Cumprindo a Palavra de Deus

on . Posted in Estudos para os 12

TEXTO: “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1:22)

VERDADE CENTRAL: A Bíblia nos adverte que devemos ser cumpridores da Palavra de Deus. Isso implica em toda a nossa forma de viver, ou seja, não tem como viver uma vida na Igreja e outra fora dela.

INTRODUÇÃO: Somos chamados para viver a vida de Deus. O nosso Deus é um Deus excelente em tudo o que faz e uma das missões que confiou a nós é a de cuidarmos da Sua Igreja.

Enquanto Igreja temos a responsabilidade de exercer nossa liderança pautados nos princípios da Palavra que diz que não devemos nos enganar no que é concernente ao Evangelho e aos cuidados que devemos ter com o Reino e com as vidas que estão sob nosso cajado.

Não podemos deixar cair a qualidade nas células, nos 12 e nos Encontros. Faz-se necessário observar os padrões a serem seguidos e o nível de qualidade exigido. Deus quer que colhamos os frutos do nosso investimento e, para isso, é necessário disposição para realizar um trabalho de êxito.

1. ESTILO DE VIDA

Cumprir a Palavra de Deus não é um acidente, mas um estilo de vida. Somos um celeiro fértil e não podemos viver comprometidos com nada fora da Palavra. Por isso, a maneira como você ensina faz toda a diferença. A Bíblia diz que aquele que ensina deve fazê-lo com dedicação e não de qualquer jeito (Romanos 12:7).

Tudo o que declaramos precisa estar impresso em nosso caráter. Seus discípulos precisam ver em sua vida aquilo que é ministrado. Precisamos ter uma só linguagem, ser comprometidos em tudo, no viver, no ministrar, no falar, no ensinar.

2. ESTRATÉGIAS DE CONQUISTA

A Bíblia tem todas as estratégias de conquistas que precisamos para viver com excelência os padrões do Reino de Deus, inclusive nos ensina a vencer as perseguições, tentações, provações. Quantos líderes sofrem, enfrentam lutas interiores e exteriores e não vencem, porque não vivem a Palavra.

O que precisamos fazer nas horas difíceis é usar as ferramentas que Deus já nos entregou e estão contidas na Palavra. Porque a verdade é que quanto mais líder você for, mais vidas você conquistará. E como líder, não tenha medo de formar outros apesar das batalhas que você tem de enfrentar.

Seja como Josué que ao ouvir do Senhor palavras de ânimo nunca mais foi o mesmo, pelo contrário enxugou as lágrimas e cumpriu a missão que lhe estava sendo proposta. “Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria”. (Josué 1:6)

Não permita que nada na sua vida seja mais forte do que viver para cumprir a Palavra de Deus. Ensine essa verdade para os seus discípulos, faça com que eles tenham prazer em ler a Bíblia, meditar na Palavra e cumprir os princípios estabelecidos por Deus. Isso, além de gerar unidade entre vocês, fará com que todos trabalhem por um só objetivo de conquista. O resultado será um êxito que não poderá ser medido, porque unidos somos muito fortes. Muito mais forte é o Calvário que nos une do que as diferenças que nos dividem. Isso precisa ser uma verdade vivida no meio do povo de Deus.

O líder e o discípulo não podem e não devem ter uma linguagem distorcida, diferente do que a Bíblia tem como verdade. A Palavra de Deus não pode ser comprometida com nada que não seja ela mesma. Não ensine diferente da que você tem aprendido e ouvido. A Bíblia não precisa de invencionices. Que a sua conversa no dia-a-dia seja 100% o Reino de Deus, a Palavra de Deus.

Jamais deixe de cumprir a Palavra de Deus. Não se deixe enganar pelas sutilezas do inimigo. Sua linguagem e seu discurso não devem ser misturados. Reavalie sua liderança e viva de forma a cada dia ser um líder melhor, um discípulo melhor. Ensine os discípulos a viverem a Palavra e a fazerem dela não uma experiência momentânea, mas um estilo de vida, uma estratégia poderosa do céu para abençoar vidas aqui na Terra.