Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12 - Parte 2

on . Posted in Estudos para os 12

Textos: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:46-47)

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:25)

Verdade Central: Todas as Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12 têm o objetivo de que não se perca o alvo da Visão: Levantar Famílias para Deus.

Introdução: Existem várias reuniões que julgamos importantes, dentro da Visão Celular no Modelo dos 12 e que você precisa ter conhecimento, para que ensine corretamente os seus líderes e liderados e cumpra com eficácia o objetivo de envolver a Família no Reino de Deus.

Na semana passada, vimos as Reuniões de Mentores, M12, Célula e Macrocélula. Hoje veremos as Reuniões das Redes, dos Cultos e do Fruto Fiel.

5. REUNIÃO DAS REDES

As Redes não são para reunir casais, homens, mulheres, solteiros, jovens, adolescentes, crianças. As Redes são para pescaria. Não podemos sair do foco e deixar de trazer visitantes para as Redes.

Na Rede da Família, cada Família deve trazer outra, trazer casais. Na Rede de Homens, cada homem deve trazer outro homem. Na Rede de Mulheres, cada mulher deve trazer uma mulher. Na Rede Juvenil, cada jovem deve trazer um jovem. Na Rede Isaque e Rebeca, cada solteiro deve trazer um solteiro. Na Rede de Crianças, cada criança deve trazer uma criança. Então, acontece a grande pescaria.

As Redes reúnem para fazer crescer o Ministério. Aquelas pessoas que, porventura, não conseguem ir às Células, mas conseguem ir às Redes, são alcançadas. É como o próprio nome diz: REDE. Rede é para grande pescaria, para uma pesca milagrosa.

Você sabe o que é colher, em cada Reunião de Rede, 100 pessoas em média? É maravilhoso! E se você está pensando que não lidera uma Rede, não há problema nisso, porque você já tem as suas estratégias de pescaria e de crescimento. Mas as Redes são para fazer crescer o Ministério.

 

6. REUNIÃO DOS CULTOS

Os Cultos são as reuniões de Família, as celebrações da Família. Nos Cultos de Celebração, a Família cultua unida. Mas, por que os Cultos são a reunião da Família? Porque, na maioria das vezes, as Equipes de 12, as Reuniões de Células e demais atividades são em dias e horários diferenciados, totalmente diferentes dos demais membros da Família.

Encontramos situações em que o marido é 12 de um líder que reúne na Terça-feira, e a esposa é 12 de uma líder que reúne na Quarta-feira. Eles saem em dias e horários diferenciados para a Reunião de M12 e para as Reuniões de Célula que lideram... Isso não é bom para a Família. É por isso que é tão importante a família estar reunida no Templo, nos Cultos de Celebração.

 

7. REUNIÃO DO FRUTO FIEL

O Fruto Fiel é a Reunião da Honra. O Fruto Fiel é o discípulo honrando o líder, o líder de Célula honrando o seu líder de 12, aquele que é 12 honrando o seu Pastor, o Pastor honrando o seu Pastor ou o seu Apóstolo. É uma cadeia de Honra.

O Fruto Fiel reúne, de forma indistinta, todos os que estão debaixo das suas Gerações, Macrocélulas e Discipulado. São apresentados a Deus todos os que eram ovelhas de Quedar e rebanho de Nebaiote, como está escrito em Isaías 60:7. “Todas as ovelhas de Quedar se congregarão a ti; os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu Altar, e eu glorificarei a casa da minha glória.” Quando eles se apresentam, tornam a Casa do Senhor ainda mais gloriosa do que já é. Por isso, é o Fruto da Honra.

O Fruto Fiel é a demonstração de que a Visão que está debaixo do seu cajado funciona. Você traz todos e o seu líder é honrado com você. O Fruto Fiel é uma prestação de contas do que você está fazendo com a Visão e na Visão.

O ato de reunir os discípulos e trazê-los para o Fruto Fiel representa que você está mostrando as vidas que o Senhor tem lhe confiado e que você está cuidando e multiplicando, debaixo da confiança que o seu líder depositou em você. É como a Parábola do Talento: um multiplicou, o outro escondeu e o outro enterrou. Na liderança, encontramos líderes com uma dessas três características.

Não se surpreenda se, no dia do Fruto Fiel, você ouvir conversas como: “Eu tenho muito mais, não sei por que eles não vieram.” Isso é comum. Também, não se surpreenda se no dia do Fruto Fiel, o ônibus quebrar, furar pneu... Todos os que entendem a Visão de Honra comparecem para honrar o líder no dia da apresentação do Fruto Fiel.

Se o líder ensinou que é importante participar do Fruto Fiel porque é um dia de celebração e adoração a Deus, eles comparecem. Há uma promessa para os que participam do Fruto Fiel: serão desatados sobremaneira. João 15 diz que quando o fruto aparecer, será multiplicado. Então, todos multiplicam só por estarem cumprindo a honra.

O Fruto Fiel é um teste de caráter. Engana-se o líder que pensa que no dia do Fruto Fiel não precisa mais convidar seus discípulos, porque eles virão sem nenhum estímulo. Isso não é verdade, pelo menos não na totalidade. É verdade que unção é derramada, mas isso não significa que você não mais fará a sua parte, como líder.

Você precisa ser responsável, ir atrás, ligar, chamar, criar estratégias, mostrar aos discípulos a importância de eles estarem com você no Fruto Fiel.

Unção de líder não funciona como resultado na vida de discípulos. Unção de líder é de líder. Não pense que se você insistir muito com o discípulo, você estará estressando-o. Lembre-se de que Fruto Fiel é um teste de caráter para você e para ele, para líder e para liderado.

No Fruto Fiel, o líder e o discípulo são provados no coração e testados na submissão. Se o Ministério tem uma Visão, líder e liderado, compreendendo ou não, precisam ser testados e aprovados no coração e na submissão.

No dia do Fruto Fiel, faça uma grande movimentação para trazer todos os que estão debaixo da sua liderança. Faça desse momento um momento de grande celebração.