Coragem, santidade e fidelidade

on . Posted in Estudos para Células

“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas” (II Coríntios 4:16-18)

A Palavra nos esclarece que ainda que o homem exterior esteja se consumindo, o homem interior se renova diariamente. Essa renovação nos garante, dentre tantas outras coisas, três elementos fundamentais para o sucesso em todas as áreas de nossa vida: coragem, santidade e fidelidade.

Coragem

Um dos maiores inimigos do homem é o medo, um espírito maligno que paralisa a fé e inopera a ação. Mas Deus quer que você saiba que aquele que se renova por dentro perde todo o temor. Portanto, pegue o medo e jogue-o no lixo. Agora, como fazer isso? Pelo amor: o que ama a Deus lança fora todo o medo (I João 4:18).

A Bíblia diz que Davi era pequenininho, mas o seu homem interior era grande. Isso é tão verdade, que Davi tragou e derrubou o gigante Golias (I Samuel 17). Davi não teve problema porque conhecia e amava a Deus, por isso rejeitou a armadura de combate. Ele confiou que somente com uma funda e uma pedrinha daria fim ao homem que mais amedrontava e afrontava o exército de Israel.

O homem renovado não compartilha e não aceita o medo, mas o renuncia, porque conhece o amor de Deus e reconhece que o medo é uma regência espiritual. Satanás planta o medo porque quer paralisar a fé e inibir a ação dos filhos de Deus. Não temos que ser temerosos, mas, sim, ousados. “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de coragem, de amor e de moderação” (II Timóteo 1:7)

Como fez Davi ao incircunciso Golias, assim devemos fazer. Deus ampliará a medida do nosso homem interior, a ponto de tragarmos e derrubarmos qualquer gigante que queira nos ameaçar. Você dirá para todas as situações adversárias que elas não conhecem a estatura do seu homem interior, que tem uma medida ilimitada. Então, se está sobrando medo e faltando amor em você, comece agora mesmo a buscar socorro em Deus, e você terá autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada lhe fará dano algum (Lucas 10:19). Creia nisso!

Santidade

Há uma medida para o homem exterior e uma medida para o homem interior. O homem interior está associado a Jesus (Romanos 7:22; Efésios 3:16, 4:13), e o homem exterior está associado a Adão (Romanos 5:14; I Coríntios 15:22). Agora, como podemos romper com a natureza de Adão e ter a natureza de Deus?

Simples: todo homem interior é chamado à santidade. Se fosse impossível, Deus não nos daria a ordem de Levítico 20:7. “Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.”Então, como nos renovaremos? Obedecendo ao comando de Romanos 12:2 e descobrindo que Deus é quem opera isso em nós (Filipenses 1:6; 2:13). “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

É imprescindível reconhecermos que precisamos ser santos, pois esta é uma chamada irrevogável e sem negociação. Somos santificados por e para Deus (João 17:17; Romanos 6:11), que tem o perfil e o caráter modelo para nós. Algo santo é algo separado, consagrado para, que está entregue. Você já não é mais você, porque agora o seu viver é Cristo (Gálatas 2:20; Filipenses 1:21). Você foi separado para Deus, consagrado para Ele, e não pode ser mesclado com as coisas deste mundo, mas precisa estar associado com Deus e plenamente separado das coisas mundanas.

O perfil de Deus é correto. O homem interior que existe em nós precisa ser renovado. A Visão Celular no Modelo dos 12 é a estratégia que trouxe uma saúde verdadeira, faz-nos reconhecer que precisamos de tratamento e, à medida que vamos sendo tratados, Deus vai nos dando pessoas para que possamos tratá-las e abençoá-las.

O nosso caráter precisa ser mexido e Deus colocará nosso caráter na prensa, porque Ele tem um perfil correto para cada um de nós. Deus quer que saiamos de um nível para outro. E a base para que cheguemos a níveis mais altos está na santificação, precisamos buscar a santidade.

Fidelidade

No Salmo 101:6, Deus está dizendo que procura os fiéis da terra para que habitem com Ele. Você quer habitar com o Senhor? Seja fiel. Se você decidir ser fiel a Deus, Ele lhe dará a posse da bênção, não importa quando. Na hora que você decide, o mundo espiritual se completa, e a bênção vem para o mundo físico. Há pessoas que passaram por várias privações e necessidades e estão esperando o tempo em que a bênção virá. Por causa da fidelidade e da decisão, Deus os honrará. Todo homem que decide pela fidelidade tem sobre sua vida e família o derramar de um turbilhão de bênçãos.

Há três coisas que impedem um homem de ser fiel: as lembranças do passado, os costumes antigos e as feridas não curadas. Se reconhecermos nossa necessidade de sermos livres de tudo isso, Deus nos promete uma cura maravilhosa: “Voltai, ó filhos infiéis, eu curarei a vossa infidelidade. Responderam eles: Eis-nos aqui, vimos a ti, porque tu és o Senhor nosso Deus” (Jeremias 3:22)

É necessário vivermos verdadeiramente tudo o que temos ouvido e visto, para que a nossa mente seja renovada a ponto da transformação ser externalizada no espírito, na alma e no corpo. Com essa completude, nenhum gigante, nem pecado, nem infidelidade nos assaltarão, e veremos que é possível deixarmos de ser homens e mulheres corrompidos e nos tornarmos homens e mulheres renovados.