Eu escolho Deus - Parte 8

on . Posted in Estudos para Crianças

“...e tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” (Efésios 6:16)

Já estamos com a nossa armadura quase completa. Temos o cinto da verdade, a couraça da justiça e as sandálias do Evangelho da paz. Você prestou atenção em uma coisa que é comum entre esses elementos? Todos estão baseados nos princípios da Palavra de Deus: conhecer a verdade que é Jesus; andarmos em linha com os Seus mandamentos; dar testemunho de que Jesus realmente mudou as nossas vidas. Dessa maneira, Satanás não encontrará em nossas vidas nenhuma brecha e assim não poderá nos tocar.

Vamos agora tomar posse de mais uma parte da armadura que o Senhor preparou para nós: o escudo da fé. O que é um escudo? É uma peça da armadura que resguarda o corpo do guerreiro das lanças, setas ou espada do inimigo; serve de defesa, proteção e amparo.

Nosso escudo não é um escudo qualquer, feito de aço, ferro ou qualquer outro elemento físico. A matéria-prima do nosso escudo chama-se FÉ. Garanto que você já viu muitos tipos de escudos nos desenhos, filmes, revistas em quadrinhos, mas nenhum deles é feito de fé. E o que é fé?

Segundo o dicionário, é convicção, crédito na existência de um fato. A Bíblia nos dá outro conceito sobre fé. Em Hebreus 11:1, a Palavra diz que: A fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se veem.

Vamos compreender, então, qual á a base do nosso escudo. É crer, é ter certeza e convicção firmes em Deus e nas Suas promessas, mesmo que nossos olhos físicos ainda não estejam vendo. Mas, como vamos utilizar, na prática, uma arma que não vemos? Como vamos nos defender do inimigo se a nossa defesa é invisível? Um dia os discípulos de Jesus lhe pediram: Aumenta a nossa fé (Lucas 17:6). É realmente difícil lutar com algo que não podemos ver ou tocar, mas esse é o desafio: crer mesmo sem ver.

Você pode estar pensando assim: o Senhor bem que poderia ter deixado umas armas mais radicais e visíveis para lutarmos contra o inimigo, tipo assim: pistolas de raio-laser, espadas com efeitos superpoderosos, um escudo com campo de força ou qualquer outra coisa que eu pudesse pegar e ver o efeito dela no inimigo. Essa armadura toda é muito legal, mas eu não posso ver, nem tocar. Como vou saber que ela está funcionando?

Lembre-se de que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades, contra as forças espirituais da maldade e elas atuam nas regiões celestes (Efésios 6:13). Então, nossas armas também devem ser espirituais.

Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pois só podemos nos aproximar dEle se crermos que Ele existe e que é galardoador daqueles que O buscam. Eis o segredo: se tivermos fé, creremos que Deus existe, que a Sua Palavra é verdadeira e se cumpre em nossas vidas. Então, Ele nos presenteará com Seu amor, misericórdia, cuidado, segurança, e tomará as nossas causas, guerreando por nós, e, em tudo, seremos muito mais que vencedores. Por quê? Porque tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23).

Vamos, guerreiro! Coloque seu cinto da verdade, sua couraça da justiça, suas sandálias do evangelho da paz e, agora, tome o escudo da fé. Você está quase pronto para se alistar no exército do Deus Altíssimo. Continue o treinamento e, certamente, ouvirão falar muito de você como um gadita valente e corajoso.