Sabedoria e Inteligência treinam o Líder de Êxito

on . Posted in Estudos para Células

A visão de êxito é uma chamada para todos. Porém, alguns não conseguem entender quando, no meio do caminho, as situações se complicam. Nesse momento, os que não são persistentes desistem da chamada e abortam o processo de conquista. Nunca foi fácil construir uma Visão de êxito, pois os desafios vão surgindo desde a base, quando começamos a colocar os fundamentos.

É claro que cada realidade se expressa de forma diferente, mas o que observamos é que alguns são mais ousados, não desistem, lutam e buscam seus objetivos conscientes de que terão problemas, mas não param no meio do caminho. Em compensação, outros, por viverem na sombra de uma vocação, por qualquer motivo se desestimulam, pois a sobrevivência da Visão não depende deles.

Você que é líder (General do Exército de Deus) sabe que sua vida é para treinar pessoas, discipular indivíduos, desatar liderança, e, claro, suprir as necessidades. Não é fácil ficar com as responsabilidades departamentais, seu esforço e trabalho, pagar as contas, cuidar da família e criar os filhos dos discípulos em todos os sentidos. Você já mensurou que sua unção como líder (General do Exército de Deus) é para suprir as demandas do rebanho e as necessidades da família. Cada detalhe do desenvolvimento do ministério dependerá do líder, pois isso ele precisa ser capacitado e estar informado sobre todas as questões, tanto espirituais quanto as demandas sociais.

A Visão se constrói com pessoas que estão disponíveis a pagarem preço para que juntos possamos fazer proezas no Nome do Senhor. Entretanto, a falta de seleção ou uma seleção errada, quando o motivo ou os interesses pessoais entram em ação, fazem com que as coisas fiquem mais complicadas no êxito do resultado. Colocar pessoas estranhas para serviços de confiança mostra a inadequação do líder e inabilidade gerencial, porque colocou um indivíduo para gerenciar confiança sem ter conhecimento. Não podemos delegar cargos de níveis de mudança a pessoas que não sejam referendadas e capacitadas para o serviço pelo qual estão sendo convocadas.

Confiança é a moeda do desenvolvimento e a ferramenta para aliança, pois ninguém poderá desatar confiança em função de uma necessidade pessoal, ou até mesmo afetiva, quando, na verdade, está em jogo o êxito da minha chamada. A minha chamada deverá estar em ordem e a responsabilidade ajustada. A confiança é a base para todo relacionamento saudável, de uma boa amizade a um casamento seguro! Ninguém terá êxito em absolutamente nada se a confiança não for a base da relação. O que temos visto é que o século informatizado tem gestado mais Judas que Matias. As pessoas, por interesses escusos, mudam o foco, e, por qualquer motivo, negociam o legado que lhes foi confiado. Onde a confiança é traumatizada, o relacionamento entra em falência.

 

Inteligência e sabedoria, legados de um líder de êxito

A construção de um ministério de êxito está no treino da Sabedoria e Inteligência. Leigos arriscam resultado. Todos que querem crescer precisam ser treinados. A exposição ao treinamento é um sinal de que o interesse do êxito está vivo e o desejo de desenvolver é uma meta inconteste. Acreditamos que quando nós estamos no processo da construção de um ministério de êxito, precisamos treinar a Inteligência e Sabedoria. Esses são legados que o Eterno deu a vocacionados para seu ministério de forma específica. “E vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.”(Jeremias 3:15)

Quem mais possui esse legado na sua chamada? Quantas pessoas e vocações você conhece que possuem esse legado? É uma chamada para homens de Deus. Então, temos direito a sabedoria e inteligência como um prêmio do Eterno. Deus não quer que Seus filhos administrem Seu povo sem ter a sabedoria no seu caráter e a inteligência na sua mente. Somos líderes do diferencial e acredito que Deus usará este tempo para entrarmos no poder de administrar com sabedoria e inteligência, pois os leigos possuem uma inteligência inata, mas a nossa inteligência é espiritual. Quando a inteligência espiritual é treinada, milagres territoriais começam a acontecer.

Quando nós entendemos que somos donos de um legado que, por misericórdia, nos foi confiado, nossa postura muda e nosso respeito aumenta. Somos uma geração com um diferencial de todas as outras gerações, onde a tecnologia está a nosso favor e a comunicação, à nossa disposição. Precisamos treinar nossa capacidade e fazermos o bom uso dessas ferramentas que o Senhor nos deu. Podemos falar melhor, sermos educadamente polidos, termos outro mapa mental e uma intelectualidade muito acima das gerações passadas se soubermos usar o que Deus está nos dando.

 

Esclarecendo a Inteligência

Mas o que é inteligência? Em hebraico, é BINAH, velocidade precisa de raciocínio. Existem muitos tipos de Inteligências, e cada uma delas é treinada para um fim específico. A Inteligência se torna a capacidade de assimilar e raciocinar com velocidade, como ser instintivo para buscar sobreviver em meio aos perigos do dia a dia. Desde os primórdios até o dia de hoje, vemos uma geração que está

em franco desenvolvimento e respondendo às necessidades do século. Alguns exploram o cognitivo de forma amadora e outros de forma profissional, mas ambos são importantes e precisam um do outro. É claro, porem, que os que trabalham de forma intelectual têm mais oportunidade do que o homem braçal.

As pessoas inteligentes vivem se desafiando, não gostam de ser estáticas, mas sempre promovem um aprimoramento. As pessoas letárgicas chegam a se incomodar com aqueles que possuem uma velocidade de raciocínio a mais. “Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.” (Tiago 3:13)

Precisamos vencer a mente preguiçosa e nos lançar a desafios que contribuam para três mudanças precípuas.

