A santidade no coração - Parte Final

on . Posted in Estudos para Células

“Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas. Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações”. (Ezequiel 36:23-30) 

Vimos na semana passada que o coração pode ser roubado e este é o alvo do diabo: roubar tudo de nobre que temos. Além disso, nós também podemos matar o coração e, por isso, precisamos guardá-lo em Deus. O nosso coração é vulnerável e ele pode morrer emocionalmente, afetivamente e espiritualmente.  

1. Morrer emocionalmente

Há pessoas que estão mortas emocionalmente, elas não reagem, não têm vida nem graça nas suas emoções. São ‘disfuncionadas’ emocionalmente, porque alguém acessou seu coração e destruiu suas emoções por uma palavra. 

Palavras são decretos, e decretos podem paralisá-lo por muito tempo. Porém, Deus levantará na sua vida alguém com um decreto maior para dizer-lhe que os decretos malignos são removidos, que cessou o tempo da sua enfermidade e chegou o tempo da sua cura. Se uma autoridade física em algum lugar do Planeta atou a sua vida e o prendeu, o seu sacerdote pode emitir um decreto sobre você para soltá-lo e profetizar emoções ajustadas. 

2. Morrer na afetividade

Pessoas podem dizer que decidiram não amar mais ninguém, que nunca mais entregarão seu coração para alguém, porque foram enganadas. A afetividade não tem nada a ver com emoção. Emoção só se mata por autoridades reconhecidas sobre nós como pais, mães e mestres. A morte na afetividade faz com que a pessoa decida não amar e não se relacionar com mais ninguém. 

Isso acontece muito com moças que entregam sua virgindade para um rapaz e depois ele a deixa. Ela decide, então, não entregar seu coração a mais ninguém. O homem, também, pode morrer na sua afetividade. Por exemplo, um homem que decide se casar com uma mulher e a flagra com outro indivíduo. 

Essas situações trazem morte na afetividade. Não há nada mais terrível para alguém do que saber que existe outra pessoa na vida do seu cônjuge. Essas pessoas morrem na afetividade e decidem não entregar seu coração para mais ninguém. 

O lugar do Agapan, que é o amor perfeito, foi machucado, violentado, arrancado e essa pessoa não consegue mais amar. Isso porque alguém acessou seu coração e, no lugar da afetividade, jogou uma bomba, maculou a pureza e trouxe morte. 

Essas pessoas foram mortas na afetividade. Elas voltarão a amar, mas certamente será mais difícil de serem curadas, tratadas, restauradas, restituídas para depois serem devolvidas saradas à sociedade. 

A afetividade morre e a sede da afetividade é o coração. É por isso que Deuteronômio 6 diz que o Senhor nos dará o amor verdadeiro e passaremos a amar. Deus quer derramar o amor em seu coração e restaurar a afetividade que foi roubada. Você será restituído e restaurado! Jesus ressuscitará a afetividade que está morta em seu coração, porque Ele se chama Ressurreto dentre os mortos e Ele tem um manto de ressurreição para ressuscitar tudo que está morto na emoção e na afetividade. 

3. Morrer espiritualmente

A morte espiritual se chama carnalidade. A carnalidade penetra na emoção e na afetividade e gesta morte espiritual. A Bíblia diz que a lei da semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Tudo o que o homem plantar, certamente, ele colherá. Se ele plantar na morte, colherá morte e corrupção. Se ele plantar vida, princípios, ele colherá a essência de Deus, a vida de Deus. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:7,8) 

Deus é restaurador das coisas que morreram no coração: as emoções, a afetividade e as coisas espirituais. Há pessoas que dizem: ‘Eu não vou mais a Igreja nenhuma; não acredito em Padre, nem em Pastor, nem em Bispo...’. Por que há pessoas assim? Porque alguém as traumatizou. Saiba algo: O lugar da sua ferida será o lugar da sua cura. O lugar do seu trauma será o lugar da sua libertação. 

Se um Pastor o feriu, eu lhe peço perdão em nome de Jesus. Se um Bispo o feriu, eu lhe peço perdão em nome de Jesus. Através deste estudo, eu libero uma palavra sacerdotal sobre sua vida, porque está escrito em Levítico 27:12 que aquilo que o sacerdote declarar, assim será. Então, eu declaro que você é santo, curado e próspero. 

Deus disse que nos dará um coração novo e um espírito novo. Mas quando isso acontecerá? Quando a santidade do Senhor entrar na sua vida. Deus é reivindicador de santidade. “Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas.” (Ezequiel 36:23) 

No dia que você for santo, você terá um novo coração de Deus. Como Deus colocará um coração novo em alguém que não deseja ser santo? Como Deus colocará a essência dEle em alguém que não guerreia pela sua santidade?  Deus quer vindicar o nome dEle em nós. Vindicar é mais do que reivindicar, é tomar posse. Deus está dizendo que Ele quer tomar posse da santidade dEle em sua vida, na sua família (Ezequiel 36:26,27)

A Bíblia ainda diz que quando o Senhor nos entregar um coração novo e um espírito novo por causa da santidade, Ele nos livrará de todo tipo de inimigo, multiplicará a nossa sorte e não veremos a fome, os frutos das árvores serão multiplicados para que a fome nem a vergonha entrem na nação e no arraial (Ezequiel 36:28-30). 

Lembrando que nascemos de novo, e que o Espírito do Filho está dentro de nós, o Senhor nos dará o dom de discernimento de espíritos. Esse dom não nos permite ser enganados. Para que ter um espírito novo, para que ter um coração novo, para que ter santidade, para que multiplicar se não tivermos discernimento? Sem o discernimento, a primeira pessoa que entrasse em nosso arraial com espírito de engano destruiria a nós e a tudo que conquistamos. Então, o espírito de discernimento é essencial para manter um novo coração, um novo espírito e a santidade do Senhor. 

“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” (Gálatas 4:6). Quem recebe um novo coração recebe o Espírito do Filho, o discernimento para todas as coisas. Deus quer entregar um novo coração a você, a sua família. Ele quer que você seja restituído nas emoções, na afetividade e no espiritual. Quem tem o espírito do Filho tem relacionamento com o Pai e o Senhor mesmo converterá o coração dos filhos aos pais, e dos pais aos filhos para que toda maldição seja removida (Malaquias 4:6).