Remova as bases falsas

on . Posted in Estudos para Células

“Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e lhe disse: Pede o que queres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: (...) Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderá julgar este teu povo, que é tão grande? Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento para poderes julgar o meu povo, sobre o qual te fiz reinar, sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes.” (II Crônicas 1:7-12)

Se Deus lhe perguntasse hoje: “O que você quer que Eu faça em sua vida?”, qual seria a sua resposta? Com certeza, se isso acontecer, talvez você fique perdido na resposta. O que acontece é que, algumas vezes, as nossas bases podem estar confundidas.

Houve um homem, na Bíblia, para quem Deus fez exatamente essa pergunta e, ele, ao contrário de muitos, soube o que responder. Este homem foi Salomão. Quando Deus chegou diante dele, ele respondeu de imediato, porque passou dias e dias colocando bases diante de Deus.

Podemos colocar bases que afugentem a presença de Deus ou O aproximem de nós. Salomão teve sua juventude moldada na santidade; ele queria estar perto de Deus para adorá-lO, porque foi forjado por um líder adorador: Davi.

Precisamos nos parecer com Salomão em relação à convicção que teve ao receber de Deus uma pergunta que mudaria toda a sua vida e reinado. Ele pediu algo que fez com que seu reinado tivesse fundamentos sólidos.

Como Igreja, somos membros do mesmo Corpo, somos a próxima pedra a ser colocada na construção que Jesus está fazendo. Para isso, precisamos ser trabalhados e, às vezes, isso dói e leva tempo. Porém, por mais que leve tempo, devemos nos permitir ser tratados para glorificarmos o Nome do Senhor e nos transformarmos em pedra firme.

Será necessário que, como pedra, estejamos um ao lado do outro para nos encaixarmos. Isso fala de sermos solidificados. Todos nós estaremos seguros na Pedra Angular, Jesus, e nos tornaremos parte dessa construção, a qual Paulo diz que um grande edifício foi construído com essas pedras.

A base fiel nasce após um sacrifício. Quando Salomão entregou o sacrifício a Deus, Deus veio a ele e disse: “Pede-Me o que tu queres.” Necessitamos colocar bases de forma correta, para que, no momento em que Deus Se revelar a nós, exista, por detrás de cada base fiel, um sacrifício verdadeiro. Nem todo sacrifício é verdadeiro. Há sacrifícios que são apenas de autossatisfação, para agradar a própria pessoa. Somente os sacrifícios verdadeiros atraem a glória de Deus.

A Bíblia diz que Abel e Caim sacrificaram a Deus no mesmo tempo e que Abel ofereceu a Deus as primícias, os primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor (Gênesis 4:4,5). Deus Se agradou de Abel e de sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta, não atentou.

Então, Deus sempre olhará e provará nosso coração. Deus Se agrada de um coração sincero. Quando Davi foi escolhido rei, Deus enviou o profeta Samuel a ungi-lo, mas advertiu que ele não estivesse preso à aparência, pois Ele, o Senhor, via e provava o coração. Se o seu coração for provado hoje, qual será a sua resposta? Qual base você tem?

Para cada conquista, é necessário um sacrifício. Salomão entendeu isso e foi um rei sábio, inteligente e próspero. Porém, ele não terminou o seu ministério bem. Infelizmente, Salomão foi um rei que quase. Ele quase conseguiu vencer, mas perdeu; quase conseguiu ser o rei mais respeitado, mas não foi; quase conseguiu vencer a tentação, mas não venceu.

Muitas vezes, enfrentamos crises e ficamos prostrados não perante Deus, mas diante da situação. Entristecemo-nos e nos esquecemos de que nosso nome está escrito no livro da vida. Este fato deve ser suficiente para caminharmos alegres todos os dias. Não podemos jamais perder a alegria da salvação.

Deus quer nos mostrar que, para termos uma base fiel, passaremos por testes para sermos aprovados ou não na hora de remover todas as coisas que precisam ser removidas. Sabedoria, inteligência e prosperidade são imprescindíveis para nossa vida, mas de nada adiantará ter tudo isso, mais as riquezas de Salomão, se no final nos desviarmos do propósito de Deus.

Existem maneiras de sabermos se estamos removendo as bases falsas e dando lugar à Base Fiel:

1. Uma base que nos respalde

Temos aprendido que somos respaldados pela integridade que possuímos. Sem a integridade, o respaldo não funciona. Somos o melhor território e a melhor base para Deus construir uma grande obra.

Às vezes, estamos tão envolvidos em nós mesmos, que queremos as coisas de qualquer maneira sem nos importar se estamos ou não ferindo os princípios de Deus. Isso é um perigo. Mesmo conseguindo o que buscamos, quando agimos dessa forma, estamos conquistando em cima de bases que não nos respaldam, que não são sólidas.

Qual foi o maior sacrifício que você já fez para Deus? Sacrifício fala de entrega de vida e quem fez isso por nós foi Jesus. Então, tudo que fizermos para Deus será como nada diante do que Ele já fez para nós. Passamos por provas e tentações, mas nada disso é sacrifício. A única pessoa que ia entregar um sacrifício a Deus, Abraão, Deus lhe disse que poderia voltar com o menino, pois Ele já havia provado o coração. E Abraão foi aprovado.

Se você acha que tem enfrentado tantos sacrifícios, é porque está confundindo sacrifício com prazer. Mas é possível vencer todos os conflitos pelas bases que precisamos construir para estarmos respaldados, legitimados.

2. Uma base que seja sólida

Só ficamos firmados quando estamos em bases sólidas, caso contrário, caímos. A base sólida é o segredo. Qual tem sido o maior investimento de sua vida? Será que tem sido em bases sólidas? Você não deve querer algo em um dia e no outro, não. Não podemos mais ser inconstantes, caminhar por rotas inseguras.

Nenhum de nós nasceu para arriscar a vida. Nossa vida é muito nobre para andarmos por bases inseguras. Deus quer colocar em nós bases sólidas. Tudo o que fazemos não é desperdiçado por Deus. As rotas inseguras que fizemos podem servir hoje para aprendermos que não podemos mais caminhar por elas e não cairmos no mesmo erro de antes.

A base sólida está em não se fazer gastos, mas investimentos. Todo investimento que você fizer, não pense que você está gastando, mas investindo e tirando as bases falsas para colocar bases sólidas no Senhor. Qual foi o maior investimento que você já fez em sua vida? Os verdadeiros investimentos não são aqueles que a experiência diz que ganhamos, mas aqueles que comprovam que aprendemos, amadurecemos e nos tornamos mais experientes por Deus ter ampliado cada uma delas e usar como ferramenta do Seu Reino.

3. Uma base que seja fiel

Fidelidade é apresentada a Deus, mas é também denunciada aos homens. As pessoas que convivem conosco conhecem níveis de fidelidade e sabem até onde o caráter é revelado. As pessoas que caminham conosco revelam seu caráter, quer queiram ou não. E, muitas vezes, temos surpresas agradáveis ou desagradáveis, dependendo do que descobrimos.

Essa questão da fidelidade é muito séria, pois apesar de ser apresentada a Deus e denunciada aos homens, ela é denunciada por fases. Muitos de nós andamos com pessoas que só caminham conosco por fases e quando as coisas apertam, não conseguem dar o próximo passo.

A Visão Celular no Modelo dos 12 é um teste de caráter sobrenatural, que denuncia exatamente quem as pessoas são. Elas podem fingir meses e anos, mas chega um dia que elas não aguentam, e arrancam a capa, e revelam exatamente quem são. Viva a sua vida de forma a servir a Deus. Remova as bases falsas e dê lugar à Base Fiel.