Discipuladores, líderes de multidões

on . Posted in Estudos para os 12

Discipuladores, líderes de multidões

Texto: “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.” (João 13:13)

Verdade Central: Somos escolhidos por Deus para sermos discipuladores, líderes de multidões. Existe uma responsabilidade sobre nós da parte de Deus, de sermos cooperadores do acréscimo do Seu Reino que não terá fim.

Introdução: Deus nos escolheu para cumprirmos o Seu chamado. Devemos ter a certeza e a convicção de que aquilo que estamos ensinando seja vivido antes por nós. Assim, seremos a reprodução fiel de Jesus, nosso Discipulador Maior.

 

Discipuladores modelos

Como discipuladores, temos uma tarefa importantíssima: ser a imagem de Jesus, pois dessa maneira podemos instruir verdadeiramente nossos discípulos. “Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?” (Mateus 10:25)

No mundo hodierno, podemos ser modelo e expressar o verdadeiro testemunho de alguém que vive conforme a Palavra de Deus. “O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.” (Lucas 6:40)

É função do discipulador, do líder, fazer com que outros creiam em Jesus. Mas, não apenas crer, é preciso, também, levá-los a permanecer na Palavra. Somente quando permanecemos na Palavra, cumprindo-a, é que podemos dizer que somos discípulos de Jesus. “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.” (João 8:31)

 

Discipuladores que atraem multidões

Somos avivalistas e avivados para atrair uma multidão, mas, para isso, precisamos ter a visão de nações (Mateus 28:19). Em todos estes anos de Visão Celular no Modelo dos 12, temos aprendido que não temos o direito de fazer discípulos para nós. A ordem precípua é gerar discípulos para Deus. Todos nós somos discípulos de Jesus Cristo, por isso, em tudo, devemos imitá-lO.

Em I Coríntios 11:1, vemos Paulo, o líder, dizendo que os discípulos poderiam imitá-lo porque ele imitava Cristo. Logo, nós precisamos ser discipuladores dignos de ser imitados por nossos discípulos. Temos que ser líderes que imitam Jesus; é necessário ter uma vida de intimidade com Ele, saber como Ele agiria em certas situações ou circunstâncias da vida.

Quanto mais perto de Deus, mais próximos do Reino. Quando entramos em Jesus, Jesus entra em nós. Quanto mais perto do Pai, mais intimidade adquirimos com o Seu Filho Jesus. Quanto mais perto de Deus, mais sabedoria para lidar com situações aparentes, para saber conviver com nossos irmãos, o que nem sempre é muito fácil.

 

Discipuladores de avivamento

Verdade é que alguns encontram dificuldades para gestar um relacionamento saudável e amigável com o outro. Daí a nossa necessidade de estarmos nEle sempre e sempre, para alcançarmos vitória em tudo. Como discipuladores responsáveis por um tremendo avivamento, não podemos caminhar com pendências.

Pela razão de Jesus ter nos resgatado das trevas, somos responsáveis por um tremendo avivamento. Somos chamados filhos do Reino, servos do Altar, que amam ao Senhor Deus, o Todo-Poderoso, e sabem chegar até Ele com o coração quebrantado e uma alma livre.

Tudo o que precisamos fazer é deixar Deus participar da nossa história, transformar nossa vida. Deus não deseja que Seus filhos vivam como se fossem meros religiosos, somente para dar satisfações e não viverem, de verdade, a vida cristã, como manda os princípios da Palavra.

 

Estabelecendo o Reino de Deus

Deus conta com um povo, com homens e mulheres que desejam ver o Reino sendo estabelecido, que têm fome e sede do Altar, da Casa do Senhor, que vivem de maneira íntegra.

Quando Deus olhar para sua vida, precisa ver um filho que tem a vida estabelecida no caráter do Reino. Se alguém entra na geografia de Jesus, essa pessoa não sai com a mesma mentalidade; sairá, sim, ajustada para que todos vejam que na sua vida a referência agora é o Reino de Deus.

Para estabelecer o Reino de Deus, precisamos permitir que o Senhor toque no mais profundo de nossa alma, para termos a vida transformada como aconteceu com tantos homens e mulheres da Bíblia que estavam desacreditados e obtiveram êxito. Seria até injusto citar alguns e esquecer outros.

A Bíblia diz que quando somos alcançados por Jesus, tudo muda. Temos essa garantia da parte do Pai. Nossa identidade é mudada, o que representa que o Senhor arranca de nós tudo aquilo que nos faz inconstantes. Ele remove o medo, a ansiedade, as neuroses e as inseguranças.

Como discipuladores, líderes avivalistas, como homens e mulheres usados por Deus para atrair uma multidão, necessitamos caminhar 100% na dependência do Pai para estabelecermos o Seu Reino na Terra.

Todos que estiverem debaixo da nossa cobertura, crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres, famílias inteiras, vão se converter ao Senhor e reconhecer que só Ele é Salvador, através de nossas vidas.

Precisamos estar preparados para que todos recebam no mesmo nível que recebemos de Jesus. Não podemos mais ficar calados, precisamos agir com a mesma força da Igreja Primitiva, líderes que não se calaram, antes divulgaram o Reino e anunciaram a ressurreição. E continuaram seus ministérios.

O Senhor também nos usará como discipuladores avivalistas, ganhadores de multidões. Faremos jus à salvação que nos foi entregue por Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele redimiu nossas vidas, alcançou-nos para que possamos proclamar que o Reino de Deus chegou a todo lugar.

Nós seremos usados para alcançar também as nações da Terra. Deus conta conosco porque somos capazes nEle.