O Brasil mergulhado na Maturidade

on .

O 14º Congresso Internacional de Resgate da Nação realizado em Porto Seguro (BA), de 18 a 22 de Abril, conduziu a Igreja ao desafio de mergulhar no tempo da maturidade. No Útero da Nação, estavam representados os 26 estados da Federação e o Distrito Federal, e sete nações: Portugal, Suriname, Peru, Bolívia, Canadá, Israel e Estados Unidos.

Depois de 13 anos, o Congresso surpreendeu mais uma vez. A Igreja que se reuniu na terra do descobrimento anualmente em fidelidade a esse projeto de Redenção pôde testemunhar a importância profética do evento e a excelência com que todas as coisas são realizadas.

As equipes de dança e louvor sempre são um espetáculo à parte. Não apenas a paixão e a intensidade com que celebram e adoram, mas a criatividade tem sido também uma marca constante. Prova disso foram as belíssimas coreografias e a excelência musical do coral e orquestra apresentadas todos os dias.

Cada reunião realizada na Tenda do Avivamento, tanto pela manhã quanto à noite, contou com a introdução de nobres anfitriões: Apóstolos Luís e Regina Vasconcelos, Apóstolos Wellington e Varlinda Galdino, Apóstolos Robson e Neliana Mendonça e Apóstola Dejanira Vieira.

Os levitas e ministradores foram instrumentos de Deus para derramar sobre os mais de 12 mil congressistas a glória do Senhor. O que dizer do momento em que o Apóstolo Gilmar Britto conduziu a multidão com o cântico O Filho do Homem, e todos, em uníssono, conscientes de que não são dignos de tanto amor, cantavam a plenos pulmões: “O Filho do Homem me libertou verdadeiramente, verdadeiramente. Posso erguer minhas mãos aos céus, levantar a minha voz e adorar...”?

Ou o momento em que Ana Paula Valadão cantou a Canção do Apocalipse e, em toda a Tenda, uma nuvem de adoração envolveu os congressistas debaixo de temor e quebrantamento? Ninguém sabia se a Terra havia subido ou o Céu havia descido, mas todos tinham uma certeza: em algum lugar, eles se encontraram.

Como descrever a manhã em que Alda Célia cantou Filho Amado, canção que incentiva os pais a orarem, ungirem e abençoarem seus filhos, e em todo o auditório, as famílias reunidas e abraçadas, oravam, choravam e clamavam a Deus para guardar a descendência?

Em todos os dias, os Céus reservaram uma boa surpresa para os congressistas e se derramaram sobre todos os corações sedentos através dos levitas Kléber Lucas, Davi Silva, José Luiz, Mayra Brandão, Davi Fernandes, Geração JUMP, Ministério Vaso de Honra.

Nas ministrações da Palavra, a verdade que penetra mais fundo que qualquer espada de dois gumes, encontrou lugar nos corações famintos. Foram ministrações de edificação e ensino, mas também de muito, muito confronto.

As ministrações dos Apóstolos Peter Wagner e John Kelly foram marcadas pela profundidade do ensino, e a chamada desafiadora de viver o Reino de Deus em todos os lugares. “Jesus nos ensinou a orar Venha o Teu Reino. Por isso, Deus nos chamou para sermos cabeça da nossa sociedade, estabelecer domínio, governo. Esse é o chamado da grande comissão: fazer discípulos das nações. O Evangelho do Reino é curar os enfermos, expulsar demônios, se importar com os pobres e exercer domínio. Portanto, nós temos muita coisa para fazermos antes de irmos para o Céu”, ministrou Peter Wagner.

John Kelly, baseado em II Coríntios 10:12, afirmou: “Muitos falam mais do próprio ministério do que do Reino de Deus. É necessário sermos sempre dependentes de Deus, e nunca nos acharmos autossuficientes. Todos que creem em Deus têm uma medida de governo, uma de autoridade e uma de poder. Deus quer aumentar essas medidas, mas para isso é preciso endireitar o caminho. Primeiro, em nós mesmos, e depois, em nossa família”.

