Deus, o Criador - Parte Final

on . Posted in Estudos para Células

“Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus! Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador. Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!” (Salmos 8)

Vimos na semana passada que Deus é o Criador de tudo e de todas as coisas. Ele é o nosso modelo de criação e de organização. Ele criou os Céus, o Universo, a Terra, o Éden, o homem. Hoje veremos que Deus organizou o Seu povo e organizou, também, o caráter do povo. Você aprenderá que, para o Senhor ampliar nossos territórios, Ele precisará nos organizar por dentro e por fora.

 

Deus criou o Seu povo e o organizou

Os Patriarcas. Quando Deus organizou as gerações, marcou a primeira geração – Abraão, Isaque e Jacó – como de patriarcas, porque eram responsáveis para gerar. Seriam reconhecidos como homens de autoridade, que iniciariam outras gerações.

Os Profetas. Depois dos patriarcas, Deus organizou os profetas. O ministério profético nasceu oficialmente em Elias (I Reis 17 e II Reis 1 a 10), e foi cheio de unção, poder e sabedoria, pois o profeta tem o crédito de Deus na boca.

Os Sacerdotes. Deus organizou sacerdotes para ratificar e executar a palavra que havia sido liberada pelos profetas. O povo não poderia viver só na palavra ouvida e não operada. O que o profeta diz, o sacerdote executa. Samuel, além de ser profeta e juiz, tinha poder para dizer se o rei continuava ou não no trono.

Os Reis. Deus organizou reis com poderes para orientar politicamente o povo e tirá-lo do sofrimento. Ele queria deixar a Terra organizada politicamente, com base no pensamento do Reino dos Céus, uma visão do Céu na Terra, para que o povo não andasse segundo qualquer pensamento nem estabelecesse sua própria vontade.

O rei deveria conhecer a vontade de Deus e estar em consenso com os sacerdotes para trazer cura para o povo, e em consenso com os profetas para não perder a direção do Céu para a Terra.

A nação. Dentre todas as nações da Terra, Deus chamou uma pelo nome: Israel. Nenhuma outra nação teve o nome dado por Deus. Ela começou num lugar chamado Sucot (tenda, tabernáculo), por Jacó, que teve seu nome e sua identidade mudados (Gn 32:26-28).

A liderança. De Abraão a Josué. Deus organizou a liderança de Abraão para entrar em Canaã. Organizou uma liderança de saída do Egito por Moisés e uma liderança de entrada na Terra Prometida por Josué. Sair é importante, mas o fundamental é chegar.

As tribos. Para que o povo ocupasse o território, já deveriam entrar com as tribos organizadas, sem bagunça, sabendo o lugar para onde cada uma delas iria. Ninguém pode pensar num território lá na frente sem organizar a entrada antes e sem saber qual território ocupará.

 

Deus organizou o caráter de um povo

Jacó/Israel (Gênesis 32:28). Jacó saiu da sua terra, mas a conquistou de novo como Israel. Muitos perderam empregos, empresas, tanta coisa, porque eram "Jacós". Com um caráter enfermo, não será possível conquistar o que Deus deseja lhe dar.

Simão/Pedro (João 1:42). Enquanto Pedro era Simão, Deus não lhe entregou a promessa nem as chaves do Reino. Deus mudou a vida de Simão – homem instável, desequilibrado, para Pedro – rocha.

Saulo/Paulo (Atos 9:1-9). Saulo, o maior perseguidor da Igreja, quando se converteu, transformou-se em Paulo, o maior Apóstolo e Evangelista da história. Na cadeia, escreveu mais cartas às Igrejas do que todos os outros que estavam soltos, deixando livros que são base teológica para todos nós.

A multidão. Deus organizou as multidões para que os milagres acontecessem. Primeiro em grupos de 12 (Lucas 6:12), e em grupos de 50 e 100 (Lucas 15:3-7). Muita coisa você não conseguiu, porque não se organizou. O milagre da multiplicação dos pães veio depois que Jesus mandou que todos se organizassem em grupos de 50 e 100. Quando organizamos, o povo se alimenta e se farta.

Quando Deus quis que o Reino fosse radicado, organizou a equipe de 12 (Lucas 6:12). Quando quis que o reino fosse multiplicado organizadamente, tratou com os grupos de 50 (Marcos 6:39-41). Quando quis ensinar o controle da multidão, mostrou que podemos organizar grupos de 100, o número do aprisco de Lucas 15:3-7.

Deus não manifesta Sua bênção na desorganização, e só teremos projetos de nobreza quando nos organizarmos. "O nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará" (Isaías 32:8). O Criador, Organizador e o Professor vivem dentro de nós. Ele nos levará a uma organização perfeita para que possamos ampliar o nosso território e viver tudo o que Ele tem para nós. Ele tem-nos prometido dias de avivamento.