Inteligência, um dom admirável - Parte 1

on . Posted in Estudos para Células

“O bom siso te guardará e você será conservado em plena inteligência.” (Provérbios 2:11)

Deus é o Patriarca da inteligência. Deus é o Grande Investidor da inteligência. Quando queremos entender inteligência, temos que observar quem é Deus, como Ele trabalha, em quê Ele investe e por que Ele investe.

Deus procura homens na Terra para investir a Sua sabedoria. Você está disponível para receber a sabedoria de Deus sobre a sua vida? Deus está procurando pessoas para plantar na mente ideias criativas, unção sobrenatural, ideias que possam mudar vidas e contextos.

O bom siso que a Bíblia mostra é a pessoa arrumada, ordenada, coordenada; a pessoa que não desperdiça, que sabe fazer investimentos, que sabe por onde deve caminhar para manter o nível de Inteligência na sua vida; essa pessoa será guardada.

 

Pessoas inteligentes são respeitadas

Pessoas inteligentes são respeitadas, admiradas e seguidas. Todas as pessoas que denotam uma inteligência diferente, à frente da sua geração, terão outras pessoas que desejarão segui-las, reverenciando o nível de inteligência.

. Inteligência natural. É aquela que todo homem tem, é a inteligência para sobreviver.

. Inteligência sobrenatural. É aquela que só os filhos de Deus possuem, aqueles que nascem de novo e que recebem a mente de Cristo, a mente ungida.

A promessa para todos que nasceram de novo é possuir uma mente ungida, mente brilhante, a mente de Cristo, a mente de sabedoria.

 

Jesus, um Líder Inteligente

No texto de Lucas 2:42-47, vemos Jesus conversando com os Doutores da Lei. Quando Jesus falava, até os Mestres paravam para ouvi-lo. Ele era ainda um adolescente, mas, quando falava, até os Doutores da Lei paravam e admiravam as palavras de inteligência.

Jesus agora mora dentro de nós. Então, esse mesmo nível de inteligência está sobre nós também. Quando você começar a falar, o Espírito Santo de Deus vai tomar a sua boca, encher os seus lábios da palavra de sabedoria.

As pessoas seguirão você porque os inteligentes são amados e reverenciados. Na vida, as pessoas mais respeitadas não são as que têm uma vida comum, que vivem como qualquer ser humano. As pessoas dotadas de inteligência são mais respeitadas, mais queridas, mais aceitas.

 

Inteligência é um esforço para o novo

Todo homem inteligente gera esforço na sua inteligência. Inteligência é um esforço para o novo, para as novidades. Todas as pessoas inteligentes se esforçam, porque querem ampliar seus conhecimentos. A Bíblia diz que o muito estudar traz o enfado para a alma, mas o que muito estuda não terá limites para escrever livros (Eclesiastes 12:12).

Na nova gestão de mercado, muitos homens têm uma palavra de destino, palavra de orientação, que não são mentores comuns. E as pessoas se esforçam e pagam alto para assistir uma de suas palestras. Tudo para receberem uma semente na mente, a semente de uma ideia, a semente de uma nova desenvoltura administrativa. Os palestrantes de sucesso têm dobrado suas fortunas em cada palestra, e são ouvidos pela inteligência, pela palavra de destino, pela palavra de inteligência.

 

Inteligentes encontram investidores

Pessoas inteligentes sempre encontram, por mais que demore, grandes investidores. Onde há inteligência, sempre haverá um investidor, alguém pronto para investir numa ideia brilhante.

Se você é uma pessoa inteligente, Deus lhe dará uma ideia criativa. Ainda que pareça simples, de uma ideia simples, sairá uma poderosa revolução. E quando você colocar essa ideia em prática, alguma coisa da parte de Deus explodirá na sua vida, na sua história, no seu ministério, na sua casa, na sua família, porque Deus é o Patriarca da ideia e Ele quer trazer algo novo para você.

 

Quanto vale uma ideia

Uma mente inteligente não tem preço, é impagável por tanta sabedoria, pelas ideias brilhantes que possui. Pare um pouco e pense no quanto vale uma ideia. Todos os grandes líderes tiveram ou têm uma grande ideia, e eles tornam as suas ideias claras para a sociedade. Eles geram esforço para aprimorar conhecimento, ou seja, todo líder de grandes ideias se esforça. Até mesmo o Reino de Deus é tomado por esforço. A Palavra de Deus diz que devemos nos esforçar e ter bom ânimo, assim o Senhor será conosco por onde quer que andarmos.

A mente de conteúdo intelectivo é um resultado de esforço, é o resultado de leitura, estudo, pesquisas, etc. Eu acredito nas pessoas que leem. Eu não acredito nas pessoas que têm ideias e não conseguem parar para ler um livro, para meditar no que leu, para buscar conhecimento.

O grande líder sempre adquire muito conhecimento e esse conhecimento gera ideias notáveis. Ouvir alguém inteligente é prazeroso porque a pessoa não é repetitiva, sua inteligência é criativa, e a mente sempre está gerando esforço para mais conteúdo.