Construindo um Altar para Deus

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: Gênesis 13

Verdade Central: Deus encontra em você uma terra preparada para semear as sementes do Reino. Você possui uma mente liberta para os decretos e favores do Reino. Você será chamado líder de um tremendo avivamento realizado pelo Deus Todo Poderoso.

Introdução: Em Gênesis 13, Abraão construiu um altar para o Senhor. E, por ter construído um altar, Deus, ao contemplá-lo, fez com que ele prosperasse. Construir um altar é levantar um memorial para Deus, e todos que são construtores de altar prosperam em quatro níveis:

1. Prosperidade Emocional

O livro de I João diz que devemos ser prósperos em nossas emoções. É melhor ser rico nas emoções do que ter muito dinheiro e ser infeliz, mal resolvido emocionalmente. De igual modo, quem não é resolvido nas emoções não sabe trabalhar bem as riquezas que Deus acrescenta.

Deus quer que Seus filhos sejam prósperos e, para isso, você precisa estar saudavelmente resolvido para administrar as riquezas que Deus quer lhe entregar para não fazer bobagens e não saber onde investir. Abraão recebeu, em primeiro lugar, a prosperidade emocional quando levantou o altar ao Senhor.

2. Prosperidade Afetiva

Abraão, após levantar um altar ao Senhor, teve o seu casamento restaurado. Removeu Agar de sua vida e tantas outras situações nas quais os seus olhos estavam presos, por causa da Mesopotâmia e dos cultos a deuses pagãos. Deus devolveu a Abraão uma família saudável. Ele prosperou na afetividade. O amor dele para Sara, e de Sara para ele foi ajustado literalmente, e a vida daquela família foi transformada.

Todos que constroem altar para o Senhor e memorial para Deus prosperam na família e no amor. No capítulo 13 de Gênesis, Abraão é recuperado na afetividade e, no 20, já é um eterno apaixonado por Sara, ou seja, prosperou seu coração porque levantou um memorial ao Senhor.

3. Prosperidade Financeira

O terceiro nível de prosperidade que Abraão experimentou foi a financeira. A Bíblia diz que ele levantou um memorial ao Senhor e se tornou um homem rico (Gênesis 13). Em Gálatas 4, o Senhor diz que quem é filho de Abraão tem direito à mesma semente da prosperidade.

4. Prosperidade Espiritual

Abraão alcançou prosperidade espiritual. Quem tem prosperidade espiritual gerencia bem qualquer tipo de prosperidade, seja emocional, afetiva e financeira. Porém, quem não prospera espiritualmente é um candidato forte à falência em todas as áreas.

Talvez você conheça pessoas que pareciam ser saudáveis emocionalmente, mas que em alguma situação se desequilibraram facilmente. É porque pareciam equilibradas, mas só pareciam, não eram de verdade. Algumas pessoas até prosperam em algumas áreas, mas porque não têm vida com Deus perdem, pois caminham em uma linha tênue, muito perigosa.

Quantas pessoas que conhecemos que demonstravam ter um casamento tão saudável, chamavam um ao outro de amor, de benzinho, e, de repente (na verdade, não é de repente!), o casamento acaba.

O que ocorre é que podemos ter comportamentos que parecem sadios no casamento, mas absorvemos culturas que são do inferno e pensamos que são cultura de Deus. A cultura de Deus no casamento está escrita na Sua Palavra e para o nosso ensino foi escrita. Se há outra cultura inserida que não é de Deus nem humana, é do diabo.

Abraão teve uma vida salutar para arrumar espiritualmente as suas emoções, por isso prosperou nas demais áreas. Você prosperará como filho de Abraão porque está ajustado na prosperidade espiritual. Você prosperará tanto que as pessoas o procurarão para que você transfira essa unção que há sobre a sua vida.

Deus quer que você seja próspero em todos os níveis para que, ao colocar as mãos nas pessoas, elas sejam libertas e curadas no poder de Cristo Jesus. Através de sua vida, muitos casamentos serão curados. Você será uma ferramenta e um agente para curar as famílias da terra. Você terá prosperidade financeira para emprestar a muitos e jamais precisar tomar emprestado.

Se você, discipulador, está entristecido por causa de sua condição financeira, declaro que você sairá da humilhação de precisar financeiramente de discípulos. Deus irá prosperá-lo. Creia. Você é semente de Abraão e tem direito a esse legado por causa de uma promessa.

E se você está se perguntando como isso será possível, saiba que é possível prosperar nestes quatro níveis: emocional, afetivo, financeiro e espiritual quando há sacrifício no altar feito por você. O altar em si não é nada, a validade é o que está sendo sacrificado no altar.

Quanto valeria a Cruz se Jesus não tivesse passado por ela? Por que a Cruz fala tanto? Ninguém sabia o que era Cruz, até Jesus ser colocado nela. O que importa não é o altar, mas o que está sobre o altar.

Você pode construir quantos altares quiser para Deus, mas se não tiver sacrifício nele, nada vale, porque o importante no altar não é a figura do altar, mas o que colocamos sobre ele.

Quando você coloca sobre o altar o seu sacrifício, você obtém saúde emocional, afetiva, financeira e espiritual. Ao colocar no altar o seu sacrifício, no mundo espiritual é liberada a bênção. Quando aprendemos a sacrificar sobre o altar do Senhor, o altar começa a ter validade por causa do sacrifício. Todas as vezes que você olhar para o altar, nele deve haver um sacrifício.

A Bíblia diz para colocar no altar um sacrifício para que gere vida e bênção. Sacrifique no altar e o sacrifício gerará vida e você será poderosamente abençoado. Ao olhar para o altar, você deve ter a certeza de que ali está o seu sacrifício ao Senhor. Você até pode, no momento do sacrifício, fazê-lo com dor, com sentimento de perda, mas depois, você terá um testemunho dizendo que hoje você tem um sentimento de alívio, de vida e de bênção porque Deus o prosperou absurdamente.

Em Hebreus 8:7, está escrito que, na verdade, os dízimos e ofertas entregues no altar, não são entregues a homens mortais, mas Àquele que vive para todo sempre. Quando colocamos o sacrifício sobre o altar, o propósito se cumpre. Qual o seu propósito? Ele precisa vir sobre o altar construído. De nada vale ser um construtor de altar se não sacrificar sobre ele. Altar sem sacrifícios são pedras amontoadas. Altar com sacrifício é recebido pelo Senhor. Seja um construtor de altar.