Os testes do líder - Parte 2

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” (Salmos 121)

Verdade Central: O líder enfrenta muitos testes na vida. E, por mais que alguns pareçam difíceis e quase impossíveis de serem vencidos, a solução sempre é maior que o problema. Elevando os olhos para o monte, o líder de êxito recebe o socorro do Senhor. Se você quer crescer na unção da sua liderança, terá que passar por testes e saber que cada teste entra em fases e níveis diferentes. Portanto, se quiser crescer de nível, prepare-se para entrar em novos testes.

Introdução: O líder precisa estar convicto de que quem o escolheu foi Deus. Isso faz toda a diferença! Também é preciso saber que apesar dos testes e desafios que têm de enfrentar, seu espírito deve permanecer inabalável nAquele que fez o chamado.

Na fidelidade, Deus exige três cuidados específicos:

Cuidar da família

Cuidar da família faz parte da aliança. Deus prometeu a Abrão uma família completa, pois ele e Sarai ainda não tinham filhos (Gênesis 2, 6, 12). Mas, no início, ele não manteve fidelidade e cuidado com a família.

Cuidar da família é um princípio estabelecido pelo Senhor. Deus é o maior interessado em que todas as famílias recebam a unção de acompanhamento, de cuidado e ordem para que venha a cura da Terra. Em Malaquias 4:5,6, está escrito que nos últimos dias o coração dos pais se converteria aos filhos e o coração dos filhos aos pais. Isso para que a Terra não fosse ferida com maldição.

Quando há conversão de corações dentro da família, então a cura vem apressadamente. Isso é família feliz, família que vive sem maldição na vida dos pais e na vida dos filhos. A maldição é arrancada quando os corações são convertidos. A fidelidade ao líder está em ensinar o princípio de cuidar da família.

Cuidar da honra

Cuidar da honra é como guardar uma joia. Uma bijuteria você pode até guardar em qualquer lugar, mas uma joia de valor, não. Você precisa saber onde está guardada, porque é o seu tesouro.

Deus disse a Abrão que Sarai era a sua honra. Portanto, ele não deveria permitir que ninguém a tocasse. Ele precisava cuidar dela como o que possuía de mais precioso.

Se você pensar agora no que possui de mais precioso em sua vida, saberá que pelo valor espiritual, emocional ou físico, deve ser valorizado e honrado. Não queremos perder algo que tem valor para nós.

Cuidar da promessa

Cuidar da promessa fala de não admitir negociação. Abrão esperou 30 anos para a promessa se cumprir em sua vida. Nesse período, muitas coisas aconteceram para amadurecer o seu caráter.

Cuidar da promessa é velar por ela, é ser um profeta da promessa, é não esperar que outros cuidem da promessa que Deus lhe deu. É entender que um barco só se move no oceano se for levantado o velador.

Em Gênesis 12:10-12, Abrão não tinha cuidado da promessa, por isso Deus permitiu que maldições viessem. Se você não cuidar da promessa, as maldições se instalam. Mas a promessa velada anula o histórico de maldição. Quando você vela a promessa, anula a possibilidade da maldição chegar à sua porta.

Teste 02 – Integridade

Integridade é o conceito que você tem de você mesmo. É o prazer de se conhecer a si mesmo. Integridade é você se perceber, e saber quem você é, valorizar-se e se respeitar. Também é ter um autoconceito de si mesmo, não de soberba, mas de consciência.

Abrão passou pelo teste da integridade e não foi aprovado. Em Gênesis 20:1-14, Abrão continua mentindo e trazendo situações que são totalmente adversas a um homem que tinha o nível de chamada que ele havia recebido de Deus.

Como líder, você precisa respeitar a chamada que tem! Ter integridade é se guardar no bom conceito da palavra e vencer os testes, as crises e as guerras como:

Vencer o espírito de mentira

A mentira é um espírito. Toda mentira se associa com o inferno. Todo mentiroso é sócio do inferno. Todo mentiroso assume uma filiação, torna-se filho do diabo (João 8:44). O diabo foi mentiroso desde o princípio, nunca falou a verdade. A Bíblia diz que, quando o diabo mente, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso. Consequentemente, todos que mentem viram filhos do diabo.

A mentira tem sociedade com as trevas. Porém, a unção da integridade leva o líder a vencer o espírito da mentira. O líder deve ser íntegro em todas as áreas, ter autoconceito e falar sempre a verdade. Deus não precisa do seu jeitinho para ser Deus, Ele é Eu Sou!

O texto de Gênesis 20:3,7,14 denuncia os sintomas de mentira na vida de Abrão e pode denunciar os sintomas de mentira na vida de qualquer líder.

 

Continua...