Formar, acompanhar e gerar líderes: funções do Discipulado - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

“Disse-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós em número de doze?” (João 6:70a) 

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.” (João 15:16a) 

Verdade Central: O discipulado é um projeto de Deus realizado em Jesus e que deve ser seguido por nós, como Modelo, para formar, acompanhar e gerar líderes. 

Introdução: O discipulado tem sido vivido por nós como o Modelo que tem propagado a Visão Celular. Temos visto em Manaus, no Brasil e nas nações vidas serem atraídas para o Reino pela força do discipulado.

Segundo o Modelo Bíblico, devemos discipular um a um, e ir crescendo até chegar aos 12. Tudo deve ser feito pacientemente para que se tenha considerável êxito. O discipulado de até 12 pessoas traz resultados positivos.

Quando seguimos o Modelo de Jesus, todos são devidamente acompanhados através do discipulado, e crescem de forma a gerar frutos, através de uma vida de testemunho pela formação adequada no pastoreamento e apascentamento do discipulado. 

Quando enfatizamos o discipulado, precisamos ter a consciência de que não estamos tratando de nenhum modelo novo, mas de um Modelo bíblico e utilizado desde as civilizações mais antigas. Os povos daquela época sustentavam doutrinas, famílias, comunidades e raças, por intermédio do discipulado. 

Observamos que, em alguns casos, os discípulos davam a vida pelo seu mestre, como sinal de gratidão pela influência que ele exercia em suas vidas. Por essa razão, Pedro disse a Jesus que estava disposto a dar a própria vida pelo Mestre (João 13:37). 

No contexto atual, precisamos de um referencial para que o nosso discipulado seja eficaz. Precisamos de alguém melhor que Jesus? É claro que não! Porém, alguns preferiram os seus próprios métodos e amorteceram o processo de crescimento eficaz da Igreja.

 O retorno ao discipulado dinâmico e bíblico é o grito de Deus para estes dias, o que nos resta é a obediência para que a volta do Messias seja agilizada. Você está disposto a responder a este desafio? 

A Igreja do século 21 é uma comunidade inteligente, dinâmica e de grande êxito. Sabemos que até mesmo os programas de administração secular têm primado por um discipulado indireto, responsabilizando cada indivíduo para que o sucesso da empresa seja a linguagem de todos.

O discipulado é o Modelo mais antigo da Bíblia para orientação das chamadas comunidades eclesiais, e serve como método para qualquer administração, por mais eficiente que esta seja na Terra. Lembre-se de que a Igreja do Senhor Jesus Cristo é uma das instituições mais antigas do Planeta e nunca sofreu solução de continuidade, o que a torna a ‘Empresa de maior êxito de toda a história’.

Você perguntaria: Por que a Igreja não copiaria o século moderno? Porque Deus tem o Modelo para a Igreja. Não é a Igreja que aprenderá com o secularismo, mas o mundo aprenderá com a Igreja, que tem a metodologia mais eficaz e antiga do Universo.

Uma Igreja trabalhando no discipulado evita riscos, contaminações e desequilíbrios. A comunhão e edificação são tão profundas que há denúncias de mau caratismo e, ao mesmo tempo, tem chamada à responsabilidade. Esse é o melhor Modelo para se trabalhar, pois tudo vem à luz (Daniel 2:20).

Onde estava o êxito de Jesus? No caráter do Mestre e na influência na vida dos Seus discípulos. Quase todo contexto bíblico que envolve administração e eficácia de governo fala do Modelo dos 12 para treinar, conquistar batalhas, identificar o povo, organizar os grupos, indicar as tribos, proclamar o Nome do Senhor por intermédio dos estandartes, eternizar a memória do povo de Israel por intermédio de 12 pedras, etc (Gênesis 17:20; 25:16; 49:28 / Êxodo 24:4; 28:21; 39:14 / Números 2:34 / Josué 4:8). 

Jesus tinha 12 discípulos e contava com eles. O Modelo dos 12 possibilitava o equilíbrio de organização. Sabemos que Jesus investiu tempo com eles para fazê-los vencedores e influenciar gerações. É uma revelação considerável e responsável. No discipulado, nem todos fazem parte dos 12, mas todos que são 12 são discípulos (João 6:66-67).

A Visão Celular traz grandes mudanças em nossa vida, na comunidade local, na cidade e, claro, em todo espaço geográfico que o Senhor nos dá. A História da Igreja tem experimentado muitas reformas e a principal começou com Jesus, o Cristo. Hoje a nossa geração está vivendo um dos momentos mais revolucionários de todos os tempos: Igreja Celular no Modelo dos 12. Por tudo isso, é importante tomar algumas atitudes, como:

Não fugir da proposta inicial 

O início da Reforma Protestante trouxe para a humanidade a introdução de grandes mudanças que proporcionaram benefícios por uma parte, mas que, por outra, deixaram muito a desejar, pois a obra inicial foi negociada, e não sustentada, durante o processo histórico, no que se refere a toda proposta inicial. 

Qual era a proposta inicial? Devolver a Igreja ao cristianismo genuíno, saindo dos conselhos de Roma e voltando para a visão de Jerusalém. Infelizmente, a visão política da Igreja, que foi contaminada pela proposta romana, saiu absolutamente do propósito, vivendo os seus próprios interesses e não o interesse do Pai. 

Buscar uma nova mentalidade 

Nesse processo, a Igreja manteve os seus remanescentes, que persistiram na Visão, que não se renderam aos altares levantados, que continuaram fazendo exatamente o que era justo diante do Senhor.

 A mentalidade da Igreja começou a ganhar um novo espaço: a Igreja se tornou mais reflexiva e, com muita maturidade, não menosprezou o que o Senhor havia confiado às suas mãos. Hoje caminhamos na viva convicção de que algo mudou, e nós, com certeza, por essa proposta, conquistaremos novos territórios. 

Vencer as tradições humanas 

A única forma de restaurar os sonhos de Deus para a Sua Igreja é vencer as tradições humanas. Podemos notar claramente que os reformistas estão surgindo com outra unção: o desejo vivo de restaurar a História da Igreja e do povo sofrido, de trazer uma nova reflexão, e de não se render às propostas de uma tradição crônica e infrutífera que tem matado o avanço da Igreja em nome de uma ética e de uma fidelidade para as quais não existe nenhum respaldo bíblico.

Um dia o Senhor disse: “Por causa das vossas tradições transgredis as leis de Deus.” (Mateus 15:6). O discipulado é a resposta ao grito da Igreja, que, por passar por tantos processos traumáticos, se via sem uma alternativa. Mas agora, a nossa posição é outra no contexto de mudança: sabemos o que queremos e avançaremos com outra qualidade de vida.

Cada cristão que está na Visão Celular é um discípulo reformista. Vamos fazer a parte que nos cabe sem nos rendermos ao sistema desnorteador e infrutífero. Vamos empenhar-nos num papel de um bom discípulo que sabe fazer o que o seu Mestre manda: gerar outros discípulos. 

Você foi chamado para ocupar o lugar para o qual Jesus Cristo o chamou. A Igreja Celular tem alvos, estratégias, metas a serem perseguidas e um propósito organizado. Para se ganhar uma vida na Visão é fácil, a diferença está no compromisso que a Visão coloca no consolidador daquela alma, no cuidado, no acompanhamento, na maneira de tratar e orientar.