1. A nossa própria história. Os homens inteligentes não se acomodam, mas se lançam para trazerem resultados movidos pela Inteligência, em mudanças na geografia onde vivem. Os inteligentes se importam saudavelmente com tudo e procuram estar dentro do seu contexto de vida, buscando oportunidades de mudanças internas.

2. A história familiar. Não conheço ninguém, saudavelmente inteligente, que não invista de forma firme e segura na família, oportunizando a todos, pois os inteligentes têm a bênção da prosperidade se souberem usar a bênção da sanidade mental que o Senhor lhes outorgou.

3.Dentro da vocação. Os inteligentes investem na vocação, pois sabem que ela é a botija do leite. É aqui que o Senhor dá as ideias para que sejamos por Ele favorecidos e nossa história de vida mude.

Em todas essas fases de raciocinar, podemos ver que BINAH nos ensina a compreender a velocidade de raciocínio, pois precisamos ser treinados diante de uma escola intelectualizada pós-moderna, desafiando-nos. Precisamos ser velozes mesmo, racioci-narmos por Princípios, demolirmos fortalezas de maldade. Os inteligentes, raciocinando de forma correta, são como lançadores de mísseis, que demolem toda muralha petrificada que está levantada contra o conhecimento de Deus. A Inteligência do pensamento pós-moderno quer desconstruir a mente da Igreja, mas com a inteligência do BINAH, daqueles que raciocinam com velocidade, com certeza seremos uma resposta para a geração de raciocínio depurado. Faremos proezas e mudaremos históricos. “Diga a todos os homens capazes, aos quais dei habilidade, que façam vestes para a consagração de Arão, para que me sirva como sacerdote.” (Êxodo 28:3)

 

Esclarecendo Sabedoria

Em hebraico, sabedoria é CHOCHMA, a arte da criatividade. Quando estimulamos nossa inteligência e nascem as criatividades, é um tipo de Sabedoria. Na verdade, precisamos dessa criatividade para tudo. Precisamos dessa criatividade para nossa casa, pois nossa família precisa além do Princípio Bíblico de sacerdotes criativos, que levantem a autoestima da família e deem segurança maior aos filhos. Como também no trabalho, trabalham em ambientes sem criatividade e mostram ineficiência administrativa. Precisamos criar situações que tragam maior conforto e bem-estar ambiental; isso é sabedoria. E, no quesito espiritual, às vezes temos na nossa Igreja pessoas tão criativas, mas que não têm seus dons e talentos aproveitados, porque outros não dão oportunidades nem treinam e capacitam esses talentos.

Quando treinamos a sabedoria, tornamo-nos amigos do êxito. Não estou falando da sabedoria popular nem a inata, estou me referindo ao treinamento intensivo de valores, onde a ética, a moral e a vida comprometida com Deus e o próximo estão acima de qualquer conceito. É a sabedoria para falar, sabedoria para fazer, sabedoria para ensinar, sabedoria para aprender, é a escola da vida com treinos específicos onde um menor estará de contínuo nos treinando em cada área específica. Precisamos ser mentoreados em diversos canais da nossa vida, pois teremos muitos desafios no cotidiano que precisam de instrutores para nos levar a níveis mais altos.

A sabedoria também é a arte de discernir tempos, épocas e estações. Talvez você diga que já sabia disso, eu até gostaria que soubéssemos mesmos, pois quando nós sabemos algo e não praticamos, Jesus nos chama de néscios, pois conhecemos a verdade e a ignoramos. A sabedoria está relacionada ao entendimento aberto TVUNA que é mente ampliada ou mente aberta para aprender. Os sábios aprendem com coisas pequenas e coisas relevantes. Às vezes, achamos que somente nas coisas que nos impactam estamos sendo ministrados e desafiados, quando, na verdade, TVUNA (a palavra em hebraico: Entendimento aberto), está se relacionando e interagindo com todo ecossistema, e seremos contemporâneos das verdades que o Eterno colocou diante de nós para desfrutarmos.

 

Conclusão

A geração de homens de êxito chegou com essa responsabilidade empunhada nas mãos, e dificilmente seremos uma geração devedora desse êxito extraordinário. Como, também, dificilmente encontraremos homens dotados de Inteligência e Sabedoria fora do princípio estabelecido por Deus. Nem eu, nem você encontraremos, neste século, líderes cheios de êxito e conquistas que não tenham buscado esse legado de Inteligência e Sabedoria, mas podemos afirmar que veremos uma geração se esforçando para isso.

O nosso discurso precisa ser melhorado, e nossa forma de afirmar as questões da vida precisa ser repensada, pois não somos seres comuns. Apesar da carência do século estar relacionada com faltosos de sabedoria, nós temos uma geração se esforçando para isso. Como resultado final, vamos reverter esse decreto acima, que dificilmente encontraremos homens inteligentes e sábios, porque a tolice do século enfermou muitos que se esquivam e se proíbem de raciocinar e pensar; será uma moeda de restituição. Tomados por esse legado que nos foi imposto, uma geração que tem o coração do Pai e pastoreia, apascentará com Inteligência e Sabedoria.

Se entendermos que somos pagadores de dívida, com certeza faremos nosso esforço para tornar a vida mais dinâmica, mais criativa e cheia da perspectiva da Palavra de Deus em plena profusão no nosso caráter. Não seremos líderes nesse diferencial, onde nos proibimos pensar, ampliar raciocínio e termos a criatividade como aliada da nossa vida. Seremos uma geração restituída e com a responsabilidade de Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar. Indivíduos com as características de um homem aprovado em toda boa obra para desenvolver a chamada que nos foi proposta. Nunca seremos reconhecidos como Geração do Êxito se não abraçarmos a Sabedoria e a Inteligência como presente do Eterno liberado às nossas vidas.