Cuidar da equipe e ver o crescimento - Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “Comer muito mel não é bom; não multipliques, pois, as palavras de lisonja. Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” (Provérbios 25:27,28)

Verdade Central: A Bíblia faz a comparação entre o mel e a honra. O Senhor tem dado crescimento à Visão Celular e já estamos tomando as nações. Para isso, temos que aprender a lidar com as honras, para não nos desviarmos do propósito e cairmos.

Introdução: Mel fala de doçura. A Bíblia nos ensina que devemos aprender a comer as coisas por medida. Comer muito mel não é bom, assim como procurar a própria honra também não é. Um toque de mel é bom, mas comer demais não é, porque satura o paladar. A Bíblia nos mostra que precisamos dar sabor às coisas, mas por etapa.

Deus tem nos mostrado que somos uma equipe que precisa estar tratada, sarada e ter noções básicas do ministério onde está envolvida. Para isso, é necessário aprendermos quatro ações básicas para a conservação do crescimento. Na semana passada, aprendemos sobre duas destas ações: ‘Conversar com o Pai’ e ‘Conhecer e reconhecer a chamada’. Agora, finalizando, estudaremos sobre Manter a santidade e Reivindicar a unidade.

3. Manter a santidade

Jesus orou pela santificação dos Seus discípulos e nos mostrou que é a verdade da Palavra que nos santifica. A equipe estará cuidada se entrar na santidade. Às vezes, o líder é muito santo, mas se a equipe não entrar no nível da santidade, toda a conquista que poderia vir para a equipe fica impedida. A nossa equipe precisa mergulhar na santidade, precisa ser santa no proceder, no falar, no vestir.

O líder precisa ser exemplo para que possa cobrar exemplo dos seus discípulos. Temos pedido a Deus que a Igreja seja conhecida não só pelo número de células que tem, mas, principalmente, pelo nível de santidade que há sobre ela.

Como vem a santidade? Orando e vivendo a Palavra. Se fôssemos medir a santidade, tomaríamos como base o nível da Palavra de Deus em nossa vida. Não há como falarmos sobre santidade e sermos acusados na próxima esquina. O nível de santidade é visto por aquilo que sai da nossa boca. Seremos julgados por aquilo que falamos. Você precisa aprender a refrear sua língua, ter domínio sobre o que fala, pois o homem que governa sua língua é perfeito.

“Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. (...) Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano, mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? (...) Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria (...) Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.” (Tiago 3:1-18)

“Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” (Tito 2:7,8)

Se a Palavra de Deus estiver sempre na sua boca, você será santo. Você pode ser santo quando está pregando, quando está ministrando na célula, mas no dia a dia sua boca pode denunciar que você não é tão santo quanto diz que é. Você estará cuidando verdadeiramente da sua equipe quando você viver a santidade.

4. Reivindicar a unidade

Unidade fala de mesma essência. A equipe precisa ser assim: de uma mesma essência. Jesus era um com Seus discípulos. O Senhor quer dar-lhe a bênção da essência, para que você seja um com suas células, seus 12. Os 12 também precisam ser um com o discipulador. Enquanto os 12 não forem um, eles não serão nada; quando os 12 forem um, eles serão 12.

Se você colocar um grão de feijão e um grão de farinha dentro de um saco de arroz e misturar, você encontrará depois os grãos de farinha e de feijão? Encontrará, mesmo que demore muito tempo para achar. Mas, se pegar o grão de farinha e colocar dentro do saco de farinha, você encontrará o mesmo grão? Não, porque são a mesma essência. É tudo farinha do mesmo saco, como diz o ditado popular. Unidade é isso: não importa de qual denominação você é, você é farinha do mesmo saco. O que Deus quer é que tenhamos a mesma essência.

Jesus orou pela unidade, e esta oração não ficará sem resposta. “...para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:21). A equipe estará cuidada quando aprender sobre a unidade. A equipe não pode ser "euquipe". Quando sua equipe for uma, tiver a mesma essência, nenhum obstáculo o impedirá de conquistar seus alvos.

Cuide da sua equipe cada vez mais para formar líderes com o caráter de Cristo e desfrutar do crescimento do Reino na qualidade ensinada por Yeshua.