Alimento para os 12 - Parte 2

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.” (Mateus 13:19)

Verdade Central: Jesus estava mostrando que, ao ouvir a palavra da semeadura que produz colheita, o inimigo pode arrebatar essa palavra.

Introdução: Precisamos trabalhar a terra com profundidade, porque está chegando um momento muito grande de colheita, e não podemos gerar filhos com palavra do Reino para serem arrebatados pelo maligno. Você não pode aceitar gerar filhos para que o maligno os arrebate.

Judas, o 12 que teve a semente arrebatada

Na equipe de Jesus, Judas, um dos 12, recebeu a semente do Reino, mas veio o maligno e a arrebatou, antes de Jesus arrebatar aquele discípulo. Para ele, o último dia com Jesus, o inimigo veio e roubou a palavra do coração dele.

Hoje, existem 12, discípulos e pessoas que andavam conosco e foram arrebatadas. Infelizmente, esse arrebatamento não foi por Jesus. Jesus disse que o inimigo tem uma especialidade, que é roubar e arrebatar palavras do Reino. Não é o diabo, é o maligno. Então, o que arrebata a palavra do Reino no seu coração, é tudo aquilo que é maligno, que é indecente, imoral e tudo aquilo que é pornográfico e comprometedor. O que compromete a sua essência como líder vira imoralidade.

Imoral é tudo aquilo que quebra um princípio. Imoral não é só indecência sexual, porque estamos tão habituados a canalizar uma imoralidade ao ato sexual, quando a Bíblia diz que maligno é tudo aquilo que se tornou uma indecência.

Jesus começou o discurso em Mateus 13, na parábola do semeador. Jesus tinha autoridade, entendia de grão, de semeadura, de colheita. Ele Se apresentou como o Pão da Vida para todo aquele que nEle cresse. A estes, seria dada a vida eterna.

Como eu posso entender que Jesus está ensinando tudo só para dizer que ele é o Pão da Vida? Porque o pão só pode vir se a semente não for arrebatada. Se a semente for arrebatada, o trigo não vem, os frutos da terra não aparecem. A questão não é a terra, é o semeador. O semeador é responsável pelo local onde colocou a semente. Qualquer agricultor ou agrônomo sabe que primeiro, para se lançar a semente, precisa preparar a terra.

A Visão Celular no Modelo dos 12 é uma ação de agricultores. Nós somos aqueles que trabalham a terra para plantar a semente. A semente estará numa profundidade que o inimigo não vai arrebatar, porque a semente que Deus plantou, chamada Yeshua, o inimigo não arrebatou.

Alimento dos 12

Os 12 precisam se alimentar com aquilo que a terra produz. Mas se eles forem rasos no trabalho, eles nunca farão uma colheita. Em compensação, eles nunca comerão da resposta da terra, nunca lograrão êxito da resposta da terra. Jesus começa a falar sobre como você pode tornar-se uma fonte de alimento.

Você se transformará em celeiro de alimento. Todas as vezes que você abrir a boca vai alimentar alguém e matar a sede de alguém. Jesus dizia que a comida dEle era fazer a vontade do Pai. Quando estou fazendo a vontade do Pai, eu me transformo em comida e bebida para aqueles que me cercam.

Todas as vezes que você elucida, fala e lança a Palavra, ela se transforma em alimento para quem ouve. É como se você fosse um grande cozinheiro, o garçom de Deus que alimenta a muitos. Você coloca a mesa e ela está farta para dar comida a todos que quiserem se alimentar, de forma que fiquem satisfeitos.

Mas, a questão é que alguns ficam esperando que alguma migalha caia debaixo da mesa, para que sejam alimentados. Alguns não se sentem preparados nem dignos para sentar à mesa, e ficam procurando migalhas. Jesus disse que há muitos procuradores de migalhas. É como se fossem pessoas insanas que vão para um banquete de nobreza e, antes, passam em um fast food e compram um sanduíche para comer, porque só estão acostumadas a comer coisas comuns. Jesus é a Comida para comer, e a Bebida para beber. Alimente-se dEle e jamais terá fome e sede.

