O companheirismo no discipulado - Parte 3

on . Posted in Estudos para os 12

Texto:“Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.” (I Coríntios 4:17)

Verdade Central: O discipulado, como o nome mesmo diz, é ter discípulo ao lado, ou seja, caminhar em companheirismo. O discipulado é companheirismo, é compartilhar, pois não retém a sua formação para si só. O discipulador não é ermitão, solitário; não procura seus próprios interesses; não vive em soberba. É um ensinador, um incansável guia; é fôrma pronta para formar.

Introdução: O companheirismo é a ação de estar com o companheiro. Não é estar com alguém apenas, como dizem os dicionários, de uma forma superficial. Muitos podem estar com alguém apenas por estar, mas não haver entre ambos companheirismo.

 

Na semana passada, analisamos algumas relações de companheirismo na vida do patriarca Abraão. Neste estudo, veremos a relação de Abraão e Eliézer e também de Moisés e Arão.

1.4 Abraão X Eliézer – A recompensa de uma companhia correta

Eliézer, na vida de Abraão, pode ser considerado como a recompensa de uma companhia correta.

Quando Deus aparece a Abraão (Gênesis 15), ele responde a Deus de uma maneira um tanto malcriada, perguntando o que o Senhor lhe daria, se um filho, que era o mais importante, ele não tinha. Abraão disse a Deus que o seu servo, o damasceno Eliézer era o seu herdeiro.

Muitas vezes os nossos interesses estão acima da manifestação de Deus a nós. O Senhor olhou para Abraão e mandou que saísse da sua tenda, da sua confusão de mente, dos seus problemas, e olhasse para as estrelas do céu. O Senhor lhe falou que sua descendência seria numerosa como as estrelas do céu.

Deve ter sido difícil para Abraão, mas a Bíblia diz que ele creu na promessa de Deus, foi restituído e isso lhe foi imputado por justiça. Aprendemos que é preciso tomar cuidado com as nossas obstinações, pois elas nos fazem ter um comportamento inadequado diante de uma manifestação de Deus. Devemos estar atentos e perceptíveis ao que o Espírito está fazendo e como Deus está nos conduzindo para termos uma geração como as estrelas do céu.

É necessário crer que o Senhor está cuidando de você a cada passo e que você chegará a multidões como estrelas, pois ele colocou esse sonho em seu coração. Agora, o que devemos fazer nesse processo até chegar aos filhos legítimos? Precisamos acalmar o nosso coração, estar com os canais livres, para que o Espírito nos ministre e conduza-nos, prestarmos atenção nas revelações e nas dicas dadas para termos o resultado necessário.

Abraão quis dizer a Deus que seu filho poderia ser o damasceno Eliézer... Era como se quisesse apenas dar uma ideia a Deus sobre o seu herdeiro, como nós, às vezes, também fazemos. Mas o Senhor prontamente lhe respondeu que seu herdeiro seria aquele que saísse das entranhas dele e de Sara.

Deus sabe quem são seus filhos. Então, confie em Deus e deixe o Senhor guiá-lo no processo de fazer e formar discípulos. Não se importe se agora você só tem um damasceno Eliézer, continue na direção de Deus, pois Isaque virá.

Deus já conhecia Eliézer e sabia que ele era o servo mais velho da casa. Naquele momento, quando ele não foi considerado herdeiro, parecia que havia sido desprezado. Mas, quando olhamos mais para frente (Gn 24), vemos Eliézer como a pessoa de maior confiança de Abraão. Na linguagem da Visão Celular, Eliézer seria o Timóteo, aquele que está sempre pronto a substituir o líder e ajudar o líder a resolver as questões difíceis.

Naquele tempo, quem procurava esposa para o filho era o pai. Mas, como Abraão não tinha mais condições de fazer isso, chamou a pessoa da sua maior confiança e fez uma aliança. Isso foi tão significativo, e Deus honrou tanto o companheirismo, a submissão e o serviço de Eliézer, que hoje muitos teólogos colocam Eliézer como a figura do Espírito Santo, que prepara a Noiva, a Igreja, para o Noivo, Jesus.

