M12, o Modelo de Jesus - Parte 2

on . Posted in Estudos para os 12

“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos. (...) E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis. E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles. E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.” (Lucas 6:12,13; 9:1-6) 

Verdade Central: A Visão Celular no Modelo dos 12 é inegociável. É o Modelo ensinado por Jesus. Portanto, ser 12 e ter os 12 é uma questão de autoridade, de seguir os passos do Mestre. Por isso, como líderes, precisamos trabalhar para formar as Equipes de 12 e crescer extraordinariamente. 

Introdução: O poder de ser 12 é a consciência de compor uma Equipe Apostólica, de ser apostólico, ter sinais, prodígios, maravilhas e milagres. Os 12 compõem uma Equipe, por isso diferem de multidão. A multidão reage de acordo com os comandos que recebem. Os 12 reagem de acordo com as estratégias. Os 12 sentam com o líder e recebem metas que mudarão suas vidas como indivíduos, como seres sociais e líderes de avivamento, para que haja uma mudança integral. Isso não acontece com discípulos comuns.

Vimos, na semana passada, que ser Modelo e fazer parte do Modelo de Jesus, M12, é um presente do coração de Deus para levantar um território apostólico. Onde estão os 12, há sinais, prodígios, maravilhas e milagres. 

Jesus possuía muitos discípulos, mas a Sua meta era ter uma Equipe. O alvo de Jesus não era ter uma multidão de discípulos que O seguissem, apenas. Ele precisava ter uma Equipe que O representasse. Hoje, você verá que, ao formar Sua Equipe, Jesus deu nome às pessoas e à Equipe. Ele formou uma Equipe Apostólica, que O representava. 

Equipe Apostólica 

Ao formar Sua Equipe, Jesus deu nome às pessoas e à Equipe. A Equipe é mensurada por indivíduos que têm identidade, mas é representada por um nome: Equipe Apostólica. Os 12 são apostólicos. Quem possui a Equipe de 12 possui sinais apostólicos. 

Talvez você pense que isso é um risco muito grande para os que são imaturos, pois ao formar a Equipe de 12, podem se autointitular Apóstolos. Porém, não é disso que estamos tratando, mas de legalidade, legitimidade, de quem é de verdade, daqueles que sabem que têm uma chamada. 

Deus levantará o chamado que você recebeu. Há pessoas que estão há 10 anos na Visão e não conseguiram consolidar os seus 12, a sua conquista. Alguns causaram atropelos na Visão e perderam os 12 por causa da crise. Mas a crise não é maior que a promessa de Deus para a sua vida. 

Jesus chamou pelo nome àqueles que iriam compor Sua Equipe e deu um nome à Equipe: Equipe Apostólica. Por que o nome da Equipe era Apostólica? Porque Jesus deu autoridade aos 12 que não foi dada a discípulos. A Bíblia não registra os discípulos de Jesus, que não estavam autorizados por Ele, indo pelos lugares e demarcando territórios. Essa autoridade era para os 12. 

Eram os 12 que possuíam o chamamento de expulsar demônios, curar enfermos, ressuscitar os mortos e limpar os leprosos. Os 12 tinham essa autoridade e unção ministradas por Jesus. Discípulos só podem desenvolver plenamente suas funções debaixo da autoridade do Mestre. 

“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (...) Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:1,8) 

Os 12 têm autoridade apostólica para mudar geografias. Essa autoridade pertence às Equipes de 12. Quando Jesus instituiu os 12, não instituiu apenas para fazer diferença no discipulado, para colocar chefes sobre súditos, mas para constituir autoridade, fazer diferença entre quem é discípulo e discipulador. Apesar da imaturidade, da falta de gerenciamento dos que se tornaram 12 e de todas as crises que passaram, eles possuíam uma autoridade dada por Jesus. Jesus os chamou de Apóstolos. 

O Apóstolo é detentor de um novo Manto, uma nova unção. Você pode observar que os demais discípulos sumiram no que diz respeito às ações de ministério, mas os Apóstolos entraram em evidência ministerial. Então, quando formamos os 12, entramos em um Manto Apostólico. Por isso, precisamos trabalhar para levantar os 12. Somos uma Igreja Apostólica e queremos que todos estejam cobertos com este Manto. Não queremos apenas que você seja um 12, mas que também forme sua Equipe de 12. 

Cercaremos todos os que fazem parte da Visão Celular no Modelo dos 12 com esta linguagem: Ser 12, Ter os 12, Formar a Equipe de 12 para que possamos desatar centenas e milhares de 12. 

Os 12 são uma Visão de autoridade. Se autoridade para Jesus fosse 7, Ele teria levantado 7, mas levantou 12 como sinal profético, e porque há um sinal espiritual de autoridade. 

Continua...