O Reino de Deus em primeiro lugar - Parte Final

on . Posted in Estudos para Células

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

O mundo gera uma mentalidade competitiva, cheia de valores errados, prioridades invertidas e outros males. Tudo isso faz com que a humanidade sofra, pois não desenvolve uma vida com Deus, não busca ao Senhor como deveria buscar.

Mas temos aprendido que Deus quer renovar nossa mente através da Palavra (Romanos 12:1,2), para que possamos compreender a importância de buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e ver, todas as outras coisas, sendo acrescentadas, dia a dia, em nossas vidas.

Tempo da maturidade

Para buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, precisamos amadurecer. A maturidade nos leva a compreender quais são as verdadeiras necessidades que temos e a mudar os conceitos errados pelos conceitos do Trono.

O livro de Apocalipse afirma que feliz é o homem que lê (Apocalipse 1:3). Precisamos aprender a fazer leituras no espírito, na alma e no corpo, pois tudo na nossa vida se torna um livro escrito. As nossas ações tornam-se um livro escrito que todos leem. Em meio a tantas leituras, feliz é aquele que sabe ler as palavras das Escrituras, pois todo homem que lê a Bíblia recebe espírito de sabedoria.

Se você almeja alcançar a maturidade e sabedoria na sua vida, leia a Bíblia. A Bíblia nos instrui que aquele que sente falta de sabedoria deve pedir a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto (Tiago 1:5). Sabedoria faz parte da essência do caráter de Deus que deve ser destilado em nossa vida. Então, nós precisamos ter sabedoria para lermos tudo que nos é apresentando.

Aprender com as provações

Você pode perguntar: Como aprender com as provações? E eu respondo: De muitas formas. Leia a Bíblia, ouça o que Deus tem para você, o que Ele quer falar com você em meio a tudo isso. Talvez você esteja confuso, sem saber o que fazer, por estar vivendo um momento muito difícil, mas a verdade é que, em todas as situações, mesmo as de prejuízo, você pode tirar lucro, ou seja, aprender. Faça a leitura correta em fatos, evidências, experiências pelas quais o Senhor tem permitido que você passe.

Aprender com as provações gera experiência que edifica a sua vida e a vida das pessoas que estão ao seu redor, que podem aprender sem ter que passar pelas mesmas situações. Isso gera sabedoria, e sabedoria é conquistada por escala, de acordo com nossas experiências. Se aprendermos com as experiências que Deus nos dá ou mesmo com as experiências que não precisávamos passar, mas passamos, tornamo-nos pessoas maduras.

Você pode ser muito jovem, ainda não ter seus familiares, parentes, amigos como seus irmãos na fé, sentir-se sozinho por isso, rejeitado... E nessa situação você tem duas opções. A primeira é se desesperar e até pensar que não vale a pena. A segunda é confiar em Deus e crer que Ele mudará a sua vida, seu histórico e salvará os que você ama. Aprender a ser sábio constrói um poderoso avivamento.

Em meio às provações você sempre deve lembrar que Deus está construindo algo novo em você, na sua vida, família, ministério, trabalho, etc. A provação que você enfrenta não é punição de Deus, é estratégia dos céus para fazer de você alguém mais conquistador. Deus está usando as suas experiências para amadurecê-lo e enchê-lo de sabedoria.

A provação não vem para qualquer pessoa, apenas para quem é nascido de novo. A Bíblia diz em Tiago 1:12 que bem-aventurado é o homem que sofre a provação, porque quando ele for aprovado, receberá a coroa da vida. Então, perceba que não há uma alternativa de derrota. Há uma afirmação de vitória: aquele que é provado será aprovado e receberá a coroa da vida. A coroa da sua vitória já está preparada pela mão do próprio Deus.

Passar por obstáculos para alcançar o alvo não é punição de Deus, é a maneira como Deus está forjando seu caráter de liderança. Todo homem que passa por provação é bem-aventurado. Jesus nos ensina em Mateus 5:11-12: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.”

Não há unção profética sem perseguição. Não há ministério de êxito sem provação. Não há sucesso e conquista se atrás não houver uma relevante guerra. Todos nós já passamos, em algum momento das nossas vidas, por uma relevante guerra e ainda enfrentaremos outras. Mas, não tenha medo! Não há outro destino para você a não ser a vitória. Você está acumulando experiências de vitórias e certamente será aprovado!

Sabedoria, característica dos maduros

A sabedoria é casada com a maturidade. É quase impossível encontrar uma pessoa sábia que seja imatura, pois não há como casar sabedoria com imaturidade. Ou você é imaturo ou é maduro. Se você é maduro, tem tudo para ser sábio, porque a sabedoria não reside na imaturidade.

Isaías 11:2 nos revela a atuação do Espírito do Senhor sobre a Terra. “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.”

Você deseja o espírito de sabedoria sobre a sua vida? Essa atuação é regida pela sabedoria, pela maturidade. Então, a sabedoria é casada com a maturidade, e a maturidade com a experiência. Não há ninguém sábio e maduro que não tenha no seu histórico a experiência.

A experiência elimina os riscos. As pessoas experientes não andam em áreas de riscos, não andam por rotas suspeitas, porque são inteligentes, sábias e maduras. Nessa experiência, economizam tempo. Observe que todo filho primogênito ‘sofre’, porque a mãe é neófita, inexperiente.

Quando o bebê chora, ela dá mingau; ele não pára de chorar, ela dá água; ele continua chorando, ela lembra que deve trocar a fralda. O segundo filho sofre menos, o terceiro nem sofre mais, porque a experiência já foi conquistada. A Bíblia nos diz que as mulheres mais velhas devem ensinar as mais novas a como cuidarem da família (Tito 2:3-5).

Criar um filho hoje firmado no Reino é um prêmio. Cada filho se torna uma realidade dentro do século que vivemos, englobado, muitas vezes, por um conflito de geração que os pais não acompanham. As gerações se transformam, mas os princípios de Deus são eternos.

Se a família não estiver firmada nesses princípios, é engolida pelo secularismo e pelas propostas do mundo como se tudo fosse normal. É nesse momento que a família deve lembrar que os princípios divinos não mudam jamais e que Deus nos instrui a buscarmos conselho naqueles que são experientes.

Todas as pessoas precisam de conselho. Onde há conselho, a sabedoria se manifesta (Provérbios 12:15; 15:22; 24:6). Deus tem mostrado que a sabedoria, casada com a maturidade, evita meninices e carnalidades. Deus nos dá a maturidade para isso: para discernirmos entre o bem e o mal, pois o discernimento nos afasta dos lugares suspeitos e do espírito de engano.

A nossa geração, a partir de hoje, entra na maturidade, no espírito da sabedoria, para evitar os riscos e ter discernimento do que devemos ou não fazer. Fique atento, pois Deus o respaldará e você entrará num nível nunca antes experimentado. Porque todos os que buscam, em primeiro lugar, o Reino de Deus, são poderosamente abençoados.