Os testes do líder - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” (Salmos 121)

Verdade central: O líder enfrenta muitos testes na vida. E, por mais que alguns pareçam difíceis e quase impossíveis de serem vencidos, a solução sempre é maior que o problema. Elevando os olhos para o monte, o líder de êxito recebe o socorro do Senhor. Se você quer crescer na unção da sua liderança, terá que passar por testes e saber que cada teste entra em fases e níveis diferentes. Portanto, se quiser crescer de nível, prepare-se para entrar em novos testes.

Introdução: O líder precisa estar convicto de que quem o escolheu foi Deus. Isso faz toda a diferença! Também é preciso saber que, apesar dos testes e desafios que têm de enfrentar, seu espírito deve permanecer inabalável nAquele que fez o chamado.

Qualidades e importância do líder

Como líder, você deve saber qual a sua importância no Reino e quais qualidades Deus confiou a você para serem usadas, não em benefício próprio, mas em benefício do Reino. Isso faz com que você não abandone os seus territórios, pelo contrário, conquiste-os.

Há líderes que desconhecem quem são em Deus e qual o potencial que receberam. Por isso, na hora da crise, abandonam o território, o posto que ocupam e, pior, a sua gente, o povo que confia que, através da sua vida, poderiam ser transformados no caráter de Jesus.

A característica mais forte na vida do líder, depois de ser um homem de intimidade profunda com Deus, deve ser a constância e a permanência. Infelizmente, encontramos líderes que ‘pulam de galho em galho’. Eu, Apóstolo Renê de Araújo Terra Nova, até hoje, só fui membro de uma Igreja, Igreja Batista. Isso não significa que nunca passei por crises ou que a Igreja Batista não enfrentou crises. Mas, apesar de todas as crises, continuei firme como Batista. Então, veio o mover do Espírito e, agora, a Visão Celular. E eu continuo Batista.

Como líderes, não podemos ter espírito volúvel, ficar mudando, migrando de um lugar para outro. A Bíblia diz que o homem incrédulo é como ondas do mar, que vão e que voltam, e que nunca ficam nem lá, nem cá. Isso é incredulidade e não deve fazer parte da liderança do Corpo de Cristo. O líder precisa ser firme, ter caráter.

Um líder firme

Na Bíblia, temos vários exemplos de líderes firmes, fortes. Nestes devemos pautar a nossa liderança, sem esquecer de imitar, em tudo, o maior Líder de todos os tempos, Yeshua Ha Mashia. Podemos lembrar de Abraão, que apesar de todas as crises e dificuldades que enfrentou, pode ser considerado um líder firme, quando olhamos para a sua vida como um todo. Em Gênesis 12, Deus chama esse homem que pautou o seu chamado na fé. Para ele, a fé foi o resultado de uma chamada.

Quando o líder sai de um teste, ele passa de um nível para outro bem maior. Só que quanto maior o nível que sobe, mais visível se torna. Por isso, é preciso tomar muito cuidado para não se tornar um líder vulnerável, já que fica mais visível.

No MIR, por exemplo, somos muito expostos, tanto líderes quanto discípulos e até o Templo. O nível da unção cresceu, tanto a unção dos líderes quanto da Igreja. Todos crescemos, em unção, no ministério. Agora, se o nível da unção cresceu, cresceu também o nível da guerra. Mas há um escudo que nos protege. Em todas as guerras, em todos os testes, estamos protegidos. Se estivermos firmes em Deus, Ele não nos deixa vulneráveis e desprotegidos.

Deus é Pai. E assim como um pai não matricula seus filhos em uma escola, sabendo que as paredes e o teto cairão, de igual modo, o Senhor sabe que estamos em uma escola, sendo treinados, e Ele não permitirá que as paredes e o teto caiam.

Você não está só neste teste. Se você pensava que estava sozinho, saiba que o diabo mentiu mais uma vez. Deus é o seu escudo, a sua proteção. O escudo do Senhor o protege na medida da unção que você tem. Cada um enfrenta testes em níveis diferenciados. Os níveis são para amadurecimento, para que o líder administre as causas e elimine os efeitos possíveis que possam aparecer.

Dois testes na vida de Abrão

Abrão enfrentou vários testes em toda a sua vida. Não foram poucos e não foram fáceis. Mas houve dois testes específicos na vida do pai da fé, pelos quais passou, dois testes muito fracos, mas que ele perdeu.

Percebemos que, quando estamos sob a mentalidade de Abrão, não podemos ser aprovados nos testes, mesmo que sejam fracos, pequenos. Quando estamos na distorção da personalidade de Abrão, não conseguimos passar nos testes.

Abrão e Sarai eram altamente vulneráveis, não suportavam os testes. Às vezes, encontramos líderes ou discípulos perdendo em meio aos testes, fracassando em meio às guerras, e não compreendemos o porquê. É porque estão com a personalidade sendo formada, estão sendo transformados de Abrão e Sarai para Abraão e Sara.

Teste 1 – Fidelidade ao líder

Quem era o líder de Abrão? Deus. Você pode encontrar algum defeito em Deus? Não! Então, você pode perceber claramente que nem sempre o problema é do líder que está sobre o discípulo. Há situações em que o liderado não entende e não consegue ler o líder, mesmo que este se doe 100%.

Abrão precisa passar no teste de fidelidade ao líder. Isso significava nunca abrir mão de princípios. Ou seja, ele precisaria cortar relacionamentos com todos aqueles que atrapalhassem sua caminhada com Deus.

Deus ensinou a Abrão que honrar aliança é algo muito sério. Deus lhe disse que se obedecesse aos princípios da aliança, teria um nome honrado e por onde passasse, todos seriam poderosamente abençoados. Abrão teve o privilégio de ter Deus, o Todo Poderoso, o Senhor da ciência e que rege o Universo como líder. Só que Abrão arranhou o princípio da aliança (Gênesis 12:10). Abrão mexeu na aliança trocando valores e algumas coisas aconteceram, por causa da fidelidade arranhada.

 

Continua...