Uma ministração marcante também foi do Apóstolo Fernando Guillen, que ensinou sobre os Sete Montes, revelando cada área de influência cultural para a Igreja e a importância dos líderes buscarem conhecimento para serem usados em cada uma delas: Artes, Educação, Economia, Mídias, Política, Família e Religião. No final, uma revelação tremenda para as mulheres: “Mulher, você é a arma secreta para este novo tempo. Mulher virtuosa, você tem a força de um exército. Você pode conduzir seu esposo para exercer o governo em um desses montes. Hoje Deus derrama uma unção especial na sua vida”.

A Apóstola Marita Terra Nova, debaixo de uma tremenda unção de ousadia, ministrou como uma leoa: “O maduro é aquele que entende o propósito e cumpre o ide de Jesus. Quem tem experiências com Deus, encontra-se com o propósito”. E sobre a família, aconselhou: “Proteja a alma dos seus filhos. Não deixe o mundo roubar os seus filhos. Trabalhe nas emoções, prepare-os para viverem no mundo servindo ao Senhor”.

Os congressistas tiveram a honra também de serem ministrados pelos Apóstolos Marcel Alexandre, Arão e Ester Amazonas, Fabio Abbud, Edimilson Oliveira e pelo Pastor Marco Feliciano.

As ministrações do Apóstolo Renê Terra Nova foram um capítulo à parte. Como um profeta que não tem nada a temer, apenas a convicção de que é preciso falar o que Deus mandou, o Apóstolo confrontou os congressistas e, principalmente, os líderes, a viverem o tempo da maturidade. “O que surpreende o Senhor não é o que fazemos dentro do Culto, mas fora dele. A perfeição é ordem divina. Seja perfeito pelo parâmetro do Trono. Os maduros não arriscam resultado, trabalham com sonhos, com visão, com foco, não se distraem na sua chamada, não arriscam a sua chamada, o seu ministério, nem o que eles têm de melhor, a própria vida”, exortou.

E prosseguiu: “Alguma coisa a liderança do Brasil fez que Deus está magoado conosco. O que Deus quer saber é o que você tem feito com a casa que Ele lhe deu, o Templo do Espírito Santo; não somos casa de Belial, mas casa de Deus. Deus está dizendo que vem o avivamento e Ele vai tratar o caráter. Nós entraremos na maior reforma já existente! O avivamento virá pela família e, então, a Igreja experimentará uma Reforma”. Em muitos momentos, não se ouvia um ruído sequer, apenas o silêncio cheio de temor de um povo que entendeu que o melhor caminho diante do confronto é a rendição e o arrependimento.

Outros momentos únicos e inigualáveis também marcaram o 14º Congresso de Resgate. Na primeira noite, o anúncio da presença do Pastor Marco Feliciano levou a Igreja a irromper num forte e longo aplauso, como sinal de aprovação e apoio ao Pastor e Deputado Federal.

Emocionado, o Pastor Feliciano retribuiu o carinho e, ministrando uma reveladora palavra acerca da Mulher Samaritana, declarou: “Deus tem sede de adoração, Ele anseia ser adorado”. Em seguida, compartilhou o que tem vivido em sua vida pessoal e ministerial após ter assumido a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (Veja entrevista aqui).

Na noite de Domingo, 21, Ana Paula Valadão compartilhou a chamada do Diante do Trono para alcançar o sertão nordestino. Movida pelas experiências iniciais desse novo projeto, a ministra de louvor enfatizou a necessidade de chuva e de Deus que o povo nordestino tem. Contudo, o apelo estendeu-se. Liderados pelo Apóstolo Renê, todos os congressistas levantaram um clamor e profetizaram chuva pelo sertão. O que esperar senão a resposta favorável do mesmo Deus que atendeu Elias quando profetizou chuva? E foi chuva mesmo que se derramou na mesma noite e na manhã seguinte sobre o chão rachado do sertão. As notícias chegavam sem parar através de ligações dos familiares e amigos dos congressistas, que, extasiados, testemunhavam o resultado da fé exercida.

Outro acontecimento marcante foi a Marcha Profética, realizada sempre no aniversário do Brasil, 22, quando os congressistas levam as bandeiras das suas cidades e estados para interceder pela sua geografia de origem e declarar a redenção do Brasil desde o Útero da Nação.