Disse Jesus: Seus pais foram no deserto e comeram maná, comeram pão do céu (João 6:31). Jesus estava replicando que não era Moisés que dava pão do céu. O verdadeiro pão do céu é o Pai quem dá. Moisés não tinha pão nenhum para dar, não tinha poder nenhum para dar. A comida que comiam era o Seu Pai quem estava oferecendo.

O pão que vem do céu é o Pai quem dá, porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida para toda humanidade. Então, os 12 disseram: ‘Senhor, dá-nos sempre desse pão’. E Jesus declarou: ‘Eu sou o Pão da Vida, o que vem a mim jamais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede’.

Jesus estava dizendo: ‘Eu sou a resposta para a ansiedade que você tem dentro de si. Se você não comer nem beber de Mim, nunca vai entender’. Por isso, existe o ato profético chamado Ceia do Senhor. A Ceia do Senhor é um ato profético que significa que dEle estamos nos alimentando, e dEle estamos saciando a nossa sede. Quem dEle come e dEle bebe jamais terá fome e jamais terá sede.

Se continuarmos a leitura, perceberemos que todo discurso de Jesus era para dizer que haveria o último dia e todos que estão alimentados e saciados dEle, subirão a Sua presença, porque comeram e beberam dEle.

No verso 67, Jesus pergunta aos 12 se entendiam o que Ele estava falando, pois muitos seguidores já haviam se retirado. Então, Jesus pergunta se eles também queriam ir embora.

Jesus retruca afirmando que Ele os havia escolhido em número de 12, contudo, um deles era diabo. Era como se estivesse dizendo que de um deles, o diabo havia arrebatado a semente, o maligno havia entrado.

O que Judas fez com Jesus foi imoral. Trair o líder é imoralidade. Trair o líder é ação maligna. Desonrar o líder é ação maligna. Vituperar o líder é ação maligna. Desrespeitar o líder é ação maligna.

A ação maligna recebe o nome de diabo, mas, em primeiro plano, a ação maligna é imoral, é indecente. Então, tem muito líder imoral e indecente que está querendo entrar em nosso arraial. Mas nós seremos blindados pelo Senhor, Jesus honrará a semente que está sendo lançada no solo.

Quando Jesus pergunta se, porventura, os 12 também querem ir embora, Pedro responde que não, pois para onde iriam, se só Jesus tinha as palavras de vida eterna? Naquele momento, Jesus os ensina a vigiar, abrir a mente, porque existe alguém interessado em arrebatar, tirar e arrancar a semente: o maligno. Coisas indecentes roubam a semente.

Jesus disse que essa semente tem nome, é a semente do Reino. Não é uma semente vulgar, que está sem essência e sem vida. A Bíblia diz, em I Pedro 1:23, que fomos gerados por uma semente incorruptível. Não existe imoralidade, indecência nessa semente. Fomos gerados por uma semente incorruptível.

Os 12 têm um tipo de alimento, a semente do Reino, a comida do Reino, comida e bebida da vontade do Pai. Então, a comida e a bebida dos 12 é fazer a vontade dAquele que os enviou. Jesus não fez esse discurso isolado, como foi o discurso com a mulher samaritana. Jesus ensinou e liberou essa palavra para os 12.

Os 12 precisavam saber que comida e bebida não era fazer a vontade própria, mas dAquele que os enviou, fazer a vontade de Deus. Jesus lhes mostra que era preferível ficar em jejum a comer o pão comprometido que os 12 haviam ido buscar na cidade de Samaria e não tiveram coragem de aplicar a vontade do Reino.

Jesus estava fazendo a vontade do Pai, praticando a comida do Reino, que era libertar aquela mulher de demônios. Isso foi tão tremendo que a mulher vai e volta, descendo a montanha com a cidade toda atrás dEle, porque ela afirmava ter encontrado o Messias.

 

Continua...