Esse exemplo de companheirismo entre Abraão e Eliézer nos mostra a relação correta entre discipulador e discípulo. Eliézer era o mordomo, e tudo o que Abraão tinha estava confiado a Eliézer.

As pessoas corretas, no desenvolver correto do discipulado, geram coisas boas e trazem nobreza ao relacionamento. O companheirismo por escolha divina, na relação correta discipulador e discípulos gera modelos divinos na Terra, boas referências.

Os discípulos que Deus lhe deu foram escolhidos para ter com você intimidade profunda. Colocar a mão debaixo da coxa, como Abraão pediu que Eliézer fizesse, é sinal de intimidade profunda e extrema confiança. Isso é reservado para os filhos, pois esse tipo de toque não é dado para Ló, nem Ismael.

A intimidade é para os filhos e somente eles têm o direito de entrar na nossa intimidade. Deus não quer nenhum líder ermitão, mas alguém que se deixa tocar e tem uma relação sadia. Por isso, encha-se de coragem e rompa com os “Lós” em sua vida.

O nome Ló significa véu, cegueira, obstáculo. Se você tem um Ló, você está com véu, cego e com obstáculo no seu discipulado. O nome Eliézer significa auxiliador, ajudador. É uma figura de parákleto – aquele que está ao lado para ajudar, é alguém que está disposto a obedecer.

Para o líder, assim como Ló significa cegueira, Eliézer significa visão, ver pelos olhos de Deus, operar pelo modo de Deus na relação de companheirismo discipulador – discípulo, mestre – aluno.

Abraão disse a Eliézer que ele fosse e visse, buscasse uma esposa adequada para seu filho Isaque. Era uma comissão não apenas humana de Abraão, mas uma comissão divina, pois quem estava interessado que Isaque tivesse uma esposa adequada era Deus. E, no momento que Abraão comissiona Eliézer, Deus está dando o aval. Ele se interpõe em aliança e é algo espiritual. Então, Eliézer significa a visão que Deus tem para preparar Sua Igreja.

 

2. Moisés

2.1 Moisés X Arão - boca e exercício sacerdotal

A questão do companheirismo é um princípio divino. Deus tratou Moisés de uma forma tão tremenda e mesmo assim Moisés disse ao Senhor: Eu tenho dificuldade de falar. Então, Ele diz: Arão será sua boca. Todo Moisés terá o seu Arão; todo Abraão terá seu Isaque e seu Eliézer. Então, está claro que o companheirismo é bíblico, e Deus sempre tem o sonho de um alcançar o outro, um sonho de cooperação.

Deus poderia ter ouvido a reclamação de Moisés e ter dito que lhe daria uma língua erudita, a capacidade de falar e impressionar. Mas, o Senhor preferiu colocar Arão ao lado de Moisés (Êxodo 4:10-17).

Quando Deus estabelece o companheirismo não quer dizer que o companheiro já esteja pronto. Arão cometeu muitos erros. Ele construiu um bezerro de ouro, fofocou com Mirian acerca de Moisés... Então, Deus não traz o companheiro pronto. É na caminhada que Deus vai trabalhando e Deus sempre intervém para tratar e não para condenar.

Quando temos coisas em nossa vida que não estão de acordo com o que Deus quer, elas trazem maldição e prejuízo não somente para nós, mas para todo o povo que está ao redor.

No episódio de Mirian, vemos que ela ficou leprosa, foi levada para fora do arraial e o povo ficou detido no deserto por sete dias. Entretanto, você vê que Deus não disse para o povo ir embora e deixar Mirian para trás, porque ela era a pecadora.

Deus deu a disciplina mostrando que uma vida tem um grande valor. A tenda só podia ser removida depois que Mirian ficasse curada, pois uma pessoa por mais leprosa que seja, tem o seu valor.

Deus advertiu Arão, mas não o depôs da função sacerdotal. E, muitas vezes, nós queremos depor logo as pessoas, no primeiro tropeço. Deus tem a maneira dEle de lidar com as pessoas e Ele nos dará um bom discernimento para lidar com tudo isso.