E o que falar do culto de encerramento realizado na Praça Central com a multidão formada pelos congressistas, a população de Porto Seguro e cidades circunvizinhas? Todos adoraram ao Senhor ao som de Ana Paula Valadão e Thalles Roberto, e foram ministrados pelo Apóstolo Renê, que liberou palavras proféticas para a cidade de Porto Seguro, declarando que se transformará numa cidade modelo.

Em muitos momentos, por mais que a equipe da RedeMIR tentasse, era impossível descrever fielmente o que acontecia. Na verdade, são experiências que não se descrevem, devem ser vividas. No próximo ano, então, prepare-se para viver experiências ainda mais fortes no 15º Congresso Internacional de Resgate da Nação, de 18 a 22 de Abril de 2014, sob o tema Edificando a Nação sobre Ordem e Progresso.

 

Atos Proféticos

Os Atos Proféticos realizados a cada dia do Congresso de Resgate da Nação ampliam a compreensão do tema oficial através de encenações riquíssimas em figurino, dramaturgia e música, além da magnífica e poderosa introdução dos Apóstolos Marcel e Joice Alexandre.

Neste ano, o tema Mergulhando na Maturidade para desfrutar uma Nova Nação foi explorado através de uma caminhada pelos “mais altos montes”. Os temas diários utilizaram as histórias de personagens como Abraão, Moisés, Elias, Davi e do próprio Jesus para mostrar que, a partir de uma experiência com Deus e Sua Palavra, em um lugar de comunhão, eles foram despertados à vocação, receberam instruções e, de posse de um comando, passaram a viver de acordo com estes padrões.

O cenário do Altar montado dentro da Tenda do Avivamento trazia exatamente a reprodução de um monte, pois, na vida de todos esses personagens bíblicos, o monte significou o lugar do sobrenatural, da experiência com Deus, de receber a Palavra e de cultivar a devocionalidade, recebendo renovo para realizar a obra. E tais realidades cooperam para alcançar a maturidade.

Na primeira noite, o subtema Maturidade, o desafio de receber e viver a Palavra, trouxe o exemplo de Moisés que, no Monte Sinai, recebeu as Tábuas da Lei, os Dez Mandamentos. Dentro desse contexto, foi reproduzida a celebração do Bar Mitzvah, quando, aos 13 anos, o menino passa a se tornar responsável pelos seus atos e é chamado de “filho do mandamento”. Os congressistas foram convidados a subir ao Monte Santo do Senhor para celebrar o seu Bar Mitzvah, quando a Palavra viva em nós leva-nos a atos de maturidade.

O subtema Maturidade, o desafio de crer e obedecer foi explorado no segundo ato profético. Abraão, em uma ação de fé e obediência à voz divina, conduziu o filho da promessa, Isaque, ao altar do sacrifício, no Monte Moriá, a partir de uma ordem divina. Toda a atmosfera de temor e tremor foi reproduzida com grande riqueza de detalhes e anjos que ‘voavam’ através de cabos suspensos no teto da Tenda. Tudo sinalizava que o livramento que Abraão teve foi resultado da sua atitude de fé.

O monte que desafiou Abraão a crer e obedecer incondicionalmente ao Senhor apontou para outro, o Monte Calvário, quando Deus levou Seu Único Filho para sacrificá-lO por amor a nós.

No terceiro ato profético, o subtema Maturidade, o desafio de uma vida que adora ao Verdadeiro Deus, trouxe a figura do profeta Elias, que foi levantado por Deus para declarar quem era o Verdadeiro Deus diante de um Israel tão contaminado pela idolatria. A adoração ao Verdadeiro Deus significa estabelecer um processo contínuo de caminhar pelo certo, pela Palavra, pelo Princípio, pois maturidade espiritual consiste em saber que o Senhor é Deus, o Único Deus. Os congressistas foram encorajados a tornarem-se a Geração de Elias, que não se dobra aos deuses estranhos. 

