Cuidar da equipe e ver o crescimento - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “Comer muito mel não é bom; não multipliques, pois, as palavras de lisonja. Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” (Provérbios 25:27,28)

Verdade Central: A Bíblia faz a comparação entre o mel e a honra. O Senhor tem dado crescimento à Visão Celular e já estamos tomando as nações. Para isso, temos que aprender a lidar com as honras, para não nos desviarmos do propósito e cairmos.

Introdução: Mel fala de doçura. A Bíblia nos ensina que devemos aprender a comer as coisas por medida. Comer muito mel não é bom, assim como procurar a própria honra também não é bom. Um toque de mel é bom, mas comer demais não é, porque satura o paladar. A Bíblia nos mostra que precisamos dar sabor às coisas, mas por etapa.

Falando menos, ouvindo mais

A Palavra nos ensina que tudo no tempo de Deus é formoso e perfeito. Porém, algumas pessoas estragam o plano de Deus porque comem demasiadamente. Querem receber resposta para todas as coisas, querem saber de tudo; é como se estivessem tentando a Deus ou sendo altivos em conhecimento.

Devemos aprender a falar menos e ouvir mais. Ouvir mais é uma virtude que nos ajuda a estarmos na rota de Deus sempre. Ele tem nos ensinado que precisamos aprender a ouvir mais do que falar. Se Deus quisesse que falássemos muito e ouvíssemos pouco, teria nos dado duas bocas e um ouvido. Deus está nos dizendo que devemos ser comedidos e devemos pensar muito antes de falarmos algo.

Pelo muito falar vêm as palavras tolas, absurdas e de conflito. A sua boca precisa ter o domínio do Espírito. A nossa palavra deve ser temperada com sal. E, para tanto, precisa-se de uma medida para não ficar tão salgado nem insosso. Tanto para o mel, quanto para o sal, é necessário uma dosagem que não seja demasiada. A Palavra, então, nos adverte da quantidade de mel que comemos, porque podemos pensar que está nos fazendo bem e pode estar nos causando náuseas.

Comendo na quantidade certa

Deus quer que aprendamos a comer mel e manteiga na quantidade certa. Precisamos compreender a quantidade certa das coisas, pois tudo que o Senhor nos dá é por medida. Há pessoas que exageram no que estão fazendo e acabam estragando tudo, porque saem do ponto. “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem.” (Isaías 7:14,15)

A Bíblia está nos mostrando uma receita de equilíbrio. Ela está dizendo: saiba como comer o mel. Uma pessoa que sabe dosar seu alimento terá equilíbrio de visão e entendimento. Como vamos cuidar de uma equipe se não tivermos boa medida de palavra? Há pessoas que não sabem sequer como fazer uma reunião de célula.

Temos a proposta de realizar uma reunião celular com duração de uma hora a uma hora e meia, com tempo para louvor e adoração, palavra, oração pelas pessoas e alvos para a célula. Porém, há líderes que passam mais de três horas em suas reuniões e ainda não conseguem cumprir o propósito. O que é isso? É muito mel. O que acontecerá? Passará do ponto, sairá do discernimento, perderá a harmonia. Você precisa ter uma medida.

Vivendo de forma equilibrada

O livro de Mateus, capítulo 5, nos ensina que somos luz e sal. Luz para arrancar as pessoas das trevas, e sal para dar sabor. Se o sal for insípido, como poderá dar sabor? Tudo que fizermos deve ter sabor equilibrado, na medida certa. Nada pode ultrapassar os limites que são estipulados, senão saímos da rota e perdemos a direção.

Deus quer trazer uma unção de medida em Sua graça maravilhosa a ponto de falarmos do amor de Jesus e do Reino e as pessoas se encherem na medida certa. Tudo isso para que não falte o equilíbrio e venha saúde para a equipe, pois vivemos num século de grande exigência.

Considerando que nossa vida não é apenas Igreja e estar nos cultos, nas reuniões de célula, e que nós ainda estamos envolvidos com muitos outros fatores de sobrevivência, aconselhamos aos líderes que tenham melhor equilíbrio no tempo das reuniões, testemunhando assim que respeitam a equipe na medida que estão recebendo.

Uma equipe de êxito

Para uma equipe ter êxito, precisa aprender a falar menos de si e mais de Deus. Quando falamos de nós mesmos, perdemos a dosagem, o equilíbrio e entramos em desonra. Se você vive contando coisas que o Senhor tem feito através de você, se autopromovendo, dizendo que é para glória de Deus, você precisa se submeter ao tratamento de equilíbrio. Quando você der o seu testemunho, tenha a certeza de que está glorificando ao Senhor.

A nossa equipe estará cuidada quando cada líder se deixar ser cuidado. Enquanto as pessoas não se deixarem ser cuidadas, nunca teremos uma equipe equilibrada, nem teremos o crescimento que esperamos. Quem não se deixa pastorear não é ovelha, quem não se deixa discipular não é discípulo.

Para receber cura, você precisa deixar que alguém cuide de você. Levantar uma equipe que se deixe tratar não é fácil. Porém, creio que nestes dias haverá ressurreição. Assim como Jesus desceu à sepultura com Seu corpo cheio de feridas e marcas profundas, mas levantou ao terceiro dia plenamente sem dores, você também ressuscitará na sua alma, nas suas emoções, nos seus sonhos. Porém, não se esqueça de que é preciso se submeter à glória do Pai (Romanos 8:11).

A equipe estará tratada quando aprender a falar menos de si e mais de Deus, quando tiver uma linguagem sã, entendimento aberto, discernimento entre o bem e o mal. Nós que estamos trabalhando em equipe precisamos entender que Jesus é o centro do nosso propósito. Tenha menos de você e mais de Deus, pois convém que você diminua e que Jesus cresça.

 

Continua...