma alegria diferenciada: a alegria dos filhos de Deus. No ministério, quem trabalha pela motivação errada frustra-se e não alcança êxito. Há pessoas que colocam apenas a alma no que estão fazendo e trabalham apenas por estímulos, ou seja, pelos estímulos da alma.

 

A recompensa do trabalho no espírito

Em Deus, não há trevas e como Seus filhos não devemos trabalhar pelo salário errado, o salário da alma, pois somente o trabalho do espírito nos leva à luz. Vimos que as pessoas que trabalham pela alma não têm alegria, não há gozo em suas vidas, porque há uma reivindicação do trabalho, ou seja, estão investindo as suas forças de forma equivocada. Já o trabalho do espírito nos leva à luz, ao entendimento aberto. O trabalho no espírito traz salvação, alegria, amor, o Fruto do Espírito.

O trabalho das nossas mãos tem uma recompensa da parte de Deus, pois somos chamados e recompensados por Ele. O primeiro salário que recebemos da parte de Deus é a salvação. Passamos a trabalhar para Ele, porque Ele nos salvou. Jesus nos salvou pagando um alto preço, e, com a salvação, Ele nos dá alegria, paz, amor, prosperidade e tantas outras bênçãos. O Fruto do Espírito é o pagamento do nosso trabalho.

Aqueles que não compreendem essa verdade vivem insatisfeitos. O tempo todo estão murmurando, dizendo que não ganham nada, que não são reconhecidos na Igreja, pelo Pastor, pelo líder, pelas ovelhas. São como filhos ingratos, que não importa o quanto estão sendo abençoados, não param para reconhecer que iam para o inferno e agora foram escolhidos por Deus e mesmo assim ainda andam insatisfeitos.

 

Fazendo tudo para a glória de Deus

Para tudo há uma recompensa mediante o investimento das nossas forças. Portanto, não devemos perder tempo com projetos fúteis, que não trazem resultados. Nosso trabalho e nossas forças precisam estar concentrados em Deus, precisamos ser guiados por Ele. Não devemos fazer o trabalho do louco.

No momento, onde você está concentrando as suas forças? Qual tem sido a recompensa do seu trabalho? Qual tem sido a somatória do seu coração? Todo o seu trabalho deve ter o peso da glória de Deus, pois toda pessoa sábia trabalha por resultados, sabendo para quem trabalha e trabalha de forma organizada. “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens...” (Colossenses 3:23)

Faça tudo para a glória de Deus. “Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente” (Romanos 11:36). Trabalhe na certeza de que, quando o trabalho é realizado para Deus, ele não é em vão (I Coríntios 15:58).