Vencendo o espírito de engano - Parte final

on . Posted in Estudos para Células

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (II Coríntios 4:3,4)

Estamos vivendo tempos difíceis, no que diz respeito à nossa fé. Não estamos arrefecidos, mas Satanás, nosso inimigo, sabe que o tempo e a hora de ser destruído estão chegando, e tem investido maciçamente, como temos visto. Isso de todas as formas e das formas mais variadas possíveis, utilizando, principalmente, a mídia. Como nosso inimigo, ele tenta ludibriar o povo de Deus tanto quanto puder. Mais do que nunca, estamos no meio de uma grande batalha espiritual.

Quando temos consciência de quem somos em Cristo e como nos posicionamos no reino do espírito, obtemos vitórias. Porém, quando ignoramos quem somos e o que podemos em Cristo, Satanás aproveita-se de nós e traz opressão.

Quando não detemos as forças de Satanás através das intercessões e batalha espiritual, estamos fadados a grandes fracassos. Muitas pessoas entram em verdadeiras crises, dificuldades familiares, financeiras e emocionais, porque não percebem que Satanás está em todo momento esperando apenas uma brecha para poder entrar.

Somos um templo inviolável

Lembre-se de que o próprio Deus habita em você, por isso você pode se manter firme. “Não sabeis vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.” (I Coríntios 3:16-17)

Aqui na Terra, somos o “templo ambulante” de Deus e, onde chegamos, a bênção, o poder e a vida se manifestam, pois Jesus é entronizado por intermédio das nossas vidas. Ao nosso redor, estão os anjos do Senhor; ao derredor, estão os demônios. Porém, existe uma verdade maravilhosa: dentro de nós, habita o Espírito Santo.

Para os demônios nos atingirem, eles precisam passar pela guarda que o Senhor montou e deverão enfrentar o Espírito Santo. Então, percebemos que só somos flechados ou caímos se abrirmos as brechas. É por isso que precisamos vigiar, pois da parte de Deus toda estrutura de livramento já está montada.

Três organizações que o inimigo quer copiar

Existem três organizações que o inimigo quer copiar:

• Deus Pai – Criador de todo o Universo;

• Jesus Cristo – o Filho que veio revelar no reino físico a natureza do Deus invisível;

• O Espírito Santo – a Testemunha da Verdade. Lendo os capítulos 14 e 15 de João, vemos que o Espírito Santo está na Terra para nos fazer lembrar de toda a doutrina de Jesus e nos guiar, encaminhar e orientar a toda verdade. Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo de Deus.

O reino espiritual é regido por organizações e hierarquias. Como o diabo não tem a capacidade de criar nada, ele imitou a organização dos céus.

Lúcifer

A função de Lúcifer é enganar, imitando as coisas espirituais do reino da luz. A palavra Lúcifer significa ‘Anjo de Luz’. Ele traz o engano com a aparência do bem. Por isso, algumas pessoas se dizem ‘espíritas da linha branca’; outras pessoas dizem ‘não tem nada a ver uma coisa com a outra’. Esta é a operação do espírito de engano.

Lúcifer consegue enganar até os fiéis, porque está escrito que ele se manifestará como o Anticristo. Quando isso acontecer, muitos cristãos fiéis negarão a fé e o seguirão. Ele virá no poder de convencimento do espírito de engano e quem gosta de viver debaixo deste espírito, atrás de constantes sinais e ‘profecias’, vai ser presa fácil.

Até os judeus poderão se seduzir por ele, pois uma forma eficaz de convencê-los é com sinais: ‘se vier o Messias e fizer sinais, creremos nele’. Quem fez mais milagres do que Jesus? Ninguém. João diz: “E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.” (João 21:25). E Jesus não só fez, como continua fazendo.

Satanás

Sabemos que Satanás destrói por estratégias e ele trabalha por territórios que não são comuns, atingindo áreas específicas. Quando travamos a guerra espiritual, não travamos com o diabo. Essa camada de guerra espiritual nos ares é com Satanás, que não quer que se chegue até o trono de Lúcifer. Por isso é que ele fica entre a Terra e o Céu, e ali prende, na batalha, as bênçãos do povo de Deus.

Diabo

O livro de João 10:10 diz que o diabo vem para roubar, matar e destruir. Ele usa seus demônios para prender as pessoas no plano físico com drogas, sexo, imoralidade e todas as demais obras da carne.

É claro que a manifestação desse inimigo se dá de inúmeras maneiras e das mais diferentes formas para nos confundir. Os principados e potestades se estabelecem em seus postos e armam instrumentos de guerras para virem contra o povo de Deus e a humanidade com o objetivo de destruí-los.

É importante conhecermos sobre Batalha Espiritual para vencermos o inimigo de nossas almas e caminharmos de forma a utilizarmos o poder do Nome de Jesus.