Grandes homens do Antigo Testamento - Parte 5

on . Posted in Estudos para Crianças

“Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” (I Samuel 16:13)

Rei Davi

Já conhecemos cinco grandes homens de Deus, que têm suas histórias escritas na Bíblia: Noé, Abraão, Moisés, Josué e Calebe. Com eles aprendemos sobre obediência, fé, coragem e perseverança. Vamos hoje conhecer, mais de pertinho, outro homem de Deus, que tinha um relacionamento muito especial com o Senhor. Seu nome é DAVI. Você, com certeza, já ouviu falar dele, não é? É esse mesmo, que lutou contra o gigante Golias. Vamos lembrar um pouco da sua história?

Vamos encontrar o começo da história da Davi, na Biblia, em I Samuel 16, quando o sacerdote Samuel procura Jessé, seu pai, por ordem de Deus, para ungir o novo rei para Israel. Depois de ver os filhos que Jessé lhe apresenta, Samuel pergunta se não tem outro, e ele, então, manda chamar o filho mais novo, Davi, que estava cuidando do rebanho. Davi era diferente de todos os seus irmãos. Era mais baixo, franzino, mas Deus havia alertado Samuel que Ele não via a aparência, mas o coração.

Davi era muito jovem, e teve que esperar muitos anos até se tornar realmente rei. Ele tinha uma habilidade muito grande em tocar harpa, e era um grande adorador. Escreveu muitos Salmos, que estão escritos na Bíblia, e que nós, hoje, muitas vezes, lemos e até cantamos.

Embora não fosse grande, como seus irmãos, Davi era muito corajoso. Quando viu o gigante Golias insultando o exército do rei Saul, ele mesmo se ofereceu para lutar com ele. Usando uma funda, acertou Golias na cabeça e cortou sua cabeça. Isso está escrito em I Samuel 17;45-50: Davi, porém, disse ao filisteu: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; e saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. Ele lutou contra um leão e um urso, que queriam comer suas ovelhas. Sua habilidade em tocar a harpa, fazia com que o rei Saul se acalmasse, quando era possuído por espíritos maus.” O que podemos aprender com Davi?

1. Você já prestou atenção em uma formiga carregando uma folha? Percebeu que muitas vezes a formiga é muito menor que a folha? Mas... Ela é forte! Consegue carregar até trinta vezes o seu peso! Assim somos nós quando temos Deus, não importa o quanto somos pequenos ou fracos, Ele nos faz fortes. Foi assim que Ele fez com Davi.

2. Precisamos tocar o coração de Deus. Davi, antes de qualquer outra coisa, era um adorador. Quando tocava sua harpa e cantava seus salmos, ele ia direto ao Trono da graça de Deus. Talvez você não saiba tocar nenhum instrumento, nem cantar ou dançar, mas o seu coração, apaixonado por Deus, vai encontrar a melhor maneira de tocar o coração do Pai.

Resumindo, o que aprendemos sobre Davi é que Davi, embora fosse um menino de boa aparência, não tinha idade, nem estava preparado para ser rei, ele era muito novo. Havia muitos adultos com preparo, com conhecimento para ser rei. Mas o senhor escolheu um menino, pastor de ovelhas, o mais novo dos seus irmãos. Por quê? Porque Davi amava ao Senhor de todo o seu coração. Davi foi conhecido mais tarde como “o homem segundo o coração de Deus”.

Davi era um menino novo como você. Talvez as pessoas achem que você é apenas uma criança que não entende nada, que não tem idade para ser usado por Deus. Mas isso não é verdade. Você não precisa esperar crescer, ser um adulto, para Deus começar a usá-lo. Entregue o seu coração ao Senhor, e Ele o usará com autoridade para pregar, para profetizar, para orar com fé e ver os milagres!