Uma Família curada - Parte 2

on . Posted in Estudos para Células

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos. Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7:15-28)

A cura na família é manifestada de várias formas. No estudo passado, aprendemos que a primeira delas é a casa sólida, mas não apenas isso. Uma família curada suporta chuvas fortes, rios que transbordam e ventos impetuosos. E é sobre este assunto que trataremos agora.

 

2. Suporta a chuva forte

No texto de Mateus 7:15-28, Jesus disse que a casa sólida suporta a chuva forte que cairá sobre ela. Pode ser uma tempestade, mas a casa estará firme, sustentada na Rocha. Jesus considera prudente o homem que consegue manter-se firme diante da chuva.

Você sabe a que chuva o Senhor estava referindo-Se? Àquelas chuvas que destroem tudo que encontram pela frente. O que Ele estava dizendo era que se a casa estivesse na Rocha, poderia vir chuva forte, mas ela não seria abalada, antes, ficaria de pé por ser uma casa estável, formosa, harmônica, perfeita e completa. E esse é o projeto dEle para a sua casa, basta que você creia, tome posse e viva a Palavra.

 

3. Suporta os rios que transbordam

Jesus disse que se a sua casa estiver na Rocha, os rios podem encher e vir sobre ela, mas ela permanecerá saudável, você estará guardado. Os rios não conseguem submergir a fé, o sacerdócio, o ministério, a família que está firmada na Rocha. Os rios não podem submergir as palavras do nosso Senhor Jesus.

Uma família curada suporta os rios que transbordam. Porém, há algo pior que chuva forte e rios que transbordam: o vento impetuoso.

 

4. Suporta o vento impetuoso

Jesus disse que a família curada suporta os ventos impetuosos que vêm contra ela querendo abalar as suas estruturas. Pode soprar o vento que for que a casa permanece de pé, porque Deus não permite que seja abalada.

Aqui há uma curiosidade. As pessoas já sabiam que a família curada teria a casa sólida, suportaria a chuva forte, os rios que transbordam, os ventos impetuosos, mas Jesus dá um nome para quem vence todas essas etapas. Ele chamou de homem prudente.

 

Homem prudente x Homem imprudente

O homem prudente é o homem curado. A cura interior permite que você seja prudente em tudo o que você faz. A pessoa não age com precipitação, tolice. As pessoas olham e veem que ali está um líder equilibrado.

Há pessoas que não têm nenhuma expressão de liderança, mas que são prudentes. Também há pessoas que têm forte expressão de liderança, mas são imprudentes. Um exemplo: Hitler, mas poderíamos citar muitos outros como líderes de cidades, líderes de estados, líderes de 12 e de células.

Na realidade, imprudência revela caráter imaturo e doença de alma. Se você tem um líder imprudente sobre você, ore e jejue por ele. Mas e se o patriarca for imprudente? Ou a matriarca? A casa cai! Muitas casas caem porque o marido ou a esposa são imprudentes. Quem apanha com isso são os filhos. Eles sofrem a imprudência desses casais doentes.

A palavra prudência significa harmonioso, que tem autocontrole. O homem que Jesus chama de prudente, que mantém a casa de pé, é um homem curado, que busca em Deus ajuda para manter sua família firmada na Rocha.

Poucas vezes na vida vemos alguém dizendo conhecer uma pessoa prudente. Quantas vezes você já ouviu uma esposa dizer que o marido é prudente? Ou que a esposa é prudente?

Jesus disse que se o homem não for prudente, a casa cai. Não adianta profetizar, fazer libertação, se não trilhar caminhos corretos, se não viver a Palavra, se não estiver firmado na Rocha.

Precisamos desejar ser prudentes, curados. Mas o que o homem prudente faz? Ouve a Palavra e a pratica. O sacerdote curado, a sacerdotisa curada, ouvem a Palavra e a praticam. Por onde passam, a glória de Deus os acompanha, pois não brincam com o que é sagrado.

Jesus disse que o homem prudente é o que ouve e pratica as palavras de profecia, não possui iniquidade em sua vida, é limpo. O homem prudente que ouve e pratica a Palavra é saudável, completo, perfeito, harmônico, formoso, está firmado sobre a Rocha. Quando o cônjuge afirma que o outro é prudente, está dizendo que é saudável, perfeito enquanto gente, mesmo dentro das suas limitações.

Existem dois diagnósticos para a família. Um para quem está na Rocha e outro para quem está na areia. O que está na areia é imprudente, instável. E não há nada mais terrível do que caminhar com uma pessoa instável, não consegue caminhar em aliança.

Há famílias que estão firmadas na Rocha, outras firmadas na areia. Há sacerdotes que são prudentes, outros imprudentes. Jesus estava falando de estrutura, de gente que tem estrutura de rocha e de gente que tem estrutura de areia. Talvez, você esteja perguntando: Então, quem tem estrutura de areia nunca poderá se transformar em rocha? Mas Ele estava dando esse ensinamento para mostrar que é possível ter estrutura de areia e se transformar em rocha.

 

Continua...