Inteligência, um dom admirável - Parte Final

on . Posted in Estudos para Células

“O bom siso te guardará e você será conservado em plena inteligência.” (Provérbios 2:11)

 

Desenvolva sua Inteligência

Independente da área em que você atua e do serviço que desenvolve, você sempre pode estar desenvolvendo sua inteligência e crescendo. Estude, faça cursos, pesquise, esmere-se em aprender cada vez mais e mais; essa é a forma de você desempenhar um serviço cada vez melhor.

E se você pensa não ter mais idade para desenvolver a sua Inteligência, você está completamente enganado. Faça alguma coisa! Mude a sua realidade! Seja um homem de sucesso! Independente da sua idade, você ainda pode dar uma guinada na sua vida. E se você já atingiu os 60 anos ou mais, essa probabilidade é ainda maior, porque você não arrisca mais, não é um aventureiro, mas sabe o que fazer e como fazer.

Quando vamos amadurecendo, trabalhamos com consciência, por isso a importância de você gerar esforço para a sua Inteligência ser aprimorada. Pague o preço no ministério, no administrativo, no secular. Aprimore-se! Estude a Palavra! Mergulhe num curso de gestão! Faça um Master Mind!

Conhecimento traz uma grande gestão administrativa para a sua vida. Portanto, invista! Invista! Invista! Seja aquele que paga preço para ser cada vez mais inteligente, mais sábio.

 

Esforce-se por você mesmo

Quando nós não geramos esforço em prol de nós mesmos, da nossa Inteligência, da nossa sabedoria, cavamos nossa própria cova. Muitos homens de 70 anos decidiram ainda inovar, gerar esforço para si mesmo, enquanto outros de 40 estão querendo se aposentar, querendo parar.

Esforce-se por você mesmo. Não pare jamais! Esta é a hora de você investir na sua mente. Esta é a hora de você gerar esforço. Esta é a hora de você descobrir que todas as experiências acumuladas do passado vão ajudá-lo a ser um líder do futuro, cheio de esperança.

Gerar esforço por você mesmo fará bem a você, à sua família, ao seu trabalho. O homem inteligente será conservado em memória de honra. Então, gere esforço pela sua Inteligência!

 

Inteligentes andam com sábios

A Bíblia diz: “Ande com o sábio e você será mais sábio ainda”. Os inteligentes e os sábios têm um destino: caminhar com outros que sejam inteligentes e sábios. Os inteligentes e os sábios são os homens e mulheres que abriram a mente e entenderam que podem mudar realidades e contextos.

Não seja um inerte da mente. Leia muito! Estude muito! Busque andar com pessoas que farão de você uma pessoa melhor.

Não perca tempo com cultura inútil, enchendo a mente de lixo. Invista seu tempo lendo a Bíblia, lendo bons livros, fazendo bons programas. Fuja dos discursos vazios que não edificam.

Seja sábio, ande com sábios, seja conhecido como sábio, como homens e mulheres construtores de um grande avivamento, que mantêm o lar ileso, que mantêm o lar firme, que mantêm o lar saudável e que não se vendem e não se corrompem por nada. Verdadeiros exemplos na família, no ministério, na empresa e por onde passam.

 

Ser cristão é sinônimo de Inteligência

Conheço muitos homens de Deus que são extremamente inteligentes. Na verdade, escolher por Jesus é uma grande prova de Inteligência. Mas hoje, cada vez mais, os cristãos têm se especializado não apenas em Teologia, mas estudado, alcançado lugares de respeito, espaço na mídia e crescido no conceito até mesmo daqueles que não professam a mesma fé.

E como ser cristão é sinônimo de Inteligência, na Igreja, nosso maior patrimônio tem sido a família. Costumo dizer: Família é o alvo da graça divina! Isso é inteligente. Cuidamos da casa, do cônjuge, dos filhos, e de nós mesmos. Porque só cuidamos bem do outro quando aprendemos a cuidar de nós mesmos e a nos respeitar como pessoa.

Nossa Inteligência deve nos levar a cuidar de nós mesmos, porque a Bíblia diz que somos templo do Espírito Santo. Não podemos viver de qualquer forma, só trabalhando demasiadamente para ganhar dinheiro e não cuidar do corpo. Vamos ser inteligentes! Deus recebe o nosso culto com o melhor que nós temos.

 

Inteligência e sabedoria mudam destino

Inteligência e sabedoria mudam destinos, arrumam ambientes, organizam ideias, estruturam vidas. Se você for um líder de destino, as pessoas terão prazer em ouvi-lo e acompanhá-lo.

Homens e mulheres inteligentes mudam destinos porque agem e falam com sabedoria. Eles não vão em busca de um campo novo sem antes ter consolidado o antigo. Conquistas só são importantes e relevantes quando são concluídas e não deixadas pela metade para aventurar um campo novo.

Não aventure destinos se você não sabe o que lhe espera. Isso é insanidade! E começamos este estudo dizendo o que a Bíblia diz: ‘O bom siso te guardará’.

Que a Inteligência, o bom siso e a sabedoria marquem a sua vida e a sua história e façam de você, cada vez mais, uma pessoa admirável. Para isso, gere esforço, pague preço, faça investimentos com qualidade.

Você será aplaudido fora e dentro de casa. Muitos são aplaudidos fora e vaiados dentro de casa. Isso não acontecerá com você, líder inteligente e de mente saudável. E se já aconteceu, creia que Deus transformará as vaias da sua casa em aplausos, a partir de uma postura de ação inteligível e sábia.

Homens aprovados na Inteligência, mulheres aprovadas na Inteligência, casais aprovados na Inteligência, filhos aprovados na Inteligência.

Deus disse que o bom siso nos guardará e seremos conservados em plena Inteligência. Inteligência para consolidar as realidades que nos cercam. E assim será, porque o que Deus falou se cumpre sempre para os que são inteligentes e sábios.