Revestidos de autoridade para vencer o medo - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos... a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)

Verdade Central: É preciso trazer luz ao coração da Igreja de Jesus para gerar uma nova mentalidade de Corpo Vivo de Cristo e, nesta unção, fazermos o melhor para Deus. E, para isso, é necessário vencer o medo e entender que somos revestidos de autoridade e poder.

Introdução: Precisamos ser valentes, homens e mulheres, líderes revestidos de autoridade para vencer o medo. Nossa liderança deve estar respaldada pela coragem para caminharmos segundo o coração do Pai, pois os medrosos não herdarão o Reino. Quem nos respalda na caminhada é Deus, o Senhor Todo Poderoso, o Deus valente que não conhece derrotas.

Quando falamos em ser um líder valente, valoroso, referimo-nos a valores, muitos dos quais foram olvidados pela Igreja de Jesus e precisam ser recobrados. Estamos falando de uma posição de honra que quem nos confiou foi o Senhor. Não há o que temer, mesmo em meio a situações adversas.

Entenda que você é um líder de autoridade

Entender que Deus nos constitui como um líder de autoridade é transicionar a mente pela Palavra de Deus, vivendo exatamente o que o Senhor tem para nós. É o reconhecimento da autoridade e a ação na autoridade que nos faz diferentes.

É fácil detectar um líder de autoridade, que vence o medo: basta observar se ele se opõe ao sistema que nos rege.

Devemos buscar em Deus uma coragem sobrenatural para não nos contaminarmos com esse mundo maligno – “O mundo inteiro jaz no maligno.” (I João 5:19); e andarmos segundo o fruto do Espírito – “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22,23)

O inimigo poderá nos vencer se usar com êxito duas das suas armas: o medo e a ferida. Um dos homens mais corajosos da Bíblia foi Josué. No entanto, estava possuído de um espírito de medo e precisava de uma ministração direta do Senhor, para que fosse liberto.

“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:1-8)

No texto acima, vemos que o Senhor ministra coragem para Josué, um líder que fora ministrado por Moisés, o discipulador mais admirável do Antigo Testamento, que fez milagres, prodígios e maravilhas, sob o comando do Senhor.

Após a morte de Moisés, Deus levanta Josué. Esse líder se sentiu totalmente incapacitado e fora de chance para concorrer com o antecessor. Porém, Deus lhe diz: “Assim como fui com Moisés, meu servo, Eu serei contigo, porém, esforça-te e não tenha medo.” Todo medo deve ser renunciado. Se o valente de Deus quiser vencer as dificuldades, deve vencer o medo.

Nós estamos lutando para tomar uma cidade, e Satanás não a entregará facilmente. Nós entraremos nessa guerra espiritual e vamos vencer, pois à nossa frente vai o General dos generais, o Senhor dos senhores. Não tenha medo! “... o perfeito amor lança fora o medo... e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (I João 4:18)

Estamos numa guerra. A batalha é muito difícil, mas sabemos que é uma responsabilidade nossa. Muitas vezes, humanamente falando, estaremos sozinhos no processo. No entanto, se você estiver com Deus, será maioria. “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

Quando falamos de guerra, muitos tipos de conflitos vêm à nossa mente. Porém, esta não é uma guerra física, nem ideológica; é espiritual. “Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.” (Efésios 6:12). Por isso, precisamos ser valentes e nutrir a coragem. A coragem não é uma opção, é uma exigência de Deus para quem foi chamado à batalha. Você é um de nós? Então lute!

Muitas vezes não vencemos a nossa guerra porque estamos com medo. O medo é colocado por um espírito maligno; o medo paralisa a fé e neutraliza a ação. A coragem é o oposto da covardia. A coragem está em você agir, independente do medo. “Não temas o que hás de padecer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10)

Resista! Isso é uma ordem dada por Deus: não tenha medo. Se você não controlar o medo, será controlado por ele e, desta forma, deixará de ser fiel e negará a Cristo. O medo nos leva a negar o Mestre.

“Ora, Pedro estava sentado fora, no pátio; e aproximou-se dele uma criada, que disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E saindo ele para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o nazareno. E ele negou outra vez, e com juramento: Não conheço tal homem. E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Certamente tu também és um deles pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.” (Mateus 26:69-74)

Alguns são tão covardes que encabeçam a lista daqueles que não herdarão o Reino de Deus. “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos ... a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)

Se você leva uma vida controlada pelo medo espiritual, não herdará os céus. Os medrosos vêm antes dos incrédulos, e os incrédulos geralmente são resultantes da timidez espiritual, que os leva a uma vida de descrédito da fé. Nós somos chamados por Deus para controlarmos o medo; não fomos chamados para ser controlados por ele.

 

Continua...