O quarto ato profético, Maturidade, o desafio de estar no centro da vontade de Deus, trouxe a narrativa bíblica de quando Davi conduziu a arca da aliança da casa de Obede-Edom para Jerusalém, dessa vez, de maneira correta: em varais, nos ombros dos sacerdotes. Os congressistas puderam ter em mente o entendimento de que nós somos as arcas vivas de Deus, devemos estar na presença dEle e não podemos nos portar de qualquer maneira, pois temos que nos autoconduzir de forma correta, como Deus estabeleceu – e isso tem a ver com maturidade. 

O último ato profético abordou o subtema Maturidade, o desafio de viver a Palavra encarnada. Em todos os outros atos, foram traduzidas todas as expressões de Deus nos montes com os profetas e o rei no Antigo Testamento, e, neste último, o foco foi concentrado na mais alta ação divina do Eterno na direção da humanidade: a Palavra que Se tornou carne e habitou entre nós, Jesus de Nazaré.

É por meio de Jesus e Seus atos divinos que podemos resumir o que verdadeiramente significa maturidade: é a resposta à Palavra dEle. É o encarnarmos a Palavra de Deus prontamente em nossas vidas. Este é o grande desafio de cada um de nós em Cristo – vivermos a Palavra dEle a cada momento, a cada ação, a cada respirar, a cada relacionar-se com as pessoas e, principalmente, o render-se ao Deus Todo Poderoso. Ele é o Sumo-Sacerdote, Senhor e Salvador das nossas almas; Aquele que nos batiza com o Espírito Santo e com fogo; Aquele que nos conduz à celebração correta e contínua, chamando-nos ao Bar Mitzvah (obrigação de filho).

Nos cinco dias, os atos proféticos conduziram cada congressista ao ápice do entendimento sobre maturidade, que assim como Jesus, que é o Verbo que Se fez carne e moveu-Se como Vida e Palavra de Deus em nossos dias, devemos viver, em nosso tempo, como expressão maior deste legado, que é sermos a manifestação viva da Palavra de Deus, o templo do Espírito Santo, a arca viva, que conduz a vida dEle.

 

Coalizão Apostólica Internacional

A Coalizão Apostólica Internacional, ICA, realizou nas manhãs 19 e 20, reuniões com Apóstolos de todo o território brasileiro e outras nações representadas no Congresso de Resgate. As ministrações liberadas pelos Apóstolos Renê Terra Nova, Peter Wagner e John Kelly foram marcadas pelo ensino esclarecedor e também pelo confronto e desafio a uma vida de maturidade.

 

JUMP

Durante três manhãs, 19, 20 e 21, a Juventude recebeu muito ensino e PODER. Foi uma verdadeira explosão de alegria e liberdade na presença do Senhor. Os louvores foram conduzidos pelos ministérios: Geração JUMP; Casa Favorita; Gil Teles, do Rio Grande do Sul; José Luiz, do Rio de Janeiro.

Marcou presença, também, os ministradores Apóstolo Renê Terra Nova, Pastor Marco Feliciano, que compartilhou um breve testemunho de sua juventude, quando foi chamado para o ministério aos treze anos de idade.

E para fechar com chave de ouro, os Jovens JUMP receberam o Pastor Gustavo Bessa, da Igreja Batista da Lagoinha, que discorreu sobre a vida do Apóstolo Paulo. Fazendo um paralelo com esse herói da fé, ele destacou pontos importantes que todo jovem precisa viver para que a Nação seja transformada: arrependimento e batismo no Espírito Santo para receber poder e santidade. “É necessário o poder de Deus, é necessário ter uma vida de santidade. Paulo se arrependeu, transformou-se e recebeu poder!”, destacou.

 

Rede de Crianças

Durante o Congresso, a Rede de Crianças do MIR realizou uma programação especial para os filhos dos congressistas. A programação que iniciou na Sexta-feira, 19, e terminou na Segunda-feira, 21, contagiou a todos com muita celebração, danças, louvores, adoração, ministrações e brincadeiras.

Os pequeninos aprenderam os Dez Mandamentos sendo aplicados no tema principal do Congresso: “Mergulhando na Maturidade para desfrutar uma Nova Nação”.  Foram quatro dias, em que as crianças, adolescentes e pais foram impactados e marcados com o sobrenatural